Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
A respeito dos processos organizacionais, como a comunicação e a direção, julgue os itens que se seguem.
O significado de uma mensagem é influenciado pelo próprio conteúdo da informação, e não pelo contexto da mensagem.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
A respeito dos processos organizacionais, como a comunicação e a direção, julgue os itens que se seguem.
Na proporção em que o trabalho organizacional se torna mais complexo, a coordenação parece ser mais facilitada pela padronização de processos de trabalho que pela supervisão simples.
Determina, dentre outros fatores, uma comunicação efetiva:
ampliar os canais de comunicação.
potencializar os ruídos da comunicação.
saber ouvir.
ter fluência na interlocução.
ter expressão corporal e correção gramatical acurados.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Acerca dos processos organizacionais e em relação à comunicação e à direção, julgue os itens subseqüentes.
A percepção seletiva é um processo que aparece na comunicação, pois os receptores vêem e ouvem seletivamente com base em suas necessidades, experiências, formação e outras características pessoais.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
Acerca dos processos organizacionais e em relação à comunicação e à direção, julgue os itens subseqüentes.
Tendo em vista a compreensão do processo de comunicação, deve-se considerar fatores como: quem está comunicando a quem, a linguagem utilizada e o conteúdo da comunicação, devendo-se, entretanto, desconsiderar o contexto em que a comunicação ocorre.
Administração - Comunicação Empresarial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Uma consultora de Recursos Humanos foi contratada por uma multinacional para reavaliar os processos de comunicação interna da empresa. A preocupação da empresa era com as relações interpessoais, que estavam impedindo o funcionamento adequado da organização devido à existência de muitos conflitos não administrados (competições exacerbadas, rivalidade e disputas pelo poder). Para tentar retratar as relações interpessoais, a consultoria utilizou-se da "Janela de Johari", conforme tabela abaixo:
na relação "eu aberto" com "eu aberto", a pessoa compartilha reações ou sentimentos gerados por acontecimentos imediatos, revelando deliberadamente algo que esconde, nivelando a comunicação.
na relação "eu cego" com "eu aberto", comunicações que a própria pessoa não percebe são reveladas de forma inconsciente.
na relação "eu aberto" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.
a relação "eu cego" com "eu cego" é um estágio de relacionamento interpessoal profundo, a comunicação é intensa.
na relação "eu cego" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
A iniciativa de gestão do conhecimento é avaliada como importante ou muito importante por 90% das empresas, mas está presente em apenas 16% delas. Dentro desses 16%, 48% encontram-se estruturadas formalmente e, em 43% das empresas com uma estrutura formal, há um serviço de ajuda na obtenção de informações e conhecimento, visando a um melhor desempenho das funções. Nesse contexto, e conforme a teoria da gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.
O conhecimento tácito é aquilo que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações e manuais, sendo facilmente transmitido, sistematizado e comunicado.
Nas organizações modernas, espera-se que o nível de comunicação interna entre as diversas áreas e as chefias seja
horizontal e descendente.
flexível
em circuito fechado.
mais aberto
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...