Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A realidade organizacional é constituída e construída a partir da comunicação e também da falta de comunicação adequada. Assim sendo, pode-se dizer que a comunicação é um meio poderoso de estabelecer e de reforçar a realidade organizacional.

A respeito do processo de comunicação organizacional, considere as afirmações abaixo.

I - A comunicação organizacional é compreendida como uma forma ativa de criar, desenvolver e manter relacionamentos e valores compartilhados, culturas comuns e metas acordadas, bem como de estabelecer os meios para atingi-las.

II - O empowerment, na medida em que permite ao trabalhador maior responsabilidade pelo planejamento e controle do seu próprio trabalho, decisão e participação ativas na administração, favorece a comunicabilidade e a sociabilidade organizacionais.

III - Qualidade de Vida no Trabalho é o conjunto de ações organizacionais voltadas para a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho, requerendo uma política de comunicação que dissemine, estimule e consolide uma cultura organizacional centrada em valores, crenças e ideias voltadas para o bem-estar individual e coletivo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas

  • B.

    III, apenas

  • C.

    I e III, apenas

  • D.

    II e III, apenas

  • E.

    I, II e III

A respeito de ocorrências em ambientes organizacionais, julgue os itens subsequentes.

Nas organizações, as mensagens devem alcançar seu receptor de maneira correta e compreensível, portanto as organizações devem estar atentas às possíveis barreiras que possam afetar o sistema de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à comunicação interpessoal, existem três aspectos que devem ser considerados na percepção social, que são o percebedor, o percebido e a situação. Avaliando esses aspectos, o que influencia a percepção social?

  • A. Os estereótipos, que são as distorções na percepção de um todo do processo.
  • B. As generalizações, que ocasionam uma impressão individual favorável ou desfavorável.
  • C. A projeção, como um mecanismo de ataque.
  • D. A defesa perceptual, fonte de acerto ou dissonância cognitiva.
  • E. As especializações e o processo de impressão individual.

No que se refere à evolução da administração e ao processo administrativo, julgue os itens a seguir.

A rede, uma estrutura de comunicação e de gestão aberta e dispersiva, pode ser expandida de forma ilimitada, haja vista o contexto vivenciado pelas organizações que a compõem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, referentes à comunicação interna e às relações com funcionários e com a comunidade.

O processo de comunicação entre os membros de uma organização ocorre por meio de redes formais e informais de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, com base nas teorias e nos modelos de comunicação e interação grupal utilizados no processo de planejamento.

O modelo interpretativo de comunicação relaciona-se à eficiência organizacional e baseia-se no princípio de que a realidade é criada e mantida por meio da interação entre os indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O principal objetivo da comunicação nas organizações, segundo Sueli Amaral, é obter a conquista da simpatia, da credibilidade e da confiança, com finalidade

  • A. sociocultural
  • B. socioeconômica
  • C. político-educacional
  • D. tecnoinformacional
  • E. político-social

No processo de comunicação interpessoal, é a reação do receptor ao ato de comunicação, permitindo que o emissor saiba se sua mensagem foi ou não compreendida pelo receptor:

  • A.

    ruído horizontal.

  • B.

    racionalização.

  • C.

    negação.

  • D.

    feedback.

  • E.

    ruído vertical.

Considere as seguintes assertivas:

I. Visto que os objetivos organizacionais são alterados ao longo do tempo, as redes de comunicação também mudam.

II. As redes de comunicação informal contribuem para uma vantagem competitiva de uma área ou orga nização.

III. Rumor é uma rede de comunicação organizacional informal ao longo do qual informações não oficiais fluem rapidamente.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, apenas.

O telefone é o meio de comunicação mais utilizado no planeta; sua utilização, contudo, requer procedimentos específicos.

Um procedimento obrigatório em relação ao uso do aparelho telefônico consiste em:

  • A. realizar a assepsia do aparelho antes de toda e qualquer ligação.
  • B. fornecer informações às pessoas, somente após elas se identificarem.
  • C. ter, junto ao aparelho, uma relação dos funcionários da empresa onde constem o setor de trabalho e o telefone interno.
  • D. tentar resolver o problema apresentado de alguém que esteja ausente no momento da ligação.
  • E. retornar a ligação para confirmar as informações apresentadas, descartando a hipótese de trote.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...