Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.

( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.

( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agrega-lhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir.

( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.

  • A. C, C, E, E, E
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, C, E, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, E, C, C, C

O processo de comunicação humana está sujeito a chuvas e tempestades. É que existem barreiras que servem como obstáculos ou resistência à comunicação entre as pessoas. São variáveis que intervêm no processo de comunicação e que o afetam profundamente, fazendo com que a mensagem, tal como é enviada, se torne diferente da mensagem, tal como é recebida. Ocorrem três tipos de barreiras à comunicação humana: barreiras pessoais, físicas e semânticas. Referente às barreiras semânticas, é INCORRETO afirmar:

  • A. São as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.
  • B. São as interferências que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicação.
  • C. Gestos, sinais e símbolos podem ter diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem distorcer seu significado.
  • D. Translação de linguagem é um exemplo de barreiras semânticas.

A comunicação é feita por um processo composto de cinco elementos. Baseado nessa afirmação, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F para as afirmativas falsas: ( ) Emissor é a pessoa, coisa ou processo que emite a mensagem para alguém. ( ) Transmissor ou codificador é o equipamento situado entre o canal e o destino, isto é, que decodifica a mensagem para o destino. ( ) Receptor ou decodificador é o equipamento que liga a fonte ao canal, isto é, que codifica a mensagem emitida pela fonte para torná-la adequada ao canal. ( ) Canal é a parte do sistema referente ao transporte de alguma forma de mensagem entre pontos fisicamente distantes. ( ) Destino é a pessoa, coisa ou processo para o qual a mensagem é enviada. A alternativa correta é:

  • A. V, F, F, V, V.
  • B. V, F, F, V, F.
  • C. V, F, F, F, V.
  • D. F, V, V, F, F.

Identifique abaixo a alternativa que apresenta um dos quesitos essenciais para se ter uma comunicação de qualidade:

  • A. Devem ser utilizados sinais para se ter uma comunicação informal.
  • B. O emissor deve utilizar tom alto de voz para que o receptor entenda a mensagem.
  • C. O emissor e o receptor devem utilizar o mesmo código.
  • D. O emissor deve utilizar gírias para tornar a comunicação mais clara.

A comunicação que ocorre em uma organização pode ser verbal ou não verbal. Um dos tipos de comunicação não verbal é a paralinguagem, que está relacionado

  • A. à altura, ao ritmo, à inflexão, ao volume e ao padrão de expressão da voz de uma pessoa.
  • B. aos movimentos do corpo e da face, incluindo gestos com os braços e com as mãos.
  • C. ao entendimento da perspectiva e do padrão de referência pessoal do interlocutor.
  • D. à comunicação com uma pessoa a respeito de temas não relacionados ao cargo.

A comunicação realizada por membros de uma organizacional é fator preponderante na obtenção de resultados e na correção de desvios capazes de comprometer a realização das metas organizacionais. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma função da comunicação organizacional:

  • A. Diversidade.
  • B. Controle.
  • C. Motivação.
  • D. Expressão emocional.

Na comunicação empresarial encontram-se as denominadas barreiras, representadas por interferências que se opõem à eficácia da comunicação. Segundo Chiavenato (2000), as principais barreiras que oferecem obstáculos e resistência à comunicação entre pessoas dividem-se em três categorias: humanas ou pessoais, físicas e semânticas. Assinale a alternativa que apresenta um tipo de barreira semântica à comunicação empresarial.

  • A. Falha mecânica.
  • B. Hábito de ouvir.
  • C. Ruído ambiental.
  • D. Sentimento pessoal.
  • E. Interpretação de palavra.

Com relação à comunicação, é correto afirmar que para se obter a redução das incertezas, a melhoria do desempenho e a satisfação de uma equipe,

  • A. quanto maior for a respectiva distorção, maior será o resultado na compreensão dos funcionários.
  • B. afirma-se que o fluxo da comunicação tem que ter o uso extensivo dos canais verticais, horizontais e informais.
  • C. é obrigatória a compreensão somente pelo dirigente das metas, em relação ao feedback e às outras mensagens.
  • D. existe a perfeição e a tangibilidade.
  • E. é importante preocupar-se com o fluxo da comunicação, e com o uso extensivo na perfeição e tangibilidade.

Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos. O silêncio — ausência de palavras ou ruídos — pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita-o ou ignora-o.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos. No sistema formal da comunicação organizacional do tipo “todos os canais”, os membros se comunicam ativamente uns com os outros e há um líder forte que age como condutor central do processo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...