Questões sobre Abordagens Clássicas da Administração

Lista completa de Questões sobre Abordagens Clássicas da Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um órgão governamental arrecadador de tributos foi estruturado de forma a atender à desconcentração das atividades da organização e às peculiaridades locais. Este tipo de departamentalização é por:

  • A.

    clientes.

  • B.

    área geográfica.

  • C.

    funções.

  • D.

    projetos.

  • E.

    processo.

A teoria clássica da administração apresenta conceitos com ênfase nas estruturas que a organização deveria possuir para se tornar mais eficiente. Fayol, fundador dessa teoria, escreveu que toda estrutura organizacional apresenta seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e:

  • A.

    informacional.

  • B.

    administrativa.

  • C.

    de engenharia.

  • D.

    de marketing.

  • E.

    de controladoria.

A história da administração teve seu início entre o final do século XIX e início do século XX, mas grandes realizações das civilizações da Antiguidade demonstram a existência de conhecimentos de administração. Acerca da teoria geral da administração, julgue os itens seguintes.

I. Os estudos de tempos e movimento tiveram início com a teoria da burocracia de Max Weber.

II. As teorias motivacionais concluíram que o trabalhador é motivado exclusivamente pelas recompensas materiais do trabalho.

III. A necessidade de corrigir a forte pressão de métodos rigorosos e precisos aos quais os trabalhadores eram submetidos deu origem à teoria das relações humanas.

IV. A busca da eficiência das organizações por meio da racionalização do trabalho do operário e da estruturação e funcionamento das organizações estava presente nos princípios da chamada abordagem clássica da administração.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Julgue os itens a seguir, referentes a teoria geral da administração.

I A teoria neoclássica da administração defendeu o fim dos princípios preconizados pela abordagem clássica da administração.

II Formalidade das comunicações, ênfase nas normas, impessoalidade das relações e hierarquia da autoridade são princípios da teoria da burocracia.

III A existência de uma hierarquia de necessidades, na qual as necessidades de sobrevivência se encontram no nível mais baixo, é um pressuposto dos estudos de Maslow quanto a motivação humana.

IV A teoria da contingência tem como princípio que as organizações devem ser estruturadas independentemente das condições do ambiente.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos princípios basilares da escola clássica de administração.

  • A. A prioridade deve ser com a eficiência da produção, com vistas a aproveitar as oportunidades do mercado.
  • B.

    A preocupação fundamental da administração deve ser com o desempenho dos recursos e processos, de uma tarefa ou de toda a organização.

  • C.

    As pessoas devem ser consideradas como os mais importantes ativos das empresas e como fatores prioritários no processo administrativo.

  • D.

    As organizações são sistemas de normas impessoais que regem o comportamento das pessoas.

  • E.

    A administração deve ser vista como uma função particularizada, responsável por tomar decisões, por estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades.

Dois fatores foram considerados pela abordagem estruturalista como relevantes, mas que não foram trabalhados pela Escola Clássica e a Escola de Relações Humanas. São eles:

  • A.

    as tensões entre as necessidades da organização e as necessidades de seu corpo social e a maneira pela qual são distribuídos os lucros da organização.

  • B.

    eliminação de conflitos, via demissão imediata dos envolvidos, e a aceitação do ambiente como fundamental para os negócios das organizações.

  • C.

    o envolvimento das pessoas no planejamento do trabalho e a ação mais executiva dos assessores e menos, portanto, de aconselhamento, assessoramento.

  • D.

    a seleção extremamente cuidadosa e ampliação dos recursos assistenciais para todos os trabalhadores.

  • E.

    revisão eqüitativa do trabalho e clara definição de responsabilidades dos trabalhadores e da direção.

As funções do administrador, baseadas nos estudos de Henry Fayol, e aprofundadas por outros autores, podem ser entendidas como:

  • A.

    a capacidade de o administrador desenvolver suas competências para gerenciar os grupos e as equipes;

  • B.

    um método para monitorar as atividades, garantindo a correção dos objetivos e dos desvios;

  • C.

    uma forma de classificar o ato de administrar, envolvendo: previsão ou planejamento; organização; direção, liderança ou comando e controle;

  • D.

    a competência de organizar os recursos materiais da empresa, visando o lucro e a competitividade;

  • E.

    um método de desenvolver as habilidades de planejamento tático e operacional.

O fundador da Administração Científica foi:

  • A. Henry Ford;
  • B. Frederick Winslow Taylor;
  • C. Chester Barnard;
  • D. Peter Drucker;
  • E. Henri Fayol.

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO expressa um dos objetivos da Administração Científica preconizada por Taylor.

  • A.

    Eliminação dos desperdícios de esforço humano.

  • B.

    Adaptação dos operários à própria tarefa.

  • C.

    Maior especialização de atividades.

  • D.

    Satisfação das necessidades básicas dos operários.

  • E.

    Estabelecimento de normas bem detalhadas.

No processo de gestão de pessoas, fazendo relação da natureza da administração científica de Taylor com os pressupostos do grid gerencial de Blake e Mouton, é correto inferir que o ponto comum é o

  • A. elevado interesse por pessoas e por tarefas.
  • B. elevado interesse por tarefas e baixo interesse por pessoas.
  • C. baixo interesse por pessoas e por tarefas.
  • D. médio interesse por pessoas e por tarefas.
  • E. médio interesse por tarefas e elevado interesse por pessoas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...