Questões sobre Abordagens da Administração

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Em relação aos conceitos gerais e à importância da administração, julgue os itens a seguir. Atualmente, a abordagem da administração é predominantemente comportamental, com as pessoas representando o foco de conhecimento, informação, decisão, ação e avaliação das atividades da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme elucidado por Chiavenato, a Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) segue estas seis etapas:

  • A. Formulação de objetivos consensuais, comprometimento pessoal quanto ao alcance desses objetivos, negociação sobre alocação de recursos e meios para alcançar os objetivos, desempenho, monitoramento dos resultados e comparação com objetivos formulados, retroação intensiva e avaliação conjunta e contínua.
  • B. Formulação de objetivos muito otimistas, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, aceitação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação intensiva e avaliação conjunta e contínua.
  • C. Formulação de objetivos pessimistas, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, aceitação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação extensiva e avaliação individual e esporádica.
  • D. Formulação de objetivos pessimistas, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, manipulação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos de forma mais eficiente, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação extensiva e avaliação individual e contínua.
  • E. Formulação de objetivos consensuais, comprometimento coletivo quanto ao alcance desses objetivos, aceitação sobre alocação de recursos e meios exigida pelo gestor para alcançar os objetivos, performance, monitoramento dos resultados e isolamento em relação aos objetivos formulados, retroação extensiva e avaliação conjunta e contínua.

O conceito de “mão invisível” remete ao pensador:

  • A. Chris Argyris.
  • B. Frederick Taylor.
  • C. Idalberto Chiavenato.
  • D. David Hampton.
  • E. Adam Smith.

Prever, organizar, comandar, coodenar, controlar são funções:

  • A. motivacionais.
  • B. administrativas.
  • C. descritas por Maslow.
  • D. da teoria da burocracia.
  • E. da teoria das relações humanas.

É considerado um estudo longitudinal o seguinte exemplo:

  • A. Os trabalhadores de uma organização recebem um treinamento periódico e são observados durante o período de quatro anos.
  • B. Uma aplicação de um questionário aos membros de uma organização para averiguar o clima organizacional.
  • C. A aplicação de uma entrevista em um dia, com candidatos a uma vaga na organização, para identificar características da personalidade.
  • D. Uma dinâmica de grupo aplicada no último dia do mês com os membros do setor financeiro de uma determinada organização.
  • E. Um estudo com questões fechadas aplicado aos membros de uma organização, em um determinado momento, para verificar aspectos motivacionais.

O conceito de learning organization foi desenvolvido por Chris Argyris e popularizado por Peter Senge na obra “A Quinta Disciplina”, na década de 1990, que passou a ser reconhecida como uma das bases teóricas no desenvolvimento do conceito. A quinta disciplina é a que integra as outras quatro, fundindo-as num conjunto coerente de teoria e prática, evitando que sejam vistas isoladamente. A quinta disciplina é

  • A. Aprendizagem em Grupo ou em Equipe.
  • B. Visão Compartilhada ou Compartilhamento de Informações.
  • C. Domínio Pessoal.
  • D. Modelos Mentais.
  • E. Pensamento ou Raciocínio Sistêmico.

A teoria de Max Weber supõe que para o exercício do poder e da dominação, é imprescindível que a burocracia apresente determinados ingredientes formais, dentre eles a hierarquia:

  • A. segundo a qual cada unidade de trabalho de nível inferior está sob controle e supervisão de outra de nível superior.
  • B. que é consequência direta de três dos demais ingredientes, especialização, normas de conduta e documentação.
  • C. pois ela é necessária para o desenvolvimento de atividades em ambiente de profunda divisão de trabalho, decorrente da complexidade das atribuições.
  • D. pois ela estabelece que as diversas unidades de trabalho devem ter suas atribuições bem definidas e as relações existentes entre elas devem ser perfeitamente conhecidas por todos.
  • E. uma vez que todos os atos administrativos devem ser devidamente arquivados a fim de que se possa contar com elementos informativos indispensáveis às decisões racionais, com base em precedentes ocorridos.

A classificação do conceito de racionalidade em seis tipos (objetiva, subjetiva, consciente, deliberada, organizada, pessoal) foi gerada por:

  • A. Peter Drucker.
  • B. Earnest Acher.
  • C. Herbert Simon.
  • D. Joseph Newman.
  • E. Frederick Taylor.

A hierarquia, segundo Fayol, é a série de chefes que vai da autoridade superior aos agentes inferiores, correspondendo assim a uma forma de organização social. A hierarquia pode ser baseada no trabalho, no status, na habilidade ou no salário. A hierarquia baseada no trabalho a ser realizado apresenta, dentre outras, a seguinte característica:

  • A. inexistência de planejamento organizacional.
  • B. ausência de sistema de classificação de cargos.
  • C. independência entre salários e tipos de trabalho.
  • D. discriminação, especificação ou descrição das tarefas.
  • E. descentralização da autoridade para criação de novos cargos.

O modelo de burocracia de Weber surgiu como reação à imposição pessoal, ao nepotismo, à crueldade, às vicissitudes emocionais e ao julgamento subjetivo que, no começo da Revolução Industrial, passavam por práticas administrativas. Weber entendia que a verdadeira esperança do homem estava em sua capacidade de racionalizar, segundo sua própria inteligência. Em seus estudos, Weber distinguia duas racionalidades básicas no comportamento humano, sendo uma delas a ética da responsabilidade ou racionalidade funcional:

  • A. capaz de libertar o homem das regras impostas pela organização.
  • B. também conhecida como ética do valor ou racionalidade substancial.
  • C. que procura pautar seu comportamento por seus próprios valores e os da sociedade de que ele faz parte.
  • D. que orienta o comportamento do homem como ser livre, dotado de inteligência e capacidade de julgamento.
  • E. segundo a qual o comportamento humano é orientado segundo as regras impostas pela organização à qual ele empresta seus esforços.
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