Questões sobre Eficiência X Eficácia

Lista completa de Questões sobre Eficiência X Eficácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de produção visa garantir a eficiência e a eficácia para a realização das operações e da produção de produtos ou da prestação de serviços, sendo específica para cada empresa. O tipo de operação que sofre o produto e a natureza do produto de uma concessionária de energia elétrica são classificados, respectivamente, como

  • A. padronizado e processo contínuo.
  • B. processo contínuo e serviço.
  • C. processo discreto e serviço.
  • D. serviço e padronizado.
  • E. processo contínuo e processo discreto.

A avaliação de resultados com ênfase na eficácia e não na eficiência é uma característica do orçamento

  • A. clássico.
  • B. base zero.
  • C. funcional.
  • D. programa.
  • E. incremental.

Em relação às distinções entre eficiência e eficácia, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Ser eficiente é entregar o que é pedido dentro do prazo solicitado.

( ) Ser eficaz é entregar, mesmo fora do prazo estipulado, o que foi pedido.

( ) Ter foco na eficácia é alcançar os objetivos sem se preocupar com a forma de como alcançá-los.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, F e F.
  • B. F, F e V.
  • C. F, V e V.
  • D. V, F e V.
  • E. V, V e V.

Com relação aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Eficiência é a medida relacional entre os resultados obtidos e os recursos utilizados.

II. Efetividade é a medida de entrega obtida na vida real frente aos estudos de eficácia.

III. Eficácia consiste na entrega do resultado desejado na forma mais rápida possível.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

A Escola Behaviorista defendia algumas doutrinas centrais, dentre as quais a de que a eficácia, e não mais a economia e a eficiência, passa a ser o objetivo central da administração. A eficácia corresponde a uma eficiência humanizada, isto é, atingir os objetivos da forma mais racional possível, com um mínimo de perda dos valores humanos; a eficácia desloca a ênfase dos insumos para os produtos. Atualmente, esses termos têm um significado diferente com uma ideia mais completa, a saber:

  • A. eficácia é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficiência é atingida quando, sendo eficiente, o gerente atinge seus produtos de maneira apropriada, como programado.
  • B. eficiência é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficácia é atingida quando, sendo eficiente, o gerente atinge seus produtos de maneira apropriada, como programado.
  • C. eficiência é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficácia é o termo adotado para traduzir o comportamento gerencial quando, manipulando de forma adequada seus insumos, o executivo atinge seus produtos com valor social, tendo tais produtos ampla aceitação do mercado.
  • D. eficácia é alcançada quando o executivo manipula de forma adequada os insumos de que necessita para tingir seus produtos, enquanto que a eficiência é o termo adotado para traduzir o comportamento gerencial quando, manipulando de forma adequada seus insumos, o executivo atinge seus produtos com valor social, tendo tais produtos ampla aceitação do mercado.
  • E. eficácia é atingida quando, sendo eficiente, o gerente atinge seus produtos de maneira apropriada, como programado e eficiência é o termo adotado para traduzir o comportamento gerencial quando, manipulando de forma adequada seus insumos, o executivo atinge seus produtos com valor social, tendo tais produtos ampla aceitação do mercado.

Conforme diagrama a seguir, pode-se afirmar que os números identificam as seguintes dimensões de desempenho:

  • A. 1. Efetividade 2. Economicidade 3. Eficiência 4. Eficácia
  • B. 1. Economicidade 2. Efetividade 3. Eficiência 4. Eficácia
  • C. 1. Efetividade 2. Economicidade 3. Eficácia 4. Eficiência
  • D. 1 Eficácia 2. Economicidade 3. Eficiência 4. Economicidade
  • E. 1. Efetividade 2. Eficiência 3. Economicidade 4. Eficácia

Uma forma de estudar a eficácia consiste em analisar as relações de troca entre as recompensas que os stakeholders (clientes, empregados, acionistas, fornecedores, governo, etc.) recebem e as contribuições fornecidas à organização. Quanto maior a coincidência de interesses entre essas partes, mais eficaz a organização e maior sua capacidade de sobrevivência. Com relação à essas recompensas recebidas e contribuições fornecidas é correto afirmar que:

  • A. os empregados recebem remuneração e contribuem com capital.
  • B. o governo recebe taxas e impostos e contribui com receitas de vendas.
  • C. os clientes recebem produtos e serviços e contribuem com infraestrutura.
  • D. os acionistas recebem retorno sobre o investimento e contribuem com trabalho.
  • E. os fornecedores recebem pagamento por mercadorias e contribuem com matéria prima.

A empresa é eficaz quando atinge seu objetivo de transformar pessoas em clientes lucrativos que garantam sua sobrevivência. Para serem eficazes, quando há concorrência, as empresas precisam ser competitivas, ter vantagens sobre as demais. Essas vantagens competitivas são qualidade, baixo custo, velocidade, inovação e flexibilidade. A competitividade com base em flexibilidade significa capacidade de:

  • A. adaptar um sistema produtivo para fornecer diferentes produtos e serviços.
  • B. atingir um resultado antes que outras, mesmo que isso signifique alguma perda de recursos.
  • C. fornecer uma grande variedade de produtos ou serviços, que atendem às necessidades específicas dos clientes.
  • D. apresentar novos produtos e serviços que dão sustentação à empresa nas relações com os clientes atuais e potenciais.
  • E. ter uma estrutura eficiente de utilização de recursos e conseguir oferecer grande variedade de produtos e serviços a preços atraentes, especialmente no caso de produtos e serviços de qualidade comparável.

No campo da Ciência da Administração, eficiência e eficácia são conceitos distintos. Quanto aos conceitos, assinale a alternativa correta.

  • A. Eficácia é a capacidade de executar corretamente as tarefas.
  • B. Eficácia preocupa-se com a redução dos custos operacionais.
  • C. Eficiência liga-se ao cumprimento dos regulamentos internos.
  • D. Eficiência é a ênfase nos objetivos e resultados da organização.
  • E. Eficiência em Ciência da Administração e no Direito Administrativo apresentam o mesmo sentido.

Um dos princípios gerais do planejamento é o da maior eficiência, eficácia e efetividade. No caso de uma empresa que alcança os objetivos empresariais, mas não no nível ideal, e que utiliza os recursos disponibilizados de modo inadequado, com relação à eficiência e eficácia, é correto afirmar que ela apresenta:

  • A. eficácia externa baixa e eficiência interna baixa
  • B. eficiência interna baixa e eficácia externa alta
  • C. eficácia interna alta e eficiência externa alta
  • D. eficácia externa alta e eficiência interna alta
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...