Questões sobre Geral

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Avalie se as afirmativas a seguir, relativas à reengenharia, são falsas (F) ou verdadeiras (V):

Busca reduzir a organização ao essencial e fundamental.

 Tenta negociar uma renovação moderada, que considere as estruturas e os procedimentos atuais e os melhore paulatinamente, sem inventar novas maneiras de fazer o trabalho.

 Reorienta o foco para os processos; seus três componentes básicos são pessoas, TI e processos.

As afirmativas são respectivamente:

  • A. F, F e F.
  • B. V, F e V.
  • C. V, V e F.
  • D. F, F e V.
  • E. V, V e V.

A essência do design organizacional é a manipulação de uma série de parâmetros que determinam a divisão do trabalho e a obtenção de coordenação. A respeito dos parâmetros do projeto estrutural, é INCORRETO afirmar:

  • A. A especialização no trabalho refere-se à qualidade do desempenho de tarefas em um determinado trabalho e ao controle dos trabalhadores sobre essas tarefas.
  • B. A formalização de comportamento refere-se à padronização dos processos de trabalho por imposição de instruções operacionais, descrições de cargo, regras, regulamentações e similares.
  • C. O treinamento refere-se ao uso de programas formais de instrução para estabelecer e padronizar, nas pessoas, as habilidades e o conhecimento necessários para desempenhar determinadas tarefas na organização.
  • D. A doutrinação refere-se a programas e técnicas por meio das quais as normas dos membros de uma organização são padronizadas, de forma que eles se tornem receptivos às suas necessidades ideológicas e possam ser considerados aptos a tomar suas decisões e executar suas ações.
  • E. O agrupamento de unidades refere-se à escolha das bases por meio das quais as posições são agrupadas em unidