Questões sobre Abordagem Contigencial da Administração

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A representação da estrutura organizacional de uma empresa é denominada organograma, isto é, um gráfico que representa as relações de autoridade e responsabilidade das pessoas numa organização, bem como as linhas de comunicação. Em relação ao organograma de uma empresa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Os departamentos da estrutura organizacional são indicados no sentido horizontal do organograma.
  • B. Os níveis hierárquicos da estrutura organizacional são indicados no sentido vertical do organograma.
  • C. A assessoria possui autoridade sobre a unidade de trabalho imediatamente superior a ela no organograma.
  • D. A assessoria presta serviços às unidades de linha, em particular, ao nível hierárquico imediatamente superior.

Nas últimas décadas, a natureza e a estrutura das organizações evoluíram de modelos tradicionais, com base em controle, para modelos contemporâneos, com base em aprendizagem. Com relação às características desses modelos, assinale a opção correta.

  • A. Uma característica presente nos modelos contemporâneos é a comunicação verticalizada.
  • B. Nos modelos tradicionais, as tarefas costumam ser compartilhadas entre os indivíduos.
  • C. Os modelos contemporâneos são marcados normalmente por tomadas de decisão centralizada.
  • D. Uma das premissas dos modelos tradicionais é a redução de normas.
  • E. A hierarquia flexibilizada caracteriza os modelos com base em aprendizagem.

No que se refere aos diferentes agrupamentos departamentais utilizados atualmente nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. O agrupamento em que se organizam as pessoas de acordo com o que é produzido na organização denomina-se funcional.
  • B. No agrupamento de rede, as pessoas são organizadas de acordo com processos de trabalho ou fluxos de informação.
  • C. Agrupamentos multifocados são utilizados por organizações em que se adotam, simultaneamente, dois modelos de agrupamento.
  • D. Denomina-se horizontal o modelo que se fundamenta na coordenação e na colaboração com outras organizações, tal como ocorre na terceirização.
  • E. No agrupamento divisional, reúnem-se pessoas que executam as mesmas funções ou processos.

No início da década de 1940, Abraham Maslow desenvolveu sua teoria sobre a hierarquia das necessidades.

As opções a seguir apresentam nomenclaturas dessas necessidades, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Necessidades fisiológicas
  • B. Necessidades de segurança
  • C. Necessidades sociais
  • D. Necessidades morais
  • E. Necessidades de autorrealização.

Analise as duas colunas e enumere a segunda coluna utilizando como parâmetros os itens da primeira coluna:

1ª COLUNA

(1) Hierarquia.

(2) Autoridade.

2ª COLUNA

( ) Divisão da organização em camadas cuja missão é dirigir as operações dos níveis que lhes estão subordinados.

( ) Direito de dar ordens e o poder de exigir obediência, conceituando-a, ao mesmo tempo, como poder formal e poder legitimado.

( ) Direito reconhecido de dirigir subordinados, para que desempenhem atividades dirigidas para obtenção dos objetivos da empresa.

Assinale a alternativa que preenche corretamente, de cima para baixo, a segunda coluna:

  • A. 1 – 1 – 2.
  • B. 1 – 2 – 2.
  • C. 2 – 1 – 2.
  • D. 2 – 2 – 2.

Segundo os princípios da administração estratégica, para executar uma análise do ambiente de forma eficiente e efetiva, o administrador deve entender bem a maneira como os ambientes organizacionais estão estruturados. Os componentes externos à organização, que têm amplo escopo e sobre os quais a organização não tem nenhum controle, compõem o denominado nível de ambiente

  • A. geral
  • B. interno
  • C. operacional
  • D. institucional
  • E. organizacional

Ao longo do tempo, 3 formas de administração pública se sucederam. Uma dessas formas emerge na segunda metade do século XX como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial. Focada no aumento da eficiência da Administração Pública, a forma acima descrita é denominada Administração Pública

  • A. liberal
  • B. gerencial
  • C. burocrática
  • D. patrimonialista
  • E. desenvolvimentista

De acordo com a direção dos fluxos de mensagens e informações dentro da estrutura organizacional de uma empresa, as comunicações podem ser classificadas como

  • A. orais, escritas ou digitais
  • B. formais, informais e oficiais
  • C. implícitas, explícitas ou híbridas
  • D. descendentes, ascendentes e laterais
  • E. deliberadas, emergentes e planejadas

A Teoria Contingencial prega como ideal:

  • A. A busca da eficiência sistêmica através do método de tempos e movimentos.
  • B. A adaptação da organização ao ambiente. Explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.
  • C. A manutenção de determinados padrões organizacionais para planejar melhor os resultados.
  • D. A mudança da cultura organizacional tomando como base o aprendizado.
  • E. A existência de uma melhor forma de organizar, a qual depende do treinamento contínuo dos funcionários.

A Gestão de Desempenho deve ter seus objetivos associados às estratégias organizacionais verificando como a organização está caminhando para o alcance de suas metas e como seus recursos humanos estão sendo aplicados nos seus processos e atividades. Com base nessa afirmativa podemos dizer que a Gestão de Desempenho deve proporcionar as seguintes condições. EXCETO

  • A. a geração de promoções e premiações associadas à remuneração variável, de forma justa e transparente.
  • B. o reconhecimento de um profissional-talento, que fora estimulado pela organização para a apresentação de competências e habilidades, e que demonstra satisfação em fazer parte dos resultados organizacionais.
  • C. a demissão de pessoas que não são do interesse da organização por não apresentarem nenhum tipo de talento ou aptidão para o trabalho.
  • D. o destaque às potencialidades dos empregados e dos gestores para que as ações sejam mais direcionadas às reais necessidades de desenvolvimento e planejamento de carreiras.
  • E. a propiciação ao empregado em identificar a harmonia entre seus valores e os da organização.
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