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Robert L. Katz retomando e aprofundando idéias adiantadas por Henri Fayol, estudou as habilidades gerenciais e as dividiu três categorias:
Habilidade de liderança, habilidade de resolução de conflitos e habilidades de empreendedores.
Habilidades de Processamento de Informação, habilidades de relacionamento com colegas e habilidades de introspecção
Habilidades de alocação de recursos, habilidade de tomada de decisão e habilidade de liderança
Habilidade de introspecção, habilidade humana e habilidade de liderança.
Habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.
Um dos temas centrais no estudo da administração é o trabalho dos gerentes, que são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários. Na coluna da esquerda estão os autores que estudaram a figura dos gerentes e na coluna direita os seus estudos. Relacione-as.
1. Andrew Grove ( ) Princípio de Administração de alta performance.
2. Chester Barnard ( ) Desempenho dos gerentes
3. Hebert Simon ( ) Papéis de gerentes
4. Henry Mintzberg ( ) Processo decisório
5. Fred Luthans ( ) Funções do executivo Assinale a alternativa que apresenta a
seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
2 - 5 - 4 - 3 - 1.
1 - 5 - 4 - 3 - 2.
1 - 4 - 5 - 2 - 3.
3 - 4 -–1 - 2 - 5.
5 - 4 - 3 - 1 - 2.
Trinta anos atrás, a decisão de empresas como Volvo, Toyota e General Foods de introduzir equipes nos seus processos de produção viraram notícia porque era uma prática que ninguém adotava. Atualmente, as organizações que não usam essa abordagem é que chamam a atenção. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas:
1. As equipes podem ser classificadas de acordo com o objetivo pelo qual foram constituídas.
2. Um grupo de trabalho interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro com seu desempenho em sua área de responsabilidade.
3. Coesão grupal é o sentimento de empatia mútua entre os membros de um grupo e sua motivação para continuarem no grupo.
4. Vadiagem social é a tendência dos indivíduos de dedicarem menos esforço quando trabalham individualmente do que quando trabalham coletivamente.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
A estratégia administrativa de motivação sofre modificações segundo a visão do ser humano e sua relação com a organização. A Escola de Relações Humanas tem como instrumento central de estímulo de comportamento:
o controle de produtividade individual, utilizando-se de recompensas e punições.
recompensas coletivas que valorizam a aceitação e a utilidade pessoal na equipe.
a adequação ao cargo e o significado do trabalho para a pessoa.
a seleção de funcionários portadores da motivação como qualidade pessoal permanente.
o uso de procedimentos estimuladores de acordo com a personalidade, a liberdade criativa e os conflitos do indivíduo
Um dos pressupostos da Administração Científica está assentado no planejamento da execução da tarefa, visando padrões de produtividade. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas:
1. A fadiga, um dos fatores considerados no estudo da produtividade, foi estudado por Taylor nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do trabalhador.
2. Uma importante contribuição da Administração Científica nos estudos da produtividade foram os apontamentos de Taylor quanto aos incentivos não-monetários.
3. A função do administrador centra-se no planejamento preciso da execução de cada operação e de cada movimento, cabendo aos operários executar as operações planejadas.
4. A produção-padrão era obtida a partir do desempenho de trabalhadores considerados por Taylor como "homens de primeira classe", que serviam de base para o estudo de tempos e movimentos.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Quanto às críticas aos fundamentos da Administração Científica, considere as seguintes afirmativas:
1. Uma das críticas se refere ao fato de haver excesso de confiança nos programas de incentivo monetários, dispensando a supervisão e controle do trabalho realizado.
2. A visão do "homo economicus" recebe críticas por ser uma visão reducionista da natureza humana na medida que considera apenas a variável econômica como determinante do comportamento.
3. Alvo de críticas foi a idéia de "uma maneira certa de realizar um trabalho", um conceito que levaria à desumanização do homem, além de não aumentar a longo prazo a produtividade do trabalho.
4. Os incentivos não monetários foram criticados pela ênfase excessiva nos aspectos psicológicos e na necessidade de auto-realização do trabalhador.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.
1. Homem econômico ( ) Abordagem comportamentalista
2. Homem social ( ) Escola Clássica
3. Homem administrativo ( ) Escola das Relações Humanas
4. Homem organizacional ( ) Abordagem Sistêmica
5. Homem funcional ( ) Abordagem estruturalista
Assinale a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
3 – 4 – 2 – 1 – 5.
1 – 3 – 2 – 5 – 4.
1 – 5 – 4 – 3 – 2.
3 – 1 – 4 – 2 – 5.
3 – 1 – 2 – 5 – 4.
O ambiente turbulento que envolve a administração e a necessidade de adaptações constantes, decorrentes das variações tecnológicas e econômicas, carecem de novas teorias, modelos e propostas. Entre esses surgem os chamados "modismos administrativos", entendidos como:
modelos em geral carregados de expressões novas e soluções fáceis e imediatas, com pressupostos insustentáveis, desconsiderando o conhecimento acumulado ou simplesmente não propondo nada de novo
soluções práticas adotadas rapidamente por organizações concorrentes e estudiosos, em decorrência dos resultados alcançados.
teorias predominantes nas organizações em dado período de tempo que são aceitas e recomendadas por estudiosos contemporâneos
modelos de fácil aplicação avaliados pejorativamente entre acadêmicos, mas de visível retorno de longo prazo para as organizações
modelos que apresentam relevância teórica, entretanto encontram grande resistência de aplicação nas organizações.
Uma contribuição contemporânea à teoria da administração consiste no conceito de organização de aprendizagem de Peter Senge, explicitado em seu livro A quinta disciplina. A respeito dessa teoria, considere as seguintes afirmativas:
1. São identificadas cinco variáveis que, quando articuladas, proporcionam a organização de aprendizagem. São elas: domínio pessoal, visão compartilhada, aprendizado grupal, modelos mentais e visão sistêmica.
2. O domínio na gestão de pessoal nas organizações de aprendizagem se refere ao controle sobre as informações e conhecimento gerados que deve ser exercido entre os indivíduos da organização.
3. As organizações de aprendizagem surgem quando a estratégia de negócio passa a exigir que você estimule a inteligência coletiva e o engajamento da força de trabalho, e a alta gerência não mais supre, com idéias seus funcionários.
4. O processo de aprendizagem é uma atividade individual, embora os grupos tendam a ter uma velocidade de aprendizagem mais rápida do que os indivíduos.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Uma das principais contribuições da Escola das Relações Humanas ao estudo da administração foi considerar o impacto do grupo informal na produtividade. Em relação à questão do grupo informal, assinale a alternativa correta
Por grupo informal entende-se a articulação dos indivíduos lotados em um mesmo espaço sem o conhecimento do supervisor direto.
Os grupos informais emergem nas organizações na mesma proporção em que emergem os conflitos entre os indivíduos e organização, ou mesmo entre indivíduos.
Um grupo informal emerge dentro de uma organização quando as interações informais entre um determinado número de indivíduos começam a intensificar em sentido e freqüência.
A formação do grupo informal é prejudicial à organização na medida que elabora instrumentos de diminuição da produtividade.
O grupo informal é tanto mais coeso quanto menor a freqüência de interações, na medida em que são amenizados os conflitos individuais
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