Questões sobre Administração de Sistemas de Informação

Lista completa de Questões sobre Administração de Sistemas de Informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Preencha os parênteses das frases com V ou F, se verdadeiras ou falsas, e marque, a seguir, a opção correta.

( ) Um banco de dados se constitui em ferramenta essencial do sistema de informações gerenciais, quando permite relacionar logicamente múltiplos dados.

 ( ) Um banco de dados em recursos humanos é uma vertente do controle que visa analisar de forma sistemática as políticas e práticas de Administração de Recursos Humanos.

 ( ) Por meio do banco de dados é possível emitir folha de pagamento, relatórios legais, relatórios de absenteísmo e rotação de pessoal, estatísticas diversas.

 ( ) Os processos de Administração de Recursos Humanos se constituem em funções essenciais do banco de dados que alimentam um ou todos os processos.

  • A.

    V, F, F, V

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    F, F, F, V

  • D.

    V, F, V, F

  • E.

    V, V, F, V

A transferência dos processos de raciocínio lógicodedutivos humanos para um conjunto de procedimentos e ações computadorizadas chama-se tecnologia

  • a.

    colaborativa.

  • b.

    de customização.

  • c.

    integrativa.

  • d.

    de computação móvel.

  • e.

    baseada em conhecimento.

Alguns elementos do comportamento organizacional, como a motivação e a liderança, exercem papel de intensa representatividade e de importância para a busca do melhor desempenho nas organizações. Tendo em vista determinados aspectos relativos à dinâmica das organizações, julgue os itens subseqüentes.

Tendo em vista a melhoria da comunicação interpessoal, algumas estratégias podem ser sugeridas, tais como: usar a comunicação face a face sempre que possível, fornecer informações claras e precisas e usar linguagem apropriada e direta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os sistemas de informação desempenham papéis no apoio às operações da organização, no apoio à tomada de decisão gerencial e no apoio à vantagem estratégica. São classificados em Sistemas de Processamento de Transações (SPT), Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Suporte a Decisão (SSD), respectivamente. Sobre as funções desses sistemas descritas abaixo, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Um SIG fornece aos gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização, de forma que possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade e com maior eficiência.

  • B.

    Os SPT representam a aplicação dos conceitos de informação e tecnologia para as transações rotineiras, repetitivas, e, geralmente, transações empresariais comuns, mas críticas para as funções diárias da empresa.

  • C.

    Os SIG foram, historicamente, os primeiros sistemas a serem implantados nas organizações.

  • D.

    Os SIG são usados para resolver problemas estruturados, já os SSD, para problemas não estruturados.

  • E.

    São exemplos de SPT: Folhas de pagamentos, Faturamento, Controle de contas a receber, Controle de estoques, Contabilidade geral e fiscal, Administração de pedidos de clientes, entre outros.

No que diz respeito aos aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

Tendo em vista as redes formais de comunicação, pode-se dizer que o padrão roda, por ser descentralizado, é muito eficiente em tarefas simples e rotineiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos quesitos mais relevantes para área de sistemas de informações é a chamada tipologia de sistemas. Nela, funções como armazenamento, coleta e processamento da informação aderem ao modelo organizacional, especializando o uso de computadores e sistemas de forma consistente com os negócios da organização. Se se mergulha neste contexto de estudo, atentando para a clássica pirâmide estrutural da organização, não se espera encontrar:

  • A. Sistema de Processamento Transacional.
  • B. Sistemas Especialistas.
  • C. Sistemas de Informação Gerencial.
  • D. Sistemas de Apoio à Decisão.
  • E. Sistemas Automáticos de Processamento.

Janaína trabalha em um posto de atendimento e está sujeita a grande quantidade e variedade de informações no seu dia-a-dia de trabalho. Ela tem de atender simultaneamente ao público e aos supervisores do setor.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, no tocante às barreiras da comunicação eficaz.

A sobrecarga de informações a que Janaína está sujeita constitui uma barreira à comunicação eficaz, porque as pessoas têm uma capacidade finita de processar informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Janaína trabalha em um posto de atendimento e está sujeita a grande quantidade e variedade de informações no seu dia-a-dia de trabalho. Ela tem de atender simultaneamente ao público e aos supervisores do setor.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, no tocante às barreiras da comunicação eficaz.

Janaína tem grande possibilidade de ignorar ou esquecer informações devido ao excesso de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

No artigo "Como a informação proporciona vantagem

competitiva" Michael E. Porter e Victor E. Millar descrevem

como os avanços trazidos pela larga utilização da

tecnologia da informação pelas empresas, o que eles

chamam de "Revolução da Informação ", causam transformações

drásticas na economia e o que os gestores

podem fazer para responder aos novos desafios.

Hoje, pode-se dizer que para as organizações a Tecnologia

da Informação

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    II, III e IV.

As tecnologias da informação vêm sendo cada vez mais utilizadas no contexto de técnicas e práticas que visam maior produtividade e qualidade, além de mecanismos de aperfeiçoamento contínuo. Algumas dessas práticas encontram-se sistematizadas por instituições reconhecidas na área de gestão das tecnologias da informação, o que levou à publicação de modelos como o capability maturity model (CMM), o control objectives for information and related technology (COBIT) e o information technology infrastructure library (ITIL). Acerca desses modelos, julgue os seguintes itens.

A classificação CMM nível 3 define o nível de maturidade em que se encontra o processo de desenvolvimento de software cujas atividades de gerência de projeto e de engenharia de software estejam documentadas, padronizadas e integradas em um processo de gestão de software global da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...