Questões sobre Abordagem Comportamental da Administração

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Acerca da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens que se seguem. Mudanças profundas em normas e valores organizacionais representam processos de aprendizagem organizacional de ciclo duplo, característicos de organizações orientadas à inovação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens que se seguem. A inovação de processos e rotinas das organizações tende a responder exclusivamente às exigências normativas e legais surgidas em contextos de transformação tecnológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional, julgue os itens que se seguem. Os espaços de interação formais e informais permitem que conhecimentos, experiências, habilidades e informações sejam compartilhados entre membros, o que melhora a qualidade do capital humano das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, julgue os itens subsecutivos. O processo de aprendizagem é influenciado pela relação professor/aluno, a qual é pautada no entrosamento entre os diferentes atores envolvidos, no domínio de conteúdo e na capacidade didática do professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, julgue os itens subsecutivos. Os investimentos em treinamento nas organizações geram retorno tanto para as pessoas quanto para a organização, por meio de ganho de competência e de produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, julgue os itens subsecutivos. Os levantamentos de demandas por treinamento e de demais ações de educação nas organizações consideram aspectos socioprofissionais e de comportamento dos colaboradores, para que as aprendizagens sejam ofertadas de modo mais personalizado em relação às características exigidas pelo contexto organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a mudança, a inovação e a cultura são variáveis importantes para o desenvolvimento organizacional, julgue os seguintes itens. O modelo social, por preconizar o conhecimento como recurso primário, apresenta ao universo organizacional a complexidade das relações econômicas, políticas, sociais, tecnológicas, culturais e dos valores pessoais de cada indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos de Administração, relacione a Tabela I com a Tabela II, associando cada termo às suas respectivas características e assinale a alternativa com a correspondência correta.

 

  • A. 1-IV, 2-III, 3-I, 4-II.
  • B. 1-I, 2-II, 3-IV, 4-III.
  • C. 1-II, 2-IV, 3-I, 4-III.
  • D. 1-IV, 2-I, 3-III, 4-II.

Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem sucedido: habilidades técnicas, humanas e conceituais. Com relação a essas habilidades, analise as afirmativas a seguir.

I. As habilidades conceituais envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização.

II. As habilidades humanas estão relacionadas ao trabalho e referem‐se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal.

III. As habilidades técnicas envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A Administração é uma disciplina considerada recente, apesar de já existir há cerca de 100 anos. Ao longo de sua trajetória, diferentes teóricos apresentaram definições sobre essa disciplina, algumas, porém, equivocadas e extremamente simplistas. Uma dessas definições equivocadas sobre Administração encontra-se em:

  • A. Alcance de objetivos organizacionais de maneira eficaz e eficiente por meio de planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
  • B. Ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização.
  • C. Processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por meio das pessoas e de outros recursos organizacionais.
  • D. Processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e de todos os recursos para alcançar os objetivos definidos.
  • E. Procedimento estabelecido pelos membros da organização de modo a garantir controle sobre os recursos e o planejamento de objetivos.
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