Questões sobre Eficiência X Eficácia

Lista completa de Questões sobre Eficiência X Eficácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos três fatores de influência da administração nas organizações, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.

  • A. 3, 1, 2
  • B. 2, 3, 1
  • C. 1, 2, 3
  • D. 2, 1, 3

Assinale a alternativa que representa a utilização mais adequada dos meios para o alcance de um fim específico.

  • A. Eficácia
  • B. Elasticidade
  • C. Conversibilidade
  • D. Necessidade
  • E. Eficiência

Uma organização eficiente é aquela que:

  • A. utiliza produtivamente seus recursos.
  • B. alcança seus objetivos.
  • C. planeja com competência.
  • D. organiza e realiza suas metas.

No processo de transformação de recursos para oferecer produtos e serviços, dois conceitos são importantes para identificar o desempenho das organizações. O primeiro diz respeito à realização dos objetivos organizacionais, e o segundo à economia na utilização dos recursos. Esses conceitos são, respectivamente:

  • A. eficácia e eficiência.
  • B. metas e eficiência.
  • C. produtividade e eficácia.
  • D. produtividade e eficiência.
  • E. metas e produtividade.

Com relação aos resultados obtidos e a utilização dos recursos em uma organização, analise as afirmativas a seguir.

I. Eficácia é o resultado obtido pelo uso eficiente dos recursos de produção.

II. Eficiência e eficácia demandam integração para a atingir os resultados previstos.

III. Eficiência é obter o mesmo resultado utilizando menos recursos.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Em termos econômicos, ____________ de uma empresa se refere a sua capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade por meio do suprimento de seus produtos (bens ou serviços), enquanto _____________ é uma relação técnica entre entradas e saídas. Nestes termos, ____________ é uma relação entre custos e benefícios.

  • A. a eficácia – a eficiência – a eficiência
  • B. a eficácia – a eficiência – a eficiência
  • C. a produtividade – a efetividade – a competitividade
  • D. a eficiência – a eficácia – a produtividade
  • E. a competitividade – a efcácia – a efetividade

Uma organização utiliza diversos tipos de indicadores, tendo como referência a posição desses nas etapas da cadeia de valor. O tipo de indicador mais útil na etapa Clientes/Usuários/Cidadãos é:

  • A. eficácia, pois mede a relação entre os serviços entregues e os recursos alocados;
  • B. eficiência, pois mede o quanto foi entregue do que era necessário entregar;
  • C. efetividade, pois mede o impacto das ações;
  • D. execução, pois mede a qualidade do que foi executado;
  • E. insumos, pois mede o tempo de entrega dos recursos solicitados.

De acordo com os conceitos apresentados por Chiavenato (2011), acerca das perspectivas da administração, relacione os termos às suas respectivas descrições:

A sequência correta é

  • A. I, II, IV, III.
  • B. II, I, III, IV.
  • C. III, IV, II, I.
  • D. IV, III, I, II.

Suponha que determinada empresa, integrante da Administração pública, tenha sido instada por órgão de orientação governamental para adotar medidas de corte de custos, incluindo despesas com pessoal e custeio em geral. Como alternativa à redução do seu quadro funcional, referida empresa propôs ações concretas para aumento de eficiência no desempenho de suas atividades. A solução apresentada pela empresa, do ponto de vista conceitual, é

  • A. aceitável, dado que o conceito de eficiência preconiza o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços, o que, potencialmente, pode ensejar redução de custos.
  • B. descabida, eis que eficiência é uma medida de alcance de metas, que nada tem a ver com a relação entre o produto e os custos incorridos.
  • C. inadequada, tendo em vista que o conceito de eficiência diz respeito, exclusivamente, à satisfação das expectativas da sociedade pelos serviços prestados pela instituição.
  • D. pertinente, porém deve-se ter em mente que a redução de custos somente será alcançada com a correspondente redução da qualidade dos serviços prestados.
  • E. incoerente, dado que uma das premissas para o aumento da eficiência é a redução dos recursos humanos alocados na instituição.

Uma determinada organização pública adotou, dentre vários, um indicador que aponta o grau com que um de seus programas atinge as metas e objetivos planejados, ou seja, estabeleceu um referencial (linha de base) e as metas a serem alcançadas, para avaliar se serão atingidas ou superadas.

Esse é um indicador que mede:

  • A. a economicidade do programa;
  • B. a eficiência do programa;
  • C. a complexidade do programa;
  • D. a eficácia do programa;
  • E. a efetividade do programa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...