Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

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Julgue os itens seguintes, relativos ao processo de planejamento administrativo e às funções que o compõem. Não há processo decisório quando as decisões de uma organização são tomadas em variados níveis hierárquicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. A escola comportamental busca analisar o impacto do comportamento humano nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Na abordagem comportamental, prevalece a concepção de que organização é um sistema social fechado no qual o foco de análise são os indivíduos e os grupos informais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos aos objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. A perspectiva da escola comportamental ainda permanece em construção na área de estudos administrativos e organizacionais, apesar do histórico de estudos dessa escola voltados à compreensão da relação do homem com o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Consultora Denise Drumond foi contratada para implementar um Sistema de Informações Gerenciais no Hospital Municipal de Timóteo-PA. Depois de três meses de dedicação ao projeto, Denise identificou que o trabalho não estava obtendo êxito, devido ao excesso de formalismo nas atividades da instituição; à resistência dos servidores à mudança; à superconformidade às rotinas e procedimentos; à internalização das regras e ao forte apego aos regulamentos. Ao identificar essas características, podemos afirmar que o problema está relacionado à/às/aos

  • A. pouca motivação dos servidores.
  • B. racionalidade ilimitada dos servidores.
  • C. disfunções da burocracia.
  • D. princípios da Organização Racional de Trabalho.

As dimensões do modelo tridimensional do comprometimento organizacional foram definidas como componentes, sendo eles

  • A. afetivo, de continuação e normativo.
  • B. crença, esforço e vínculo.
  • C. orgulho, pertencimento e estabilidade.
  • D. oportunidades, remuneração e objetivos.
  • E. missão, valores e sinergia.

O comprometimento com a organização pode ser compreendido como vínculo que articula cognição e afeto e ação. Por ação compreende-se o conjunto de comportamentos manifestos em prol da

  • A. crença aos valores empresariais.
  • B. organização.
  • C. identificação com os métodos de trabalho.
  • D. obediência manifesta.
  • E. aceitação de todas práticas corporativas.

A respeito do Método dos Incidentes Críticos usado para avaliar o desempenho, é correto afirmar que ele

  • A. se baseia no fato de que no comportamento humano não existem características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracassos).
  • B. se baseia na expectativa de que no comportamento humano existem algumas circunstâncias que podem, ou não, levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • C. se baseia na suposição de que no comportamento humano podem existir características intrínsecas que tendem a levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • D. tem por base a circunstância de que no comportamento humano existem características que não podem levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).
  • E. se tem por base a circunstância de que no comportamento humano existem características que não podem levar a resultados positivos (sucessos) ou negativos (fracassos).

Acerca da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens que se seguem. Ciclos únicos de aprendizagem organizacional envolvem mudanças de ações, procedimentos e comportamentos, sem que haja alterações nos valores ou nas normas das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens que se seguem. Inovações organizacionais são identificadas quando ocorrem mudanças em produtos e(ou) serviços de uma organização e quando são percebidas como melhorias pelos clientes e(ou) usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado
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