Questões sobre Abordagens Clássicas da Administração

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Entre as funções da administração definidas por Fayol, a que se refere diretamente ao elemento humano nas organizações é a de

  • A.

    comandar.

  • B.

    controlar.

  • C.

    planejar.

  • D.

    organizar.

  • E.

    prever.

Julgue os itens seguintes, que tratam de ergonomia.

O modelo taylorista de organização do trabalho, em oposição ao fordista, valoriza a eficiência da atividade de trabalho, o que minimiza a subjetividade do trabalhador.

  • C. Certo
  • E. Errado

As principais características de uma organização formal são:

  • A.

    padronização, simplificação, imparcialidade, improvisação e trabalho em equipe.

  • B.

    divisão de trabalho, especialização, hierarquia, distribuição da autoridade e racionalismo.

  • C.

    improvisação, especialização, ordem, dualidade de comando e cadeia escalar.

  • D.

    delegação de funções, parcialidade, equanimidade, hierarquia e racionalismo.

  • E.

    unidade de comando, divisão de trabalho, imparcialidade, distribuição de autoridade e cadeia escalar.

Segundo a abordagem gerencial da administração pública, os setores existentes em um Estado são:

  • A.

    o setor público e o setor privado.

  • B.

    o setor público, o setor privado e o comércio internacional.

  • C.

    o núcleo estratégico, as atividades exclusivas do Estado, os serviços não-exclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado.

  • D.

    o núcleo estratégico, as atividades exclusivas do Estado e os serviços não-exclusivos.

  • E.

    as atividades exclusivas do Estado, os serviços nãoexclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado.

Assinale a opção que descreve a CORRETA correlação entre os princípios de Administração de Fayol e sua definição:

  • A. I - A, II - B, III - C, IV - D
  • B. I - B, II - C, III - A, IV - D
  • C. I - B, II - C, III - D, IV - A
  • D. I - C, II - B, III - A, IV - D

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta, com base na teoria geral da administração.

  • A.

    Estudo dos tempos e movimentos relacionados à realização de tarefas, divisão do trabalho e especialização do operário são características da teoria clássica da administração.

  • B.

    A teoria estruturalista teve como premissa que o estabelecimento da estrutura organizacional depende das características e demandas do ambiente externo.

  • C.

    Com a teoria das relações humanas, as máquinas, os métodos de trabalho e a estrutura organizacional deixaram de ser o foco das organizações.

  • D.

    O fordismo teve como grande contribuição à administração a produção em massa pelo uso da linha de montagem, mas pecou por não cuidar dos custos de produção e por não tratar das questões salariais e de jornada de trabalho nas fábricas.

Acerca da teoria geral da administração, assinale a opção correta.

  • A.

    A teoria neoclássica surgiu como oposição à teoria clássica e deu ênfase aos objetivos e resultados.

  • B.

    Determinar as atividades que deverão ser realizadas para se alcançar os objetivos organizacionais, agrupar as atividades afins e estabelecer a responsabilidade pela sua execução são características da função administrativa organizar.

  • C.

    Flexibilidade e facilidade de inovação e adaptação são aspectos positivos das organizações lineares.

  • D.

    A teoria da burocracia teve como objetivo a fusão dos princípios da teoria clássica e da teoria das relações humanas.

A visão mecanicista de Frederick Taylor sobre as pessoas e as organizações era essencialmente uma perspectiva de sistema

  • A.

    quantitativo.

  • B.

    aberto.

  • C.

    contigencial.

  • D.

    sistêmico.

  • E.

    fechado.

Sob o ponto de vista da Ciência da Administração, não basta apenas encher as organizações com equipamentos ou sistemas de informação de última geração sem que haja preocupação de atualização dos próprios processos do negócio. Neste sentido é que a Modelagem Organizacional permite não só melhor entender requisitos organizacionais que interferirão nos sistemas, como também identificar alternativas para os vários processos da organização, facilitando os esforços durante o desenvolvimento do sistema de informação e permitindo que a análise organizacional seja melhor integrada aos processos de desenvolvimento do sistema. Entre os objetivos que se destacam na Modelagem Organizacional, excetua-se:

  • A.

    suportar visualização do modelo de forma intuitiva, simples e consistente.

  • B.

    definir os objetos de maneira precisa, de forma que sejam consistentemente aplicados por meio dos domínios e interpretados pelos usuários.

  • C.

    suportar tarefas da cadeia de fornecimento, pela habilitação de respostas a questionamentos, que não estão explicitamente representados no modelo.

  • D.

    desenvolver um modelo de estrutura organizacional que assegure a consecução de resultados, quer pela obtenção de lucros quer pela satisfação plena no atendimento a clientes.

  • E.

    fornecer um objeto que seja uma representação compartilhável e reusável da cadeia de fornecimento de informação e conhecimento.

Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência e conhecimento para planejá-las a fim de tornar o rendimento do trabalho o maior possível. Para preencher essa lacuna surgem os analistas de sistemas, capazes de planejar e delinear as atividades de produção e escritório. Suas características principais são independência em relação à linha de comando, atuação em todos os níveis hierárquicos e áreas de atividades da empresa e, o que é importante, o fato de ocuparem uma parte da organização que lhes é própria, a tecnoestrutura. Sua principal ação consiste em padronizar atividades, produtos e serviços. Com o fim de concretizar o que fazem, pode-se dividir o objeto de atuação dos analistas de sistemas em três áreas:

- planejamento do produto, programação e controle da qualidade;

- tempos e movimentos; 

- recrutamento, seleção e treinamento de pessoal.

As funções dessas três áreas são padronizar, respectivamente:

  • A.

    as habilidades dos executores; os processos de trabalho e as habilidades dos executores.

  • B.

    os processos de trabalho em si; as saídas dos processos e as habilidades dos executores.

  • C.

    as habilidades dos executores; os processos de trabalho e as saídas dos processos.

  • D.

    as saídas dos processos; os processos de trabalho em si e as habilidades dos executores.

  • E.

    as saídas dos processos; as habilidades dos executores e os processos de trabalho.

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