Questões sobre Avaliação de Desempenho

Lista completa de Questões sobre Avaliação de Desempenho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma empresa de eventos desenvolve atividades na área de promoção de congressos e demais atividades da área de turismo de negócios. Para o ano de 2010, estão programados 15 eventos, sendo que dois envolvem a participação direta de duas entidades internacionais. A partir da elaboração do planejamento do evento, detectou-se a necessidade de contratação e treinamento de profissionais. Com base na sua experiência pessoal, o dono da empresa identificou algumas características pessoais, alguns cursos, e alguma experiência profissional que os candidatos a serem contratados deveriam ter. Os candidatos contratados foram submetidos a um período de experiência de três meses. Ao final do período, os candidatos foram avaliados pelo presidente e aqueles que apresentaram desempenho satisfatório foram efetivados. Aos candidatos desligados, os gerentes se encarregaram de informar que eles não possuíam um perfil adequado e nem a competência necessária para atuarem na instituição.

Tendo como referência inicial a situação hipotética apresentada acima, julgue os seguintes itens.

A concepção de gestão do desempenho não foi usada na situação apresentada, pois ela envolve um processo cíclico que consiste em: planejamento, desenvolvimento, revisão e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações cada vez mais acreditam e apostam no potencial e no desenvolvimento dos seus profissionais, o que se traduz em mais investimentos em formação e capacitação de pessoal. Com relação a treinamento, desenvolvimento, educação e aprendizagem nas organizações, julgue os itens de 107 a 114.

A avaliação de desempenho do trabalhador no cargo, após o treinamento, tem por objetivo avaliar o grau de satisfação inicial do treinando com o treinamento e com as condições do treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à avaliação 360 graus, assinale a opção correta.

  • A. É a forma obrigatória de avaliação de desempenho, empregada com sucesso na maioria das empresas de grande porte.
  • B. É uma maneira de conhecer o grau de satisfação dos empregados da empresa, permitindo a participação deles no processo de avaliação.
  • C. É uma avaliação de desempenho na qual uma pessoa é avaliada por uma amostra de todas as pessoas com as quais interage.
  • D. É um sistema formal para medir, avaliar e revisar a eficácia de uma empresa. Envolve todos os gerentes que avaliam um dos empregados.
  • E. É a uma forma de valorizar o cliente externo e permitir sua participação na avaliação dos empregados da empresa.

À declaração, por escrito, de tudo o que o funcionário faz, como deve ser feito e por que é feito denomina-se

  • A. descrição de trabalho.
  • B. recrutamento.
  • C. seleção.
  • D. avaliação de desempenho.
  • E. especificação de trabalho.

Para auxiliar a organização a atingir suas metas e objetivos, o sistema de gestão de desempenho deverá

  • A.

    ser um mecanismo de comparação entre o executado e o planejado, por meio da verificação dos resultados alcançados.

  • B.

    proceder à avaliação de forma pontual, em determinado período do ano.

  • C.

    priorizar os traços de personalidade dos membros da organização.

  • D.

    iniciar o processo de avaliação pela área de gestão de pessoas, que é a responsável pelo processo de gestão de desempenho na organização.

  • E.

    ter os clientes como a principal fonte de avaliação.

A avaliação de múltiplas escolhas é uma das possibilidades a serem utilizadas na avaliação do desempenho de indivíduos nas organizações. Acerca dos cuidados que se deve ter na utilização desse modelo de avaliação, julgue os itens seguintes.

 

I        Para se evitar a possibilidade de ingerências indevidas, a elaboração desse processo

        de avaliação deverá ficar restrita à área de gestão de pessoas para, posteriormente,

         ser implementada nas outras áreas da organização.

II      Para o sucesso da avaliação, avaliadores e avaliados deverão ser capacitados para

        exercer bem os seus papéis no que se refere a repasse e recepção de feedback.

III     A utilização de avaliadores experientes poderá ser fator relevante para a

        fidedignidade do processo de avaliação.

 

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

O desempenho no trabalho é um aspecto central para a gestão de pessoas na organização, pois é por meio do desempenho de seus colaboradores que as organizações alcançam seus objetivos. Considerando os aspectos conceituais e metodológicos acerca de desempenho e de estratégias para sua mensuração, assinale a opção correta.

  • A.

    O desempenho no trabalho é determinado exclusivamente pelas competências do trabalhador.

  • B.

    São medidas subjetivas de avaliação de desempenho o formulário de classificação por gráficos e a escala de observação do comportamento.

  • C.

    As medidas objetivas de desempenho são relativas ao julgamento que o supervisor faz do desenvolvimento do trabalho do colaborador.

  • D.

    No desenvolvimento de estratégias para aferição do desempenho funcional, o critério real define o que se considera um bom desempenho, ao passo que o critério teórico define exatamente o que deve ser medido para a avaliação desse desempenho.

  • E.

    As medidas objetivas de avaliação de desempenho são a melhor estratégia conhecida de avaliação do desempenho funcional, sendo aplicáveis a qualquer tipo de atividade ocupacional.

Considerando os aspectos teóricos e conceituais da gestão do desempenho e da gestão de competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A gestão de competências é uma ação de estratégia organizacional de forma a possibilitar o desenvolvimento de competências essenciais.

  • B.

    A gestão de competências de uma organização tem como objetivo mapear as competências dos colaboradores, em detrimento das competências organizacionais.

  • C.

    A gestão do desempenho é um mecanismo de aferição do desempenho de cada colaborador ao final de um período predeterminado, de forma a premiá-lo ou puni-lo.

  • D.

    A gestão do desempenho na organização centra-se no nível operacional individual, visando aferir a eficiência de procedimentos e indicar como eles devem ser executados.

  • E.

    As competências dos colaboradores são definidas como sendo suas atitudes em relação à organização.

Com relação à avaliação de desempenho nas organizações, considere as afirmativas abaixo.

I. Deve cobrir não somente o desempenho dentro do cargo ocupado, como também o alcance de metas e objetivos.

II. Deve observar o desempenho do indivíduo no cargo e não a impressão dos colegas a respeito dos seus hábitos pessoais observados no trabalho.

III. A responsabilidade pela avaliação deve ser do avaliador, cabendo ao avaliado apenas responder às questões.

IV. Deve ser utilizada para melhorar a produtividade do indivíduo dentro da organização.

V. É amplamente utilizada pelos gerentes para punir os funcionários com mau desempenho.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III, IV e V.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    III e V.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, IV e V.

A principal vantagem da Avaliação 360° é

  • A.

    verificar com maior facilidade as contradições nas autoavaliações dos subordinados.

  • B.

    evitar o favorecimento de funcionários por parte de chefias mal-intecionadas.

  • C.

    impedir que a avaliação de cada funcionário por membros de outro setor da organização seja mais objetiva.

  • D.

    facilitar a adaptação dos funcionários às variadas demandas que recebe de seus colegas, fornecedores e clientes.

  • E.

    aumentar a influência dos funcionários no planejamento estratégico da organização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...