Questões sobre Abordagens da Administração

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A autoridade formal atribuída ao administrador possibilita o desempenho dos papéis interpessoais, que, em consequência, suportam os papéis informacionais, sendo estes dois conjuntos facilitadores do desempenho de papéis decisoriais, que são, segundo Mintzberg:

  • A. símbolo, solucionador de problemas e negociador;
  • B. empreendedor, solucionador de problemas, líder;
  • C. empreendedor, solucionador de problemas, alocador de recursos e negociador;
  • D. elemento de ligação, disseminador e porta-voz;
  • E. empreendedor, disseminador, elemento de ligação e negociador.

A organização que não tem parte mais importante, nem mecanismos de coordenação geral e é caracterizada pelo conflito tem as características de uma organização

  • A. missionária.
  • B. profissional.
  • C. empresarial.
  • D. inovadora.
  • E. política.

Ao estilo de administração que consolida a democratização de propostas de decisão para os diversos níveis hierárquicos da empresa com o consequente comprometimento pelos resultados denomina-se administração

  • A. participativa.
  • B. por objetivos.
  • C. das mudanças.
  • D. ambiental.
  • E. estratégica.

Sob o ponto de vista do cidadão, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessíveis pela Internet, são mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparência, exceto:

  • A.

    ComprasNet.

  • B.

    SIAFI.

  • C.

    Portal Brasil.

  • D.

    Portal da Transparência.

  • E.

    Portal de Convênios.

Tempo-padrão, especialização do operário e ênfase na eficiência são princípios de administração da escola

  • A.

    neoclássica.

  • B.

    clássica.

  • C.

    científica.

  • D.

    da burocracia.

  • E.

    das relações humanas.

Organizações regidas por normas, leis estatutos e regimentos escritos que definem seu funcionamento têm por fundamento a escola

  • A.

    estruturalista.

  • B.

    clássica.

  • C.

    científica.

  • D.

    sociotécnica.

  • E.

    da burocracia.

Em relação aos indicadores de desempenho, o modelo

  • A.

    de prisma de performance mede o desempenho a partir da avaliação de cinco vetores: a satisfação dos stakeholders, as estratégias implementadas, os processos críticos, as capacidades organizacionais e as contribuições dos stakeholders.

  • B.

    Quantum analisa quatro dimensões: qualidade, relacionado a fatores de eficácia; tempo, que analisa eficácia na execução; custo, relativo aos fatores de economicidade; e satisfação dos clientes, avaliado a partir de pesquisas de satisfação.

  • C.

    da cadeia de valor de Porter procura relacionar a estratégia com os processos da organização, e o desempenho está relacionado com o ganho de vantagem competitiva, que pode ser obtida nas atividades primárias, como a aquisição de insumos ou gerência de recursos humanos, e nas secundárias, relacionadas com a criação de bens e serviços.

  • D.

    dos indicadores de gestão de recursos humanos tem como objetivo avaliar o retorno dos investimentos em treinamento e capacitação da organização, tem como foco a análise do clima organizacional e deve ser aplicado em conjunto com outras metodologias para avaliar dimensões operacionais e de processo.

  • E.

    Cobit, ou Control Objectives for Information and Related Technology avalia a gestão de risco para a gestão estratégica dos processos de tecnologia da informação (TI) e o desempenho é baseado apenas no monitoramento e avaliação dos processos de TI, considerado fator crítico para atender aos requisitos de qualidade dos processos organizacionais.

Julgue os próximos itens, a respeito do comportamento humano nas organizações, das teorias de motivação e do comprometimento e da satisfação com o trabalho.

Segundo a teoria proposta por McClelland, os principais vetores da necessidade, para que um ser humano possa obter a sua satisfação, são realização, afiliação e poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Em relação à Adhocracia, expressão da autoria de Alvin Toffler e popularizada por Robert Waterman com o livro "Adhocracy − The Power to Change":

(A) (B) (C) (D) (E)

I. O objetivo da Adhocracia é a identificação de novas oportunidades por meio do incentivo à criatividade individual enquanto caminho para a renovação or ganizacional.

II. É a estrutura que mais estimula a inovação, pois é a que respeita menos os princípios clássicos de gestão, e especialmente a unidade de comando.

III. Pode ser definida como qualquer forma de organização que conta com todos os procedimentos típicos das organizações burocráticas relacionados com a resolução de problemas e a obtenção de resultados.

IV. Essa estrutura exige uma especialização horizontal reduzida, impedindo a formação de grupos de es pecialistas em unidades funcionais autônomas.

V. É caracterizada pelo elevado grau de descentralização, além de uma precisa definição de papéis, embora com alguma dificuldade no fluxo de comunicação informal.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

Instruções: Nas questões de números 26 a 32 utilize a chave a seguir:

Sobre os atributos criatividade e capacidade de inovação em uma organização dinâmica:

I. A invenção do balão pelos irmãos Montgolfier, no século XVIII, é um exemplo de inovação.

II. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.

III. Uma organização que estimula a criatividade valoriza, acima de tudo, a disciplina, a pontualidade, a economia, a racionalidade e a ordem.

IV. Criatividade é a habilidade de aplicar soluções criativas e valiosas a problemas e oportunidades, compreendendo também a implementação destas soluções.

V. Inovação é a habilidade de desenvolver novas ideias e de descobrir novas formas de compreender problemas e vislumbrar oportunidades.

  • A.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.

  • B.

    Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.

  • C.

    Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.

  • D.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III e IV.

  • E.

    Estão corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

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