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São métodos tradicionais de avaliação do desempenho, exceto:
método das escalas gráficas.
método da escolha forçada.
método da pesquisa de campo.
método da entrevista amostral.
método dos incidentes críticos.
A Avaliação 360º é um método
que se baseia no fato de que, no comportamento humano, existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).
que consiste na utilização de retornos que incluem diversas fontes que tentam captar o maior número de canais e direções.
que enfatiza o desempenho futuro, ou melhor, as potencialidades ou as características do avaliado as quais facilitarão que amanhã este assuma tarefas e atividades que lhe serão atribuídas por vários canais e direções.
que se baseia na comparação periódica entre os resultados fixados (ou esperados) para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.
desenvolvido com base em entrevistas com o superior hierárquico. É amplo e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar juntamente com o supervisor seu desenvolvimento.
Em relação aos métodos de avaliação do desempenho, segundo Chiavenato (1989), é considerada uma vantagem do Método de Pesquisa de Campo:
permitir aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples.
proporcionar pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação, simplificando-o enormemente.
ser um método fundamentalmente comparativo e discriminativo.
proporcionar resultados mais confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito da estereotipação.
ser o método mais completo de avaliação.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, relativos à administração de pessoal.
A principal característica do método de avaliação de desempenho denominado escala gráfica consiste na proposição, por parte da área de administração de pessoal, de representação pictórica dos principais atributos de personalidade e de desempenho do avaliado.
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No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.
A entrevista estruturada tem maior relação com o desempenho no cargo, mas, ainda assim, possui aproximadamente 10% de capacidade preditiva sobre o desempenho na função.
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No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.
Considera-se contaminado o critério de avaliação de desempenho que não representa adequadamente o que se tenta avaliar.
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No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.
A aferição da frequência de comportamento relacionado ao processo de venda por exemplo, cumprimentar o cliente, explicar as características do produto, tirar as dúvidas do cliente é uma medida objetiva da avaliação de desempenho de um vendedor.
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Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas organizações.
A administração de pessoal, uma das fases do processo de evolução da gestão de pessoas, tinha por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho e operacionalizar os serviços de recursos humanos.
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A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e organização, julgue os itens subsecutivos.
O desempenho no ambiente de trabalho decorre dos seguintes fatores: motivação e habilidades de uma pessoa e condições organizacionais favoráveis.
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A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e organização, julgue os itens subsecutivos.
O investimento de uma organização na capacitação de seus empregados, com objetivo de obter desempenho exemplar no trabalho, caracteriza situação de reciprocidade organizacional.
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