Questões sobre Avaliação de Desempenho

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No Brasil, os sistemas de avaliação de desempenho na gestão pública ainda são incipientes. A gestão por resultados poderia ser priorizada pela iniciativa de

  • A.

    adotar princípios, tais como: tratar o cidadão como cliente, controle por objetivos e metas ou governo por parcerias.

  • B.

    redirecionar o sistema de avaliação dentro da administração governamental para uma ação centrada no eixo da avaliação de custo do serviço prestado.

  • C.

    elaborar e divulgar sistemas de indicadores de produtividade dos servidores públicos, punindo os improdutivos com demissão ou redução salarial.

  • D.

    garantir uma ampla divulgação e acompanhamento dos princípios e valores promovidos pelos órgãos públicos, permitindo o controle pela sociedade.

  • E.

    orientar as políticas de recursos humanos pelos parâmetros de avaliação de pesquisas de opinião pública.

Uma das avaliações de desempenho muito usada atualmente nas empresas é a avaliação 360 graus. Neste tipo de avaliação, é feita uma combinação de feedbacks de vários atores da empresa, entre os quais NÃO se incluem os

  • A. subordinados.
  • B. gerentes e supervisores imediatos.
  • C. colegas da equipe.
  • D. empregados de outros departamentos.
  • E. representantes do sindicato.

Com relação à avaliação de desempenho na área de recursos humanos, considere:

I. O seu objetivo é medir, avaliar e monitorar exclusivamente os resultados concretos e finais que se pretende alcançar dentro de certo período de tempo.

II. É um excelente meio pelo qual se localizam problemas de supervisão e gerência, de integração das pessoas à organização, de adequação da pessoa ao cargo e de carências de treinamento.

III. A avaliação do desempenho num cargo é contingencial, varia de pessoa para pessoa, depende do contexto e de inúmeros fatores condicionantes.

IV. A mensuração é o fator central num sistema de avaliação e seu objetivo é indicar como um desempenho determinado pode ser comparado com padrões objetivos.

V. A avaliação de desempenho deve cobrir somente o comportamento da pessoa no cargo ocupado, evitando a inclusão de outros fatores, como o alcance de metas e objetivos, que devem ser separados do processo dessa avaliação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    II, III e V.

O método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização é a advinda da

  • A.

    comissão de avaliação de desempenho.

  • B.

    avaliação para cima.

  • C.

    avaliação 360°.

  • D.

    autoavaliação.

  • E.

    avaliação gerencial.

Dentre o conjunto de métodos e processos que buscam avaliar o desempenho dos funcionários e buscar soluções de melhoria para o desempenho e o comportamento das pessoas na organização, o processo de avaliação 360 graus consiste em:

  • A.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis prestadas por pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliado eliminando a necessidade do processo de autoavaliação do avaliado.

  • B.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos das pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliador. Os comportamentos a avaliar são escolhidos pelo avaliador.

  • C.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis das pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliador que as utiliza para efetuar sua auto-avaliação.

  • D.

    Coletar informações a respeito de determinados comportamentos observáveis prestadas por pessoas situadas em diferentes posições ao redor do avaliado e que fazem parte de sua rede de contatos e da efetivação de uma auto-avaliação por parte do avaliado.

Julgue os itens subsequentes com relação a análise de cargos, recrutamento, seleção e avaliação de desempenho e treinamento. Atitudes favoráveis e perfil adequado de competências do trabalhador são condições necessárias e suficientes para o seu desempenho exemplar no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.

No método de escala gráfica para avaliar o desempenho de um empregado de uma empresa, o avaliador analisa aspectos como pontualidade, criatividade e atingimento de resultados, atribuindo para cada aspecto graus de 1 a 5.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.

Para evitar o efeito halo na avaliação de desempenho, deve-se adotar o método de escala gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsequentes.

O método de avaliação de desempenho denominado escolha forçada proporciona ao avaliador grande clareza a respeito de como estão sendo mensurados os seus subordinados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos processos de avaliação do desempenho institucional e individual, julgue os itens a seguir.

Indicadores de desempenho constituem ferramenta de racionalização e modernização da gestão; no entanto, não devem ser utilizados para controle administrativo e social.

  • C. Certo
  • E. Errado
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