Questões sobre Abordagens da Administração

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Robert L. Katz retomando e aprofundando idéias adiantadas por Henri Fayol, estudou as habilidades gerenciais e as dividiu três categorias:

  • A.

    Habilidade de liderança, habilidade de resolução de conflitos e habilidades de empreendedores.

  • B.

    Habilidades de Processamento de Informação, habilidades de relacionamento com colegas e habilidades de introspecção

  • C.

    Habilidades de alocação de recursos, habilidade de tomada de decisão e habilidade de liderança

  • D.

    Habilidade de introspecção, habilidade humana e habilidade de liderança.

  • E.

    Habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.

Um dos temas centrais no estudo da administração é o trabalho dos gerentes, que são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários. Na coluna da esquerda estão os autores que estudaram a figura dos gerentes e na coluna direita os seus estudos. Relacione-as.

1. Andrew Grove            ( ) Princípio de Administração de alta performance.

 2. Chester Barnard         ( ) Desempenho dos gerentes

3. Hebert Simon              ( ) Papéis de gerentes

 4. Henry Mintzberg        ( ) Processo decisório

5. Fred Luthans              ( ) Funções do executivo Assinale a alternativa que apresenta a

 

seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 - 5 - 4 - 3 - 1.

  • B.

    1 - 5 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    1 - 4 - 5 - 2 - 3.

  • D.

    3 - 4 -–1 - 2 - 5.

  • E.

    5 - 4 - 3 - 1 - 2.

Trinta anos atrás, a decisão de empresas como Volvo, Toyota e General Foods de introduzir equipes nos seus processos de produção viraram notícia porque era uma prática que ninguém adotava. Atualmente, as organizações que não usam essa abordagem é que chamam a atenção. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas:

 1. As equipes podem ser classificadas de acordo com o objetivo pelo qual foram constituídas.

2. Um grupo de trabalho interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro com seu desempenho em sua área de responsabilidade.

3. Coesão grupal é o sentimento de empatia mútua entre os membros de um grupo e sua motivação para continuarem no grupo.

 4. Vadiagem social é a tendência dos indivíduos de dedicarem menos esforço quando trabalham individualmente do que quando trabalham coletivamente.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

A estratégia administrativa de motivação sofre modificações segundo a visão do ser humano e sua relação com a organização. A Escola de Relações Humanas tem como instrumento central de estímulo de comportamento:

  • A.

    o controle de produtividade individual, utilizando-se de recompensas e punições.

  • B.

    recompensas coletivas que valorizam a aceitação e a utilidade pessoal na equipe.

  • C.

    a adequação ao cargo e o significado do trabalho para a pessoa.

  • D.

    a seleção de funcionários portadores da motivação como qualidade pessoal permanente.

  • E.

    o uso de procedimentos estimuladores de acordo com a personalidade, a liberdade criativa e os conflitos do indivíduo

Um dos pressupostos da Administração Científica está assentado no planejamento da execução da tarefa, visando padrões de produtividade. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A fadiga, um dos fatores considerados no estudo da produtividade, foi estudado por Taylor nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do trabalhador.

 

2. Uma importante contribuição da Administração Científica nos estudos da produtividade foram os apontamentos de Taylor quanto aos incentivos não-monetários.

3. A função do administrador centra-se no planejamento preciso da execução de cada operação e de cada movimento, cabendo aos operários executar as operações planejadas.

4. A produção-padrão era obtida a partir do desempenho de trabalhadores considerados por Taylor como "homens de primeira classe", que serviam de base para o estudo de tempos e movimentos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

Quanto às críticas aos fundamentos da Administração Científica, considere as seguintes afirmativas:

1. Uma das críticas se refere ao fato de haver excesso de confiança nos programas de incentivo monetários, dispensando a supervisão e controle do trabalho realizado.

2. A visão do "homo economicus" recebe críticas por ser uma visão reducionista da natureza humana na medida que considera apenas a variável econômica como determinante do comportamento.

