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De acordo com Maslow, o reconhecimento por um trabalho bem feito está relacionado com tipo de satisfação das necessidades de:
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A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Considerada como perspectiva inicial, a escola de design baseia-se no ajuste essencial entre as forças e as fraquezas internas com as ameaças e as oportunidades externas. Essa escola faz clara distinção entre pensamento e ação, ou seja, um ator estrategista formula e outro(s) implementa(m), remetendo à ideia de separação entre pensar e agir da administração clássica e contribuindo, assim, para o distanciamento do processo de formulação estratégica da realidade.
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A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Sem se afastar radicalmente das premissas das escolas de design e de planejamento, a escola de posicionamento dispensou a ideia de que as estratégias devem ser únicas e sob medida para cada organização. Na abordagem de posicionamento, o processo concentra-se na perspectiva de posições estratégicas genéricas e na especificação de conjuntos ordenados de planos.
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A respeito das escolas do pensamento estratégico, julgue os itens seguintes.
Conforme argumentam os defensores da escola cultural, a formação da estratégia decorre da interação social e baseiase nas interpretações comuns aos membros da organização.
De acordo com Douglas Mc Gregor, a teoria segundo a qual os funcionarios aceitam o trabalho naturalmente, buscam responsabilidades e exercitam o autodirecionamento e o autocontrole para atingir os objetivos organizacionais, é conhecida como:
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É possível notar, entre muitos gestores públicos, preocupação crescente com a sustentabilidade de suas ações e com a estrutura necessária para dar continuidade e consolidar suas gestões. Elevar o nível de maturidade na gestão é garantir terreno fértil para o desenvolvimento e a perenidade de práticas positivas. Quanto ao conceito, aos modelos e aos componentes da maturidade, julgue os itens de 114 a 116.
Inicial (informal ou caótico), repetitível (disciplinado), definido (padronização consistente), gerenciado (previsível e controlado) e em otimização (continuamente em melhoria) são áreas-chave de processo de maturidade de gestão.
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Assinale a opção correta, acerca das teorias da administração que contribuíram, ao longo do tempo, para o estudo e conceitualização das organizações.
As teorias neoclássicas consideram a organização como sistema fechado, centrado na tecnologia e na maximização do sistema produtivo.
As teorias comportamentalistas concebem que as organizações devem ser estruturadas para servirem os que nela trabalham.
As teorias clássicas propõem como preponderante para as organizações a função da inovação.
As teorias da gestão por objetivos enfatizam o estabelecimento de metas definidas unilateralmente pelos gestores.
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Com respeito aos tipos de teorias clássicas das organizações, assinale a opção correta.
A escola anatômico-descritiva de Henry Fayol propõe a seleção e treinamento dos trabalhadores de modo científico para alcançar melhor desempenho na tarefa.
A teoria das relações humanas de Elton Mayo causa um desvio do foco de análise do sistema técnico-produtivo para o sistema social.
O modelo burocrático da organização de Max Weber funda-se em características cruciais para a funcionalidade que ainda hoje estão presentes nas organizações.
A administração científica de Taylor apresenta entre seus princípios gerais de gestão a autoridade, a disciplina e a centralização.
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Assinale a opção correta, acerca dos paradigmas culturais propostos por I. Chiavenato.
O paradigma cultural do otimismo faz com que as pessoas se ajustem e aceitem o status quo valorizando sempre o lado positivo.
O paradigma cultural da autocracia considera os colaboradores como subordinados destituídos de inteligência, iniciativa e criatividade.
O paradigma cultural da inveja leva as pessoas a agir isoladamente do grupo, fragmentando as tarefas.
O paradigma cultural do conformismo faz com que as pessoas, muitas vezes, esqueçam de levar em conta os objetivos da própria organização.
Segundo a classificação das habilidades, descrita por Robert Katz, um administrador de nível estratégico necessita das habilidades:
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