Lista completa de Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das dimensões das mudanças, julgue os seguintes itens. Mudanças em estruturas e sistemas são comumente geradas nas estruturas inferiores dos organogramas de uma organização.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Acerca das dimensões das mudanças, julgue os seguintes itens. Mudanças na estrutura formal de uma organização, ao contrário de mudanças em seus processos, alteram elementos de sua dinâmica organizacional, como cultura e comportamento.
Cargos bem definidos e organizados de maneira hierárquica por meio de linhas de comando; departamentalização onde unidades operam de maneira semiautônomas sob a supervisão de quem detém a autoridade; cadeia de comando onde a divisão do trabalho é bem definida.
Essas são as características do seguinte tipo de organização
Conforme os governos, as organizações possuem um sistema de regras como forma de se governar politicamente. Esse sistema de regras é exercido por meio do uso do conhecimento, poder de especialistas e habilidade de resolução de problemas no caso da
A empresa DuBEM envolveu todos os seus gestores e funcionários na elaboração do planejamento estratégico empresarial para um horizonte de cinco anos, utilizando uma metodologia bastante detalhada e participativa e fazendo uso de técnicas avançadas de construção de cenários, análise competitiva e estabelecimento de indicadores. Após três anos, ao realizar uma avaliação do realizado frente ao que havia sido planejado, observou que muitas de suas intenções no planejamento estratégico não foram alcançadas, mas outros bons resultados e conquistas ocorreram.
Sobre essa situação, é correto afirmar que
O modelo burocrático de Max Weber é um modelo organizacional disseminado nas administrações durante o século XX em todo o mundo. O modelo burocrático é atribuído a Max Weber porque o sociólogo alemão analisou e sintetizou suas principais características. NÃO corresponde a essas características o que está expresso em
caráter racional e divisão do trabalho.
hierarquia de autoridade.
impessoalidade nas relações.
relação de coesão ou de antagonismo.
caráter formal das comunicações.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
No final da década de 50, do século XX, iniciou-se o delineamento de uma nova forma de se fazer a análise organizacional, tomando a organização como um sistema, formado por subsistemas inter-relacionados, entre eles o subsistema de gestão de pessoas. Essa nova forma contrapunha-se ao modelo dominante até então, que alguns autores chamaram de modelo mecanicista. A nova forma, chamada de modelo orgânico, tem como uma de suas principais características
não levar em consideração os efeitos do ambiente externo.
enfocar primordialmente os princípios de autoridade e controle.
a valorização da lealdade e da obediência aos superiores.
a necessidade de se ter como objetivo principal a produtividade.
não depender de regras, mas de pessoas.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às principais teorias e abordagens da administração e à evolução e reformas da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
As reformas administrativas têm transformado o papel do Estado, levando-o de um perfil essencialmente burocrático para um perfil flexível, aberto e empreendedor, com tendência à inovação da administração e à incorporação de técnicas do setor privado.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à abordagem burocrática da administração, julgue o item abaixo.
A burocracia é compreendida como uma maneira de organização humana baseada na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando as abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue os itens a seguir.
Ainda que a administração burocrática seja autorreferente, ela possibilita a identificação e a resolução de problemas, a melhoria contínua dos processos, a aplicação de normas e a definição de indicadores de desempenho, devido ao seu caráter multifuncional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...