Questões sobre Comportamento Organizacional

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Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir. As estratégias para o sucesso de mudanças organizacionais devem incluir a compreensão de uma série de causas relativas aos contextos externo e interno às organizações e às características dos indivíduos e grupos de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir. Os modelos normativos de gestão de pessoas tendem a evitar os conflitos nas relações entre indivíduos e organizações por considerarem que ambas as partes compartilham os mesmos objetivos e interesses.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda que teoricamente distintas, é estreita a relação, do ponto de vista da aplicação, entre as áreas de comportamento organizacional e de gestão de pessoas. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens a seguir. Práticas preventivas de qualidade de vida no trabalho, como ginástica laboral e massagens, intervêm diretamente nos indivíduos para que esses não sofram os desgastes físicos e psíquicos decorrentes do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do comportamento humano em níveis individuais e grupais, analise as afirmativas a seguir.

I. A abertura para experiências descreve até que ponto uma pessoa é imaginativa e curiosa.

II. Os trabalhadores devem avaliar suas atitudes e sua capacidade de aprendizagem para melhorar seus resultados.

III. O modelo de personalidade é um construto teórico que descreve a organização com base em cinco dimensões.

Assinale:

  • A. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B. se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C. se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • E. se somente a afirmativa I estiver correta.

Muitos servidores públicos sentem‐se insatisfeitos com as relações altamente hierarquizadas, as atividades repetitivas e burocratizadas, a falta de reconhecimento de seus superiores e a política remuneratória governamental. Diante desses fatores, suas reações mais típicas são as greves e alguns comportamentos passivos, como a redução do esforço no trabalho. Mesmo quando muito insatisfeitos, raramente os servidores abandonam seus empregos. Essa atitude é justificada pelo(a)

  • A. conservadorismo.
  • B. prática da boa convivência.
  • C. rotatividade de mão de obra.
  • D. prática da cidadania organizacional.
  • E. segurança no trabalho garantida pela estabilidade.

Organizações são compostas por pessoas, sendo assim, entender o comportamento delas e como ele influencia as organizações se torna cada vez mais importante. Com relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A motivação, segundo Maslow, é alcançada por meio de dois grandes blocos de necessidades, que são os fatores de higiene e os motivacionais.
  • B. A teoria X e Y, de Victor Vroom, constitui a relação entre valência e expectativa, para se alcançar a motivação.
  • C. Liderança é o fenômeno em que um indivíduo demonstra a capacidade de comando e o poder de conseguir com que os subordinados aceitem suas ordens.
  • D. Na liderança democrática, o líder possui papel de estimulador da própria equipe, porém a equipe possui liberdade para, com o suporte do líder, decidir por onde seguir.
  • E. A avaliação de desempenho nunca deve ser feita pelo superior imediato devido ao contato diário com o subordinado, pois, assim, essa avaliação poderá ficar contaminada.

Um indivíduo sabe que deve optar entre dois caminhos estabelecidos: um o que, no senso comum, seria o incorreto e o outro, o correto. Ao optar pelo caminho correto, ele está seguindo um rumo guiado pela

  • A. extensão
  • B. virtude
  • C. adequação
  • D. alternância
  • E. proporcionalidade

Após receber resultados ruins, determinada empresa contratou um renomado consultor, iniciando um processo que resultará em reestruturações e, simultaneamente, uma visão sistêmica e comprometimento dos empregados frente às novas metas organizacionais. Esse processo, conhecido como modelo de Lewin, é também chamado de

  • A. Mudança Incremental.
  • B. Mudança Contingencial.
  • C. Change Management.
  • D. Desenvolvimento Organizacional.
  • E. Reengenharia.

O conhecimento tácito apresenta duas dimensões. Aquela que está associada aos modelos mentais do indivíduo e que resulta em sua visão de mundo é denominada dimensão

  • A. direta
  • B. causal
  • C. técnica
  • D. cognitiva
  • E. informal

A autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, devendo estar em equilíbrio com a responsabilidade. Em relação à responsabilidade, é correto afirmar que

  • A. é a capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.
  • B. é uma consequência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas.
  • C. refere-se à especialização das tarefas e das pessoas, necessária para aumentar a eficiência.
  • D. depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.
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