Questões sobre Geral

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Tendo como principal inspiração a obra do biólogo Ludwig von Bertalaffy, o enfoque sistêmico da organização pode ser compreendido como uma ferramenta para lidar com a complexidade do mundo moderno. Em relação a este enfoque, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    assim como a racionalidade e a ordem são questões centrais nos trabalhos de Fayol e Simon, o consenso e a integração são elementos-chave em outras abordagens teóricas, dentre estas a da teoria sistêmica.

  • B.

    no enfoque sistêmico, há uma tendência a enfatizar mais os papéis do que as pessoas; portanto, o trabalhador, conceituado como sendo um "homem funcional," é visto como um ocupante de cargo com papéis a desempenhar.

  • C.

    diferentemente das perspectivas mecanicista e reducionista das abordagens clássicas da administração que explicam o todo em função das partes, o enfoque sistêmico explica as partes em função do todo, sendo, portanto, tipicamente expansionista e teleológico.

  • D.

    segundo o modelo sociotécnico de Tavistock, os subsistemas tecnológico e social que formam uma organização não são apenas inter-relacionados, mas sim mutuamente determinantes.

O conceito de aprendizagem organizacional tem sido crescentemente utilizado na medida em que as organizações buscam desenvolver estruturas, estratégias e sistemas mais sensíveis às mudanças. Marque abaixo a assertiva CORRETA em relação à noção de aprendizagem organizacional.

  • A.

    em um sistema organizacional, a aprendizagem em circuito duplo tende a gerar mudanças em que as normas do sistema são desafiadas e modificadas;

  • B.

    a aprendizagem organizacional não ocorre em organizações burocráticas, tipicamente centradas na rigidez, na ordem e na continuidade;

  • C.

    na visão de Schein, apesar de conceder um senso de continuidade e identidade ao grupo, a cultura organizacional não exerce um papel determinante nos processos de aprendizagem organizacional;

  • D.

    Senge aponta a mudança estratégica como uma das cinco disciplinas a serem implementadas para a construção de uma organização de aprendizagem.

Veiga aponta que a partir dos anos 80, houve várias transformações que fizeram com que as empresas repensassem, além de suas estruturas, e redefinissem seus mercados com a finalidade se manterem competitivas também suas:

  • A. estratégias; receitas de capital, fornecedores e funcionário; responsabilidade social; competências e habilidades de seus recursos humanos.
  • B. estratégias; relações com clientes, receitas de capital; responsabilidade social; competências e habilidades de seus recursos humanos.
  • C. estratégias; relações com clientes, fornecedores e funcionário; responsabilidade social; receitas de capital.
  • D. receitas de capital; relações com clientes, fornecedores e funcionário; responsabilidade social; competências e habilidades de seus recursos humanos.
  • E. estratégias; relações com clientes, fornecedores e funcionário; responsabilidade social; competências e habilidades de seus recursos humanos.

Corresponde à inclusão de um bem no controle patrimonial:

  • A. Registro.
  • B. Inventário.
  • C. Tombamento.
  • D. Baixa.
  • E. Contagem.

NÃO representa uma forma pela qual um bem é adquirido e passa a constituir o ativo imobilizado da empresa:

  • A. Compra.
  • B. Alienação.
  • C. Cessão.
  • D. Permuta.
  • E. Doação.

Consiste na renovação, substituição de bens em virtude de depreciação:

  • A. Gestão de ativo imobilizado.
  • B. Renovação patrimonial.
  • C. Baixa patrimonial.
  • D. Tombamento.
  • E. Manutenção.

Corresponde a um método de controle e avaliação de estoques no qual o valor de saída é igual ao valor da primeira entrada:

  • A. PEPS.
  • B. UEPS.
  • C. custo médio.
  • D. Just in time.
  • E. ERP.

Define-se Organização como um conjunto de partes inter-relacionadas em função de um objetivo. São, portanto, três os elementos constitutivos de qualquer organização:

  • A.

    Pessoas, Processos e Sistemas.

  • B.

    Formas, Princípios e Objetivos.

  • C.

    Desempenho, Métodos e Processos.

  • D.

    Partes, Relações e Objetivos.

Corresponde à razão entre o valor de estoque consumido em determinado período e o valor do estoque médio no mesmo período:

  • A. custo médio.
  • B. giro de estoque.
  • C. antigiro.
  • D. estoque de segurança.
  • E. estoque efetivo.

Um dos maiores desafios dos gestores é motivar as pessoas. Nesse sentido devem faze-las decididas, confiantes e comprometidas a alcançar os objetivos propostos; energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem-sucedidas através do seu trabalho na organização. Para Chiavenato (1999), os três elementos fundamentais de motivação são:

  • A.

    Incentivo, Metas e Necessidades.

  • B.

    Impulso, Persistência e Esforços.

  • C.

    Estímulo, Satisfação Pessoal e Remuneração.

  • D.

    Esforço, Objetivos Organizacionais e Necessidades Individuais.

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