Questões sobre Comunicação Empresarial

Lista completa de Questões sobre Comunicação Empresarial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Juliana é assistente administrativa de uma empresa portuária e tem dificuldade em se relacionar com as pessoas no trabalho, pois na comunicação com seus colegas e com a chefia suas mensagens são, na maioria das vezes, mal interpretadas. Nessa situação, é correto afirmar que há bloqueio na comunicação de Juliana.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de relações humanas no trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Isabel é gerente de material de uma empresa portuária. Ao administrar sua equipe, sabe ouvir seus colaboradores, procura adequar a linguagem utilizada às diferentes capacidades de seus ouvintes e apresenta empatia. Nessa situação, é correto afirmar que Isabel demonstra ter competência interpessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

As informações que fluem pelos diversos canais de comunicação em uma organização ocorrem, em sua grande maioria, de cima para baixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A dinâmica organizacional tornou-se mais intensa, pois os clientes, ávidos por terem seus anseios e necessidades sempre satisfeitos, buscam conhecer uma maior diversidade de produtos e tecnologias existentes. O processo de globalização instaurou, na realidade das organizações, um conjunto de preceitos que anteriormente não possuíam grande destaque: comunicação, processo de decisões, descentralização, entre outros. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Tanto na comunicação de cima para baixo, quanto na comunicação de baixo para cima, a filtragem de informações, apesar da possibilidade de perda de alguns conteúdos, é essencial para o processo de comunicação dos funcionários e, por conseguinte, dos setores, departamentos etc., pois não permite que a informação chegue ao seu destino agregada de detalhes supérfluos. Assim, a filtragem torna o processo de comunicação eficaz, pois a informação recebida é oportuna, adequada e pertinente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marina, gerente administrativa, trabalha em uma empresa de prestação de serviços odontológicos de grande atuação no mercado de Brasília. A organização é composta de 12 profissionais que atendem 8 horas por dia, nas 5 unidades espalhadas pelo DF. Marina tem observado que, mesmo possuindo unidades distantes entre si, e profissionais específicos em cada unidade, a missão organizacional existente e a imagem de herói do fundador são amplamente respeitadas em todas as unidades. Isto possibilita um clima organizacional harmônico e prazeroso. Marina está muito satisfeita com o seu emprego.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e cultura organizacional.

Quando Marina envia um memorando para as unidades da empresa, informando a respeito de um novo convênio firmado, mesmo não se formando um ciclo de feedback, este processo pode ser denominado de comunicação de mão única.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista determinados aspectos da administração, julgue os itens subseqüentes.

O padrão roda de rede de comunicação informal, pelo fato de ter o líder como condutor central para toda a comunicação do grupo, permite maior satisfação dos envolvidos no processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista determinados aspectos da administração, julgue os itens subseqüentes.

Rituais e cerimônias podem ser significativos meios de comunicação para a organização, especialmente para a reprodução de valores e orientações da empresa para seus empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista alguns aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.

O controle é uma das funções da comunicação interpessoal nas organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista alguns aspectos gerais das organizações, julgue os itens a seguir.

Uma das vantagens da comunicação lateral é permitir que os membros da organização estabeleçam relações com os colegas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comunicação é uma ferramenta vital para as atividades diárias de uma entidade. Sobre a comunicação nas organizações, pode-se afirmar que:

1) a comunicação deve compreender não só a transferência de informação como também o compartilhamento de significados.

2) o controle, a motivação, a expressão emocional e a informação são funções da comunicação numa organização ou grupo.

3) o modelo do processo de comunicação é composto de duas partes: o emissor e o receptor.

4) a credibilidade do emissor é um requisito importante para que a comunicação tenha um feedback positivo.

5) a comunicação é mais rápida nas organizações mais hierarquizadas.

Estão corretas apenas:

  • A. 1, 2, 3 e 4
  • B. 2, 4 e 5
  • C. 1, 2 e 4
  • D. 1, 3, 4 e 5
  • E. 2, 3 e 5
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...