Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise a estrutura organizacional a seguir.

Considerando as possibilidades de arranjos de estruturas organizacionais por departamento, a figura analisada corresponde a um arranjo

  • A. divisional.
  • B. funcional.
  • C. horizontal.
  • D. matricial.
  • E. multidirecionado.

Autoridade e responsabilidades são essenciais para qualquer organização, independentemente de seu porte, de sua área de atuação ou de sua natureza. Para Weber, um estudioso que criou as bases para o desenvolvimento da teoria da burocracia, cada tipo de sociedade corresponde a um tipo de autoridade. A autoridade significa a probabilidade de um comando ou ordem específica ser obedecido. Segundo Weber são três os tipos de autoridade legítimos. Com base nisso, assinale‐os.

  • A. Autoridade fraternal, autoridade ditatorial e autoridade carismática.
  • B. Autoridade autocrática, autoridade maternal e autoridade ditatorial.
  • C. Autoridade paternalista, autoridade democrática e autoridade fraternal.
  • D. Autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional, legal ou burocrática.

Por meio do paradigma pós-burocrático foi possível identificar algumas vantagens da burocracia como

  • A. a meritocracia.
  • B. a rigidez.
  • C. a resistência a mudanças.
  • D. o apego às regras.
  • E. o formalismo.

Analise as afirmativas que se seguem e assinale a opção correta. As abordagens tradicionais da administração são caracterizadas pela ênfase de cada uma das teorias.

I. Tanto a Teoria da Administração Científi ca como a Teoria Clássica dão ênfase às tarefas.

II. As abordagens tradicionais são: Teoria da Administração Científica, Teoria Clássica, Teoria da Organização Burocrática (ou Teoria da Burocracia) e Teoria das Relações Humanas.

III. A Teoria da Organização Burocrática dá ênfase à estrutura organizacional.

  • A. Somente II está correta.
  • B. Somente I e II estão corretas.
  • C. Somente I e III estão corretas.
  • D. Somente II e III estão corretas.
  • E. I, II e III estão corretas.

É sabido que a Teoria da Burocracia está relacionada com a estrutura organizacional das organizações. Neste sentido, pode-se afirmar que é uma peculiaridade da Teoria da Burocracia exceto o que se expressa somente na alternativa:

  • A. Adoção de rotinas e procedimentos para substituir decisões individuais.
  • B. Profissionalização das pessoas.
  • C. Impessoalidade no relacionamento entre pessoas.
  • D. Resistência à meritocracia, com ênfase ao tratamento igualitário, independente da competência técnica.

As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito, que é inerente à vida de cada indivíduo. Considerando que a área de gestão de pessoas de um órgão público busca dirimir os conflitos existentes no órgão, existem três abordagens administrá-los. De acordo com a abordagem estrutural, o conflito

  • A. surge quando uma parte reage cooperativamente ao comportamento da outra, encorajando comportamentos menos conflitantes.
  • B. surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.
  • C. é solucionado quando as partes trabalham juntas para resolver problemas e identificam soluções do tipo ganha-ganha.
  • D. é identificado quando são utilizados meios estruturais para influenciar a relação das pessoas, determinando previamente os procedimentos e conflitos.
  • E. surge quando da criação de terceiras partes para auxiliar na implementação de soluções do tipo ganha-ganha.

O conhecimento dos aspectos estruturais da organização é um fator fundamental para a classificação de um tipo específico de estrutura organizacional. Em relação aos documentos utilizados pela organização, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Funcionograma: descreve as atividades ou tarefas relacionadas a cada função das unidades organizacionais.
  • B. Formulário: apresenta a análise da distribuição das tarefas ou atividades pelas diferentes unidades organizacionais.
  • C. Organograma: representa a estrutura básica ou hierárquica da organização, sendo formado pelas unidades organizacionais.
  • D. Fluxograma: apresenta o fluxo ou a sequência de execução de uma atividade ou tarefa, demonstrando os passos lógicos de um determinado processamento.

Constitui-se em uma característica da burocracia, segundo Weber, o(a)

  • A. pessoalidade nas relações.
  • B. caráter informal das comunicações.
  • C. incompetência técnica e o nepotismo.
  • D. caráter ilegal das normas e regulamentos.
  • E. completa previsibilidade do funcionamento.

O conjunto de bens, direitos e obrigações com terceiros vinculados a uma pessoa física, a um conjunto de pessoas ou a uma sociedade em determinado momento é denominado

  • A. receita.
  • B. patrimônio.
  • C. ativo.
  • D. resultado operacional.
  • E. regime de caixa.

Acerca de mudança e inovação em organizações, julgue os itens a seguir. Diferentemente da mudança em organizações, que se refere a mudanças em lócus organizacional, a mudança organizacional envolve alteração de aspectos estruturais de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...