Questões sobre Avaliação de Desempenho

Lista completa de Questões sobre Avaliação de Desempenho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As novas tendências do processo de avaliação de desempenho das pessoas nas organizações são as seguintes:

  • A.

    avaliação considerada como uma oportunidade de desenvolvimento da chefia;

  • B.

    utilização de apenas um modelo eficaz para avaliar o desempenho;

  • C.

    utilização de avaliações múltiplas, com feedback de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos;

  • D.

    fortalecimento do papel dos gestores como avaliadores, com a aplicação de poucas ferramentas de avaliação;

  • E.

    avaliação como um processo de via dupla, em que os gestores se envolvem, sem muita negociação entre as partes.

Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escalas gráficas é:

  • A. funcionar como um sistema aberto;
  • B. a participação ativa do funcionário;
  • C. a flexibilidade no processo de avaliação;
  • D.

    a profundidade e a objetividade na avaliação do desempenho;

  • E.

    a facilidade de comparação dos resultados de vários funcionários.

Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escolha forçada é:

  • A. participação ativa do avaliado;
  • B.

    provocar a retroação dos dados, e permitir comparações;

  • C.

    proporcionar uma visão global dos resultados da avaliação;

  • D.

    tirar a influência pessoal do avaliador, eliminando a subjetividade;

  • E.

    simplicidade no planejamento e na construção do instrumento.

Uma das desvantagens da avaliação do desempenho pelos incidentes críticos é:

  • A. constituir um método de difícil utilização;
  • B. constituir um método de difícil montagem;
  • C. ignorar o desempenho excepcionalmente bom;
  • D. ignorar o desempenho excepcionalmente ruim;
  • E.

    pecar por fixar-se em poucos aspectos do desempenho.

As características de desempenho que se apóiam nas decisões estratégicas de operações são:

  • A.

    Profissionais especializados, Comunicação efetiva de padrões e Tarefas requeridas.

  • B.

    Capacidade de reserva, Controle efetivo do fluxo de trabalho e Equipamento de processamento versátil.

  • C.

    Sistema efetivo de planejamento, Baixo absenteísmo, Baixa rotatividade e Alto investimento em estoque.

  • D.

    Eficiência em termos de custos, Qualidade, Confiança e Flexibilidade.

Ao tentar descobrir por que os funcionários da empresa em que trabalha estavam insatisfeitos, Raul constatou que as promoções, transferências e outras decisões não estavam acontecendo corretamente por falta de informações adequadas sobre os funcionários, prováveis merecedores das mesmas. Constatou, assim, que a organização não conhecia seus funcionários, não acompanhava suas atuações e desconhecia a insatisfação, pois não havia sequer registro a respeito. Essa situação na empresa indica AUSÊNCIA de:

  • A. treinamento de pessoal.
  • B. avaliação do desempenho
  • C. delegação de competência
  • D. processo seletivo dos funcionários
  • E. planejamento de recursos humanos

Indique a opção que apresenta corretamente uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e de resultados na gestão de pessoas.

  • A.

    Adoção de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados.

  • B.

    Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais.

  • C.

    Avaliação unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados.

  • D.

    Compreensão da avaliação como espaço de conflito entre capital e trabalho.

  • E.

    Ênfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados.

Na avaliação de resultados de programas de capacitação as avaliações de aprendizagem enfrentam resistência e rejeição. Nas opções que se seguem assinale a melhor justificativa para a afirmação.

  • A.

    A avaliação de aprendizagem consiste na decomposição dos objetivos do treinamento em tópicos sobre os quais são aplicados questionários que tomam tempo para serem respondidos.

  • B.

    A avaliação de aprendizagem é uma coleta de informações sobre a correta aplicação do conteúdo no local de trabalho e aumenta o trabalho dos professores.

  • C.

    A avaliação de aprendizagem implica a aferição de um check-list dos comportamentos aprendidos e nem sempre é positivo.

  • D.

    A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.A avaliação de aprendizagem é uma aplicação tradicional de testes e provas sobre o conteúdo de treinamento que remetem a lembranças escolares.

  • E.

    A avaliação de aprendizagem é um documento crítico relacionando e descrevendo o conjunto das atividades desempenhadas no programa de capacitação.

Indique a opção que não apresenta um indicador de desempenho de recursos humanos.

  • A.

    Índice de produtividade.

  • B.

    Índice de turnover.

  • C.

    Índice de absenteísmo.

  • D.

    Índice de qualidade de fornecedores.

  • E.

    Índice de treinamento.

Assinale a opção que não apresenta um propósito da avaliação de desempenho.

  • A.

    Deixar que os empregados saibam formalmente que está sendo avaliado seu desempenho atual.

  • B.

    Identificar os empregados que merecem aumentos salariais por mérito.

  • C.

    Localizar empregados que precisam de treinamento adicional.

  • D.

    Identificar candidatos à promoção.

  • E.

    Identificar diferentes padrões entre os avaliadores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...