3. Alvo de críticas foi a idéia de "uma maneira certa de realizar um trabalho", um conceito que levaria à desumanização do homem, além de não aumentar a longo prazo a produtividade do trabalho.

4. Os incentivos não monetários foram criticados pela ênfase excessiva nos aspectos psicológicos e na necessidade de auto-realização do trabalhador.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.

1. Homem econômico           ( ) Abordagem comportamentalista

2. Homem social                   ( ) Escola Clássica

3. Homem administrativo        ( ) Escola das Relações Humanas

 4. Homem organizacional       ( ) Abordagem Sistêmica

5. Homem funcional                ( ) Abordagem estruturalista

 

Assinale a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3 – 4 – 2 – 1 – 5.

  • B.

    1 – 3 – 2 – 5 – 4.

  • C.

    1 – 5 – 4 – 3 – 2.

  • D.

    3 – 1 – 4 – 2 – 5.

  • E.

    3 – 1 – 2 – 5 – 4.

O ambiente turbulento que envolve a administração e a necessidade de adaptações constantes, decorrentes das variações tecnológicas e econômicas, carecem de novas teorias, modelos e propostas. Entre esses surgem os chamados "modismos administrativos", entendidos como:

  • A.

    modelos em geral carregados de expressões novas e soluções fáceis e imediatas, com pressupostos insustentáveis, desconsiderando o conhecimento acumulado ou simplesmente não propondo nada de novo

  • B.

    soluções práticas adotadas rapidamente por organizações concorrentes e estudiosos, em decorrência dos resultados alcançados.

  • C.

    teorias predominantes nas organizações em dado período de tempo que são aceitas e recomendadas por estudiosos contemporâneos

  • D.

    modelos de fácil aplicação avaliados pejorativamente entre acadêmicos, mas de visível retorno de longo prazo para as organizações

  • E.

    modelos que apresentam relevância teórica, entretanto encontram grande resistência de aplicação nas organizações.

Uma contribuição contemporânea à teoria da administração consiste no conceito de organização de aprendizagem de Peter Senge, explicitado em seu livro A quinta disciplina. A respeito dessa teoria, considere as seguintes afirmativas:

1. São identificadas cinco variáveis que, quando articuladas, proporcionam a organização de aprendizagem. São elas: domínio pessoal, visão compartilhada, aprendizado grupal, modelos mentais e visão sistêmica.

 2. O domínio na gestão de pessoal nas organizações de aprendizagem se refere ao controle sobre as informações e conhecimento gerados que deve ser exercido entre os indivíduos da organização.

3. As organizações de aprendizagem surgem quando a estratégia de negócio passa a exigir que você estimule a inteligência coletiva e o engajamento da força de trabalho, e a alta gerência não mais supre, com idéias seus funcionários.

 4. O processo de aprendizagem é uma atividade individual, embora os grupos tendam a ter uma velocidade de aprendizagem mais rápida do que os indivíduos.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Uma das principais contribuições da Escola das Relações Humanas ao estudo da administração foi considerar o impacto do grupo informal na produtividade. Em relação à questão do grupo informal, assinale a alternativa correta

  • A.

    Por grupo informal entende-se a articulação dos indivíduos lotados em um mesmo espaço sem o conhecimento do supervisor direto.

  • B.

    Os grupos informais emergem nas organizações na mesma proporção em que emergem os conflitos entre os indivíduos e organização, ou mesmo entre indivíduos.

  • C.

    Um grupo informal emerge dentro de uma organização quando as interações informais entre um determinado número de indivíduos começam a intensificar em sentido e freqüência.

  • D.

    A formação do grupo informal é prejudicial à organização na medida que elabora instrumentos de diminuição da produtividade.

  • E.

    O grupo informal é tanto mais coeso quanto menor a freqüência de interações, na medida em que são amenizados os conflitos individuais

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