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Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando
uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo.
uma maior iniciativa e a criatividade do profissional.
uma competição constante entre os colaboradores internos.
a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima.
a redução do absenteísmo.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de administração de desempenho, de treinamento e desempenho e de mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsequentes.
As avaliações de desempenho, instrumentos valiosos para a alta administração de uma organização, servem como base de alocação de recompensas, auxiliam a tomada de decisão, permitem a identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento e ainda fornecem feedback aos funcionários.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
O processo de avaliação constitui ferramenta que auxilia o trabalhador a identificar, para si e para a organização, as competências que ele possui e as que terá de buscar desenvolver ou incrementar, devendo as competências individuais estar alinhadas às competências essenciais da própria organização.
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No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A avaliação institucional interna e externa deve ser investigativa e diagnóstica, disponibilizada aos trabalhadores, usuários e gestores, com vistas a serem alcançados os objetivos institucionais.
O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado
listas de verificação.
escolha forçada.
misto.
incidentes críticos.
pesquisa de campo.
Avaliar o desempenho por meio do método de 360° graus implica a seguinte condição:
todos os envolvidos no processo de avaliação devem apresentar elevado grau de maturidade emocional para que possam de forma efetiva contribuir no processo de feedback para com a população que será alvo deste processo de avaliação.
os responsáveis pela avaliação serão representados por todos aqueles interessados no processo de avaliação de desempenho, tanto agentes internos, quanto externos (stakeholders).
os colaboradores alvo deste processo de avaliação de desempenho devem demonstrar compreensão sobre todos os fatores de desempenho que serão avaliados.
os avaliadores devem passar por um processo de treinamento que os habilitará a compreender como avaliar as competências que serão alvo do processo de avaliação.
a prática do consenso em colegiado entre stakeholders e demais envolvidos, para que possam juntos oferecer feedback ao avaliado com dados e fatos e de maneira justa.
Padrões de trabalho podem ser considerados uma variação do método comparativo de avaliação do desempenho, porque consiste:
na idéia central de que o superior imediato precisa obedecer critérios rígidos de comparação dos desempenhos dos seus colaboradores, evitando a propensão efeito de halo. (Borudreau, 2011)
na definição clara dos comportamentos esperados que cada trabalhador deverá apresentar em suas funções. (Drucker, 1964)
em substituir a administração do desempenho por uma administração participativa e focada em objetivos. (Drucker, 1955)
na ideia central de que todo ser humano prefere comparar-se às outras pessoas no ambiente de trabalho, para que desta forma possam ajustar seu desempenho. (Milkovich, 2000)
no estabelecimento de metas de trabalho e administração para as pessoas da organização, destinadas a melhorar a produtividade. (Oberg, 1997)
A avaliação objetiva de um programa de treinamento é de responsabilidade do
supervisor imediato dos treinandos.
gestor mediato dos treinandos.
instrutor de treinamento.
analista de treinamento.
próprio treinando que observará a melhoria do seu desempenho no trabalho.
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A teoria da administração clássica tem por foco de estudo a execução de tarefas, ao passo que a teoria comportamental dá especial ênfase ao ser humano e às suas relações com o trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
O modelo de avaliação de desempenho no qual o avaliado recebe feedback de todos aqueles com os quais se relaciona é denominado avaliação 360 graus.
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Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.
O gerente que, para avaliar o desempenho de seus subordinados, utiliza um formulário de dupla entrada cujas linhas representam os fatores que estão sendo avaliados, e as colunas, os graus de avaliação, faz uso de escalas de observação dirigida.
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