Questões sobre Educação Corporativa

Lista completa de Questões sobre Educação Corporativa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As videoconferências consistem na geração, a partir de um ponto remoto, de palestras ao vivo para o público-alvo, que recebe a imagem (normalmente via satélite) em um aparelho de televisão conectado a uma antena parabólica sintonizada em um canal apropriado. Essa tecnologia não possibilita a interação do aluno com o palestrante.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de instituições de educação superior e corporativa, julgue os itens a seguir.

A gestão tecnicista da educação fundamenta-se nos princípios da administração científica, de Taylor, e da administração gerencial, de Fayol.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de instituições de educação superior e corporativa, julgue os itens a seguir.

Considerando-se um estilo liberal de gestão de instituições educacionais, a atitude mais importante é a obediência, e a tomada de decisão é centrada nos indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de instituições de educação superior e corporativa, julgue os itens a seguir.

O projeto pedagógico de uma instituição educacional retrata a sua cultura organizacional, por isso a gestão de unidades de educação corporativa não pode ser desvinculada da missão da organização que as mantém.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de instituições de educação superior e corporativa, julgue os itens a seguir.

Em uma perspectiva emancipadora, são princípios do projeto pedagógico a ação consciente e organizada, a separação entre a teoria e a prática e o processo de descentralização da tomada de decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação corporativa é um recurso muito utilizado nos modelos atuais de aprendizagem organizacional. No entanto, ele não está livre de problemas. Um dos principais problemas que afeta a eficácia de projetos de educação corporativa é

  • A.

    o custo elevado e o pouco retorno em termos de produtividade.

  • B.

    um programa com conteúdo humanístico.

  • C.

    a utilização de recursos de ensino à distância.

  • D.

    a falta de continuidade dos programas.

  • E.

    a presença de cursos noturnos.

Segundo Schwartz (Yves SCHWARTZ, Trabalho e educação. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 7, n. 38, p.5-17, mar/abr. 2001), o paradigma construtivista aplicado à educação profissional procura analisar os processos de trabalho de modo a identificar:

  • A.

    os comportamentos como resultados, descrevendo as funções em unidades de competências e estas em elementos de competências, seguindo o princípio de descrever em cada nível o produto esperado.

  • B.

    a relação entre as atividades de trabalho e os conhecimentos incorporados e/ou mobilizados, de modo que se possa obter a compreensão da relação competência/contexto e seus processos de construção e evolução.

  • C.

    as pessoas que realizam bem o seu trabalho de acordo com os resultados esperados, definindo o posto de trabalho em termos das características destas pessoas e do seu desempenho superior, tendo como objeto de análise o posto de trabalho e a tarefa para definir o currículo de formação.

  • D.

    a noção de competência referida aos contextos, espaços e tempos socioculturais e ancorada em dimensões de classe social, gênero, etnias, grupos geracionais, entre outras.

  • E.

    as competências como resultado de prescrições normativas vinculadas à estrutura de carreiras e aos papéis formais atribuídos aos cargos correspondentes.

Considere os pressupostos abaixo.

− Não permite a interatividade entre professor e alunos.

− Rompe barreiras geográficas democratizando o acesso ao ensino.

− Reduz o controle e a participação dos alunos sobre o processo de aprendizado.

− Massifica o ensino, mas respeita os distintos ritmos de aprendizagem.

− Permite a utilização de dispositivos multimídia, impressos, mecânicos e outros.

Assinale, como falso (F) ou verdadeiro (V) o os pressupostos da Educação a Distância (EaD).

  • A.

    F; V; F; V; V.

  • B.

    F; F; V; V; F.

  • C.

    V; V; F; F; V.

  • D.

    V; F; V; V; F.

  • E.

    ; V; F; V; F.

Com relação à conceituação e às funções da universidade corporativa (UC), julgue os itens subseqüentes.

Maximizar a sinergia das capacitações existentes em diferentes empresas de um grupo pode ser um objetivo global da UC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à conceituação e às funções da universidade corporativa (UC), julgue os itens subseqüentes.

O modelo sala de aula-professor-aluno é a estratégia pedagógica essencial de uma UC.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...