Questões sobre Avaliação de Desempenho

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São métodos tradicionais de avaliação do desempenho, exceto:

  • A.

    método das escalas gráficas.

  • B.

    método da escolha forçada.

  • C.

    método da pesquisa de campo.

  • D.

    método da entrevista amostral.

  • E.

    método dos incidentes críticos.

A Avaliação 360º é um método

  • A.

    que se baseia no fato de que, no comportamento humano, existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).

  • B.

    que consiste na utilização de retornos que incluem diversas fontes que tentam captar o maior número de canais e direções.

  • C.

    que enfatiza o desempenho futuro, ou melhor, as potencialidades ou as características do avaliado as quais facilitarão que amanhã este assuma tarefas e atividades que lhe serão atribuídas por vários canais e direções.

  • D.

    que se baseia na comparação periódica entre os resultados fixados (ou esperados) para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.

  • E.

    desenvolvido com base em entrevistas com o superior hierárquico. É amplo e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar juntamente com o supervisor seu desenvolvimento.

Em relação aos métodos de avaliação do desempenho, segundo Chiavenato (1989), é considerada uma vantagem do Método de Pesquisa de Campo:

  • A.

    permitir aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples.

  • B.

    proporcionar pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação, simplificando-o enormemente.

  • C.

    ser um método fundamentalmente comparativo e discriminativo.

  • D.

    proporcionar resultados mais confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito da estereotipação.

  • E.

    ser o método mais completo de avaliação.

Julgue os itens que se seguem, relativos à administração de pessoal.

A principal característica do método de avaliação de desempenho denominado escala gráfica consiste na proposição, por parte da área de administração de pessoal, de representação pictórica dos principais atributos de personalidade e de desempenho do avaliado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

A entrevista estruturada tem maior relação com o desempenho no cargo, mas, ainda assim, possui aproximadamente 10% de capacidade preditiva sobre o desempenho na função.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

Considera-se contaminado o critério de avaliação de desempenho que não representa adequadamente o que se tenta avaliar.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

A aferição da frequência de comportamento relacionado ao processo de venda — por exemplo, cumprimentar o cliente, explicar as características do produto, tirar as dúvidas do cliente — é uma medida objetiva da avaliação de desempenho de um vendedor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas nas organizações.

A administração de pessoal, uma das fases do processo de evolução da gestão de pessoas, tinha por finalidade conferir qualidade à relação entre capital e trabalho e operacionalizar os serviços de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e organização, julgue os itens subsecutivos.

O desempenho no ambiente de trabalho decorre dos seguintes fatores: motivação e habilidades de uma pessoa e condições organizacionais favoráveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de liderança, desempenho e relações entre indivíduos e organização, julgue os itens subsecutivos.

O investimento de uma organização na capacitação de seus empregados, com objetivo de obter desempenho exemplar no trabalho, caracteriza situação de reciprocidade organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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