Questões sobre Eficiência X Eficácia

Lista completa de Questões sobre Eficiência X Eficácia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere a gestão de processos, julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. A medição, o monitoramento, o controle, a garantia da eficiência e a eficácia da organização são características dos processos de apoio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um indicador de eficiência é aquele que:

  • A. Expressa a utilização dos limites da empresa.
  • B. Expressa o aumento da satisfação dos clientes (internos ou externos).
  • C. Expressa o aumento dos resultados em função da utilização dos recursos.
  • D. Expressa a melhor utilização de um recurso.

Uma ONG atendeu, em 2015, 100 refugiados, com um dispêndio total de 100.000 reais. Em 2016, a ONG atendeu 120 refugiados, com um dispêndio total de 120.000 reais.

Pode-se dizer que, de 2015 para 2016, a ONG foi:

  • A. menos eficiente;
  • B. mais eficiente;
  • C. menos eficaz;
  • D. mais eficaz;
  • E. mais produtiva.

Um gerente de sessão de determinado órgão público declarou que sua principal preocupação é que “as atividades da nossa sessão sejam realizadas e que os nossos objetivos sejam atingidos – não importa quanto esforço a equipe tenha que fazer”.

A principal preocupação do gerente é com a:

  • A. produtividade;
  • B. eficácia;
  • C. eficiência;
  • D. estratégia;
  • E. missão organizacional.

O funcionário de um órgão público de fomento à pesquisa tem como atribuição o atendimento a solicitantes de pedidos de bolsas de estudo no exterior. O funcionário é responsável pelo atendimento dos solicitantes, registro e recebimento dos documentos que dão início ao processo de solicitação das bolsas, devendo ser iniciados apenas os processos que se enquadrem nos critérios do órgão para concedê-las. Dessa etapa inicial os processos seguem para as etapas de avaliação e decisão. Em 2015, o funcionário atendeu 150 solicitantes, dando início a 150 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 10 foram recusados na etapa de avaliação por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e outros 36 tiveram o pedido negado por falta de verba. Em 2016, o funcionário atendeu 80 solicitantes, dando início a 80 processos de pedido de bolsa. Desses processos, 8 foram recusados na etapa de avaliação das bolsas por não atenderem aos critérios de concessão de bolsas e 36 foram recusados por falta de verbas.

Comparando-se os resultados dos anos de 2015 e de 2016, é correto afirmar que o funcionário:

  • A. foi mais eficiente em 2016;
  • B. foi mais eficaz em 2016;
  • C. foi mais eficaz em 2015;
  • D. manteve a mesma eficiência nos dois anos;
  • E. manteve a mesma eficácia nos dois anos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...