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Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma empresa de eventos desenvolve atividades na área de promoção de congressos e demais atividades da área de turismo de negócios. Para o ano de 2010, estão programados 15 eventos, sendo que dois envolvem a participação direta de duas entidades internacionais. A partir da elaboração do planejamento do evento, detectou-se a necessidade de contratação e treinamento de profissionais. Com base na sua experiência pessoal, o dono da empresa identificou algumas características pessoais, alguns cursos, e alguma experiência profissional que os candidatos a serem contratados deveriam ter. Os candidatos contratados foram submetidos a um período de experiência de três meses. Ao final do período, os candidatos foram avaliados pelo presidente e aqueles que apresentaram desempenho satisfatório foram efetivados. Aos candidatos desligados, os gerentes se encarregaram de informar que eles não possuíam um perfil adequado e nem a competência necessária para atuarem na instituição.
Tendo como referência inicial a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.
A concepção de gestão do desempenho não foi usada na situação apresentada, pois ela envolve um processo cíclico que consiste em: planejamento, desenvolvimento, revisão e avaliação.
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As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.
A avaliação de desempenho do trabalhador no cargo, após o treinamento, tem por objetivo avaliar o grau de satisfação inicial do treinando com o treinamento e com as condições do treinamento.
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No que se refere à avaliação 360 graus, assinale a opção correta.
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À declaração, por escrito, de tudo o que o funcionário faz, como deve ser feito e por que é feito denomina-se
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Para auxiliar a organização a atingir suas metas e objetivos, o sistema de gestão de desempenho deverá
ser um mecanismo de comparação entre o executado e o planejado, por meio da verificação dos resultados alcançados.
proceder à avaliação de forma pontual, em determinado período do ano.
priorizar os traços de personalidade dos membros da organização.
iniciar o processo de avaliação pela área de gestão de pessoas, que é a responsável pelo processo de gestão de desempenho na organização.
ter os clientes como a principal fonte de avaliação.
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A avaliação de múltiplas escolhas é uma das possibilidades a serem utilizadas na avaliação do desempenho de indivíduos nas organizações. Acerca dos cuidados que se deve ter na utilização desse modelo de avaliação, julgue os itens seguintes.
I Para se evitar a possibilidade de ingerências indevidas, a elaboração desse processo
de avaliação deverá ficar restrita à área de gestão de pessoas para, posteriormente,
ser implementada nas outras áreas da organização.
II Para o sucesso da avaliação, avaliadores e avaliados deverão ser capacitados para
exercer bem os seus papéis no que se refere a repasse e recepção de feedback.
III A utilização de avaliadores experientes poderá ser fator relevante para a
fidedignidade do processo de avaliação.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
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O desempenho no trabalho é um aspecto central para a gestão de pessoas na organização, pois é por meio do desempenho de seus colaboradores que as organizações alcançam seus objetivos. Considerando os aspectos conceituais e metodológicos acerca de desempenho e de estratégias para sua mensuração, assinale a opção correta.
O desempenho no trabalho é determinado exclusivamente pelas competências do trabalhador.
São medidas subjetivas de avaliação de desempenho o formulário de classificação por gráficos e a escala de observação do comportamento.
As medidas objetivas de desempenho são relativas ao julgamento que o supervisor faz do desenvolvimento do trabalho do colaborador.
No desenvolvimento de estratégias para aferição do desempenho funcional, o critério real define o que se considera um bom desempenho, ao passo que o critério teórico define exatamente o que deve ser medido para a avaliação desse desempenho.
As medidas objetivas de avaliação de desempenho são a melhor estratégia conhecida de avaliação do desempenho funcional, sendo aplicáveis a qualquer tipo de atividade ocupacional.
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Considerando os aspectos teóricos e conceituais da gestão do desempenho e da gestão de competências, assinale a opção correta.
A gestão de competências é uma ação de estratégia organizacional de forma a possibilitar o desenvolvimento de competências essenciais.
A gestão de competências de uma organização tem como objetivo mapear as competências dos colaboradores, em detrimento das competências organizacionais.
A gestão do desempenho é um mecanismo de aferição do desempenho de cada colaborador ao final de um período predeterminado, de forma a premiá-lo ou puni-lo.
A gestão do desempenho na organização centra-se no nível operacional individual, visando aferir a eficiência de procedimentos e indicar como eles devem ser executados.
As competências dos colaboradores são definidas como sendo suas atitudes em relação à organização.
Com relação à avaliação de desempenho nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I. Deve cobrir não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos.
II. Deve observar o desempenho do indivíduo no cargo e não a impressão dos colegas a respeito dos seus hábitos pessoais observados no trabalho.
III. A responsabilidade pela avaliação deve ser do avaliador, cabendo ao avaliado apenas responder às questões.
IV. Deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização.
V. É amplamente utilizada pelos gerentes para punir os funcionários com mau desempenho.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e V.
I, II e IV.
III e V.
I, II e III.
II, IV e V.
A principal vantagem da Avaliação 360° é
verificar com maior facilidade as contradições nas autoavaliações dos subordinados.
evitar o favorecimento de funcionários por parte de chefias mal-intecionadas.
impedir que a avaliação de cada funcionário por membros de outro setor da organização seja mais objetiva.
facilitar a adaptação dos funcionários às variadas demandas que recebe de seus colegas, fornecedores e clientes.
aumentar a influência dos funcionários no planejamento estratégico da organização.
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