Questões sobre Abordagem Contigencial da Administração

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No contexto da Administração de Recursos Humanos, o desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo de cada cargo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos. Um dos modelos de desenho de cargos apontado pela literatura é o modelo contingencial, que

  • A. apresenta ênfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, tendo como objetivo a redução de custos e a padronização de atividades.
  • B. surgiu com a Escola de Relações Humanas, na década de 1930, como reação ao mecanicismo da Administração tradicional.
  • C. é dinâmico e considera, simultaneamente, como variáveis, as pessoas, as tarefas e a estrutura da organização.
  • D. somente é adotado quando as abordagens tradicionais não são adequadas para as especificidades da organização ou das demandas de mercados.
  • E. preconiza a criação de uma estrutura de cargos intercambiáveis, apropriado para momentos de crise ou dificuldades circunstanciais.

Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir. Interesse geral, equidade, iniciativa e espírito de equipe são princípios universais da teoria da administração contingencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos aspectos da gestão do desempenho é o avaliativo. Existem diferentes metodologias aplicáveis para avaliação de desempenho, porém é fundamental a aplicação acurada e o preparo e isenção do avaliador para evitar erros comuns que podem distorcer o resultado. Um desses erros, apontados com frequência, consiste em nivelar o julgamento do avaliado tomando por base um aspecto do desempenho e generalizando o resultado desse aspecto para todos os demais aspectos sob avaliação. Esse erro é comumente denominado

  • A. projeção.
  • B. tendência central.
  • C. leniência.
  • D. unilateralidade.
  • E. efeito halo.

Considerando a avaliação e a gestão de desempenho nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação de desempenho fornece feedback ao empregado por meio da identificação de pontos fortes e fracos individuais, o que permite a melhoria de comportamento no trabalho.
  • B. A gestão de desempenho, quando bem realizada, dispensa a realização de acompanhamento e orientação profissional das pessoas nas organizações.
  • C. A avaliação de desempenho pode identificar, nas organizações, aspectos do desempenho humano que, geralmente, não são medidos nos processos de avaliação.
  • D. A avaliação e a gestão de desempenho dispensam treinamento específico para avaliadores e, por isso, podem ser conduzidas por gestores com diferentes níveis de formação e(ou) experiência.
  • E. A avaliação de desempenho contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional no trabalho, devido ao fato de avaliar características comportamentais e de personalidade do indivíduo.

A Teoria da Contingência preconiza

  • A. que o melhor estilo gerencial e as melhores decisões dependem, em cada caso, de muitos fatores, como o ambiente, o pessoal e a situação específica da empresa.
  • B. a criação de unidades organizadas por produto, área geográfica ou clientela, denominadas centros de resultados.
  • C. a importância da divisão do trabalho bem definida e sistemática, com áreas específicas de competências.
  • D. a organização contínua de cargos, limitadas por normas internalizadas na forma de regulamentos e códigos de conduta.
  • E. que os processos de trabalho devem ser organizados para suportar as mais diversas variações, porém as estruturas devem seguir, necessariamente, o princípio hierárquico.

Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir. Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com referência à gestão de desempenho e à gestão de resultados na produção de serviços públicos.

  • A. Na gestão de desempenho por competências, o conhecimento é o componente mais importante a ser observado no empregado, pois a entrega do serviço final para a instituição depende de essa característica estar presente no indivíduo.
  • B. Na gestão de desempenho por competências, a prioridade é avaliar, em detrimento de competências individuais, o alcance das competências organizacionais, porque são estas últimas que contribuem para a sobrevivência e a diferenciação da organização no segmento em que atua.
  • C. A gestão por resultados envolve o monitoramento e a avaliação de desempenho da instituição para a verificação dos resultados almejados, bem como a retroalimentação e a adoção de medidas corretivas decorrentes da avaliação.
  • D. A administração gerencial no setor público absorveu características da administração burocrática por remunerar e promover servidores com base no tempo de serviço.
  • E. A administração por resultados no setor público tem como foco o alcance de metas orçamentárias, independentemente do grau de satisfação do cidadão.

Com relação à gestão de desempenho, assinale a opção correta.

  • A. Iniciativa, foco em resultados e trabalho em equipe são categorias comportamentais, enquanto índices de retrabalho e de satisfação dos clientes são perspectivas de resultados do desempenho individual.
  • B. Apesar de representar uma tendência no campo da gestão de pessoas, o uso da avaliação 360º pode ser prejudicial uma vez que a troca de papéis entre avaliado e avaliador durante o processo avaliativo tende a aumentar as chances de erros como leniência e tendência central.
  • C. A vinculação dos desempenhos individuais com os objetivos e as metas das equipes de trabalho e as respectivas organizações é dispensável nos casos em que os cargos ocupados pelos trabalhadores sejam adequadamente especificados.
  • D. A gestão de desempenho assume caráter somativo uma vez que visa comparar os resultados de desempenho apresentados pelos trabalhadores com padrões anteriormente estipulados pelas lideranças organizacionais.
  • E. A intervenção no plano de trabalho, nos casos de dificuldades sentidas pelos trabalhadores, deve ser realizada apenas ao fim de cada ciclo de avaliação, momento em que os atores envolvidos detêm informações suficientes para revisarem o que foi planejado.

À luz da abordagem contingencial da administração, NÃO é possível definir como componente do ambiente de tarefa das organizações:

  • A. As condições políticas.
  • B. Os fornecedores.
  • C. Os clientes.
  • D. As entidades reguladoras.

Acerca da evolução da administração, julgue os itens seguintes. Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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