Questões sobre Eficiência X Eficácia

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O critério da eficiência sustentou as primeiras teorias da organização pública. No entanto, a partir dos anos 70 outro conceito passa a complementar o estudo da administração pública, conceito este que procura corrigir os desequilíbrios existentes na distribuição de valores sociais. A ele os autores o denominaram de:

  • A. participação
  • B. hierarquia
  • C. justiça
  • D. liderança
  • E. equidade social

Tradicionalmente, a administração é conceituada como um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos organizacionais. Em relação à eficiência e eficácia, é correto afirmar:

  • A. Eficiência está relacionada ao alcance dos objetivos e eficácia está associada à resolução de problema.
  • B. Eficiência trata da realização de tarefas e eficácia está associada à resolução de problemas.
  • C. Eficiência está relacionada ao alcance dos objetivos e eficácia está relacionada ao acerto nas soluções propostas.
  • D. Eficiência trata da realização de tarefas e eficácia está relacionada ao acerto nas soluções propostas.

Com base nessa informação, considere hipoteticamente que determinada secretária executiva de uma multinacional precisava decidir, entre muitas tarefas, qual deveria realizar primeiro para obter eficiência e eficácia no trabalho. Uma dessas atividades tinha prazo de entrega para aquele mesmo dia e, caso não fosse cumprida, poderia causar sérios prejuízos à empresa. Nesse caso, qual das atividades a profissional deveria providenciar primeiro para conseguir atingir o seu objetivo?

  • A. Urgente.
  • B. Prioridade.
  • C. Importante.
  • D. Diária.
  • E. Eventual.

Considerando as abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue os itens a seguir.

No contexto organizacional, eficácia é a razão dos resultados obtidos pela transformação dos insumos e eficiência é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização eficiente, eficaz e competitiva evidencia uma administração de alto desempenho. Relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita, conforme os preceitos básicos de:

A sequência correta é:

  • A. 1 – 2 – 3
  • B. 2 – 3 – 1
  • C. 3 – 2 – 1
  • D. 1 – 3 – 2
  • E. 2 – 1 – 3

O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas categorias, julgue os itens que se seguem.

A categoria eficácia e eficiência das operações objetiva organizar os processos internos para a obtenção do menor custo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno do COSO, julgue os itens subsequentes.

A efetividade e a eficiência operacional relacionam-se com os objetivos de desempenho da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resul tados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados esta belecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

O conceito de eficiência na gestão pública corresponde ao

  • A. grau de alcance das metas; é uma medida de resultados para avaliar o desempenho da administração.
  • B. uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços.
  • C. impacto final das ações, ou seja, o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela organização.
  • D. grau de alcance dos indicadores de resultados estabelecidos no planejamento estratégico da organização.
  • E. resultado da avaliação de desempenho e grau de satisfação com os serviços disponibilizados.

Uma organização é produtiva quando consegue atingir seus objetivos, transformando entradas em resultados ao mais baixo custo possível. Assim sendo, a produtividade implica preocupação tanto com a eficiência quanto com a eficácia organizacional.

 Nesse sentido, a eficácia organizacional

  • A.

    é a proporção entre o resultado efetivo alcançado e os recursos necessários para alcançá-lo.

  • B.

    é alcançada por meio da racionalização do trabalho do funcionário e pelo somatório da eficiência individual.

  • C.

    é obtida, segundo a visão Taylorista, quando uma organização domina as técnicas da Administração Científica.

  • D.

    depende da análise que o gerente faz de cada situação específica, com base na análise das contingências, para que possa tomar decisões que justifiquem os seus resultados.

  • E.

    visa ao bom aproveitamento de recursos e a uma boa relação entre custo e benefício, ou seja, a obter os resultados esperados com os menores custos e com perdas reduzidas.

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