Questões sobre Comportamento Organizacional

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As atividades desempenhadas por um gestor configuram-se pelo ato de Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar − PODC, de Fayol. A interação dessas funções denomina-se Processo

  • A. Administrativo.
  • B. de Decisão.
  • C. Autocrático.
  • D. Participativo.
  • E. de Conflito.

Sobre Cultura Organizacional considere: I. É um modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os problemas de adaptação externa e integração interna, a tal ponto que ensina os novos membros. II. Processo estratégico de mudança planejada que objetiva alavancar a organização a estágios cada vez mais avançados. III. É estreitamente dependente do conjunto de valores das pessoas que a formam. IV. Propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos seus membros e influencia o seu comportamento. Está correto afirmar o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II, III, IV.

Uma função administrativa que tem por objetivo assegurar que os objetivos da empresa e os planos estabelecidos para o seu alcance sejam realizados levando em conta o desempenho de seus colaboradores define-se como

  • A. PDCA.
  • B. Estratégia.
  • C. PDCL.
  • D. Controle.
  • E. Visão Sistêmica.

As organizações buscam, através de suas ações, melhorarem seu desempenho no mercado de forma que possam se tornar mais competitivas e atingir seus objetivos. Dois conceitos fundamentais sobre o desempenho das organizações estão relacionados à eficiência e à eficácia. A eficiência está relacionada à produtividade da organização no que se refere à utilização mais econômica dos seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou a economia dos recursos, maior a eficiência da organização. Com base no conceito de produtividade, assinale a alternativa que apresenta corretamente os fatores que contribuem para o aumento da eficiência das organizações.

  • A. Capacidade de resolver problemas através de soluções mais rápidas.
  • B. Obtenção de mais resultados com a utilização de menor quantidade de recursos.
  • C. Capacidade de realização dos objetivos organizacionais definidos no planejamento.
  • D. Capacidade de realização de resultados provenientes das estratégias organizacionais.

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. De acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, a eficácia da liderança depende, entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como da sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmações abaixo.

I. Envolve a organização como uma totalidade.

II. É um meio para alcançar objetivos organizacionais.

III. É orientada para o médio e curto prazo.

IV. É decidida no nível institucional da organização.

Referem-se a características da estratégia, APENAS

  • A. I, III e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. III e IV.

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. O processo de socialização organizacional implica a preparação do indivíduo para o desempenho de suas funções e a consequente compreensão por parte desse indivíduo relativamente ao seu próprio papel no ambiente organizacional e ao funcionamento da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir. Postula a teoria da liderança pautada nos recursos cognitivos que, em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência que da inteligência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das características do ambiente organizacional, segundo Williams (2010), é a incerteza, que pode ser definida como

  • A. o excesso ou a falta de recursos organizacionais importantes no ambiente externo de uma organização.
  • B. as tendências de ordem econômica, tecnológica, sociocultural e política que afetam indiretamente as organizações.
  • C. o número de fatores internos e externos presentes no ambiente e que afetam as organizações.
  • D. o grau em que os gestores conseguem compreender ou prever que transformações ou tendências externas afetarão suas empresas.

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir. Treinamentos comportamentais de curto prazo constituem opção eficaz para o desenvolvimento de competências interpessoais à medida que essas expressam a forma como o indivíduo lida com questões de autoridade, poder e liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado
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