Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Acerca da gestão e desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.

Um dos objetivos da avaliação de desempenho é a identificação de áreas em que o funcionário necessita de treinamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 32, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A avaliação do desempenho tem várias aplicações e propósitos, dentre os quais:

I- Localizar pessoas com características e atitudes adequadas ao negócio da organização.

II- Indicar se as pessoas estão sendo adequadamente recompensadas e remuneradas.

III- Verificar se o tempo de serviço se constitui no melhor critério de promoção.

IV- Propiciar a retroação às pessoas sobre o desenvolvimento de suas tarefas.

O correto está apenas em:

  • A.

    I e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

São métodos de avaliação de desempenho:

  • A.

    Avaliação por resultados, Avaliação 360º, Frases Analíticas.

  • B.

    Auto-avaliação, Avaliação 360º, Frases Analíticas e Descritivas, Incidentes Críticos.

  • C.

    Avaliação por resultados, Avaliação 360º, Frases Descritivas, Incidentes Críticos.

  • D.

    Avaliação por resultados, Auto-avaliação, Avaliação 360º, Incidentes Avaliativos.

Uma gestão de pessoas voltada para resultados exige estratégias de gestão das competências. Com base nessas informações e considerando as etapas da avaliação 360 graus, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a rede de avaliação é formada pelo chefe imediato e colegas de trabalho.

  • B.

    se amplia a rede, acrescentando clientes e fornecedores internos.

  • C.

    são agregados alguns clientes na rede.

  • D.

    se completa o ciclo envolvendo o chefe imediato e colegas de trabalho.

"A avaliação do treinamento em nível de comportamento no cargo nem sempre tem sido desenvolvida a contento." (GIL, 2001, p. 141). Entre as técnicas mais utilizadas para avaliação de comportamento no cargo, NÃO se inclui

  • A.

    amostragem por atividades.

  • B.

    heterodiário.

  • C.

    diário do observador.

  • D.

    autodiário.

As organizações utilizam uma variedade de métodos de avaliação de desempenho. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando cada método à sua respectiva caracterização.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (2) (3) (4) (5) (1)

  • B.

    (3) (5) (1) (4) (2)

  • C.

    (3) (4) (5) (1) (2)

  • D.

    (5) (2) (3) (1) (4)

O método de avaliação de desempenho que se baseia no fato de que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos é denominado

  • a.

    misto.

  • b.

    da escala gráfica contínua.

  • c.

    da escala gráfica descontínua.

  • d.

    da escolha forçada.

  • e.

    do incidente crítico.

De acordo com o modelo de Hamblin de níveis de avaliação no treinamento, quando o treinando, após participar de um processo de treinamento que gostou e demonstra
ter aprendido, embora continue a executar a tarefa sob sua responsabilidade pelo mesmo método utilizado antes do treinamento, retrata o nível de avaliação de

  • A.

    avaliação de resultados finais.

  • B.

    aprendizado.

  • C.

    avaliação de valores.

  • D.

    reação.

  • E.

    comportamento.

Na avaliação de desempenho humano nas organizações, concentrar-se na determinação dos grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade, refere-se ao método

  • A.

    comparativo.

  • B.

    de escalas gráficas.

  • C.

    de incidentes críticos.

  • D.

    escolha forçada.

  • E.

    360 graus.

A gestão de desempenho faz parte de um processo maior de gestão organizacional visando a continuidade e a sustentabilidade da organização em ambientes dinâmicos e turbulentos. Pode-se, então, dizer que a gestão de desempenho

  • A.

    envolve todos os funcionários num processo contínuo de mútua avaliação entre os níveis hierárquicos e, mesmo, entre membros da organização e seus clientes.

  • B.

    compreende a definição de metas financeiras, a atribuição individualizada de responsabilidades aos funcionários e a cobrança periódica de resultados.

  • C.

    consiste em um processo contínuo e integrado de atividades que compreende a definição de metas e objetivos; recursos necessários e indicadores de desempenho; o acompanhamento das atividades e a avaliação dos resultados.

  • D.

    consiste na análise integrada dos pontos fortes e fracos da organização, das oportunidades e das ameaças externas, resultando na elaboração de um cenário dentro do qual é avaliado o desempenho da organização.

  • E.

    tem como objetivo avaliar o desempenho da organização em relação a quatro fatores: o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento.

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