Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Na avaliação de desempenho, o resultado das rotinas práticas tradicionais permite classificar o perfil positivo ou negativo de cada profissional, ocasionando

  • A.

    uma anulação individual e um aquecimento do trabalho em grupo.

  • B.

    uma maior iniciativa e a criatividade do profissional.

  • C.

    uma competição constante entre os colaboradores internos.

  • D.

    a busca constante do autodesenvolvimento e da autoestima.

  • E.

    a redução do absenteísmo.

Acerca de administração de desempenho, de treinamento e desempenho e de mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens subsequentes.

As avaliações de desempenho, instrumentos valiosos para a alta administração de uma organização, servem como base de alocação de recompensas, auxiliam a tomada de decisão, permitem a identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento e ainda fornecem feedback aos funcionários.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

O processo de avaliação constitui ferramenta que auxilia o trabalhador a identificar, para si e para a organização, as competências que ele possui e as que terá de buscar desenvolver ou incrementar, devendo as competências individuais estar alinhadas às competências essenciais da própria organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A avaliação institucional interna e externa deve ser investigativa e diagnóstica, disponibilizada aos trabalhadores, usuários e gestores, com vistas a serem alcançados os objetivos institucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método de avaliação de desempenho que possui enfoque sob os pontos fortes ou fracos do avaliado e em que são avaliadas as atitudes das pessoas de forma extrema, ou seja, sem se preocupar com alguns traços de personalidade é denominado

  • A.

    listas de verificação.

  • B.

    escolha forçada.

  • C.

    misto.

  • D.

    incidentes críticos.

  • E.

    pesquisa de campo.

Avaliar o desempenho por meio do método de 360° graus implica a seguinte condição:

  • A.

    todos os envolvidos no processo de avaliação devem apresentar elevado grau de maturidade emocional para que possam de forma efetiva contribuir no processo de feedback para com a população que será alvo deste processo de avaliação.

  • B.

    os responsáveis pela avaliação serão representados por todos aqueles interessados no processo de avaliação de desempenho, tanto agentes internos, quanto externos (stakeholders).

  • C.

    os colaboradores alvo deste processo de avaliação de desempenho devem demonstrar compreensão sobre todos os fatores de desempenho que serão avaliados.

  • D.

    os avaliadores devem passar por um processo de treinamento que os habilitará a compreender como avaliar as competências que serão alvo do processo de avaliação.

  • E.

    a prática do consenso em colegiado entre stakeholders e demais envolvidos, para que possam juntos oferecer feedback ao avaliado com dados e fatos e de maneira justa.

Padrões de trabalho podem ser considerados uma variação do método comparativo de avaliação do desempenho, porque consiste:

  • A.

    na idéia central de que o superior imediato precisa obedecer critérios rígidos de comparação dos desempenhos dos seus colaboradores, evitando a propensão efeito de halo. (Borudreau, 2011)

  • B.

    na definição clara dos comportamentos esperados que cada trabalhador deverá apresentar em suas funções. (Drucker, 1964)

  • C.

    em substituir a administração do desempenho por uma administração participativa e focada em objetivos. (Drucker, 1955)

  • D.

    na ideia central de que todo ser humano prefere comparar-se às outras pessoas no ambiente de trabalho, para que desta forma possam ajustar seu desempenho. (Milkovich, 2000)

  • E.

    no estabelecimento de metas de trabalho e administração para as pessoas da organização, destinadas a melhorar a produtividade. (Oberg, 1997)

A avaliação objetiva de um programa de treinamento é de responsabilidade do

  • A.

    supervisor imediato dos treinandos.

  • B.

    gestor mediato dos treinandos.

  • C.

    instrutor de treinamento.

  • D.

    analista de treinamento.

  • E.

    próprio treinando que observará a melhoria do seu desempenho no trabalho.

A teoria da administração clássica tem por foco de estudo a execução de tarefas, ao passo que a teoria comportamental dá especial ênfase ao ser humano e às suas relações com o trabalho. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O modelo de avaliação de desempenho no qual o avaliado recebe feedback de todos aqueles com os quais se relaciona é denominado avaliação 360 graus.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens de 93 a 102.

O gerente que, para avaliar o desempenho de seus subordinados, utiliza um formulário de dupla entrada cujas linhas representam os fatores que estão sendo avaliados, e as colunas, os graus de avaliação, faz uso de escalas de observação dirigida.

  • C. Certo
  • E. Errado
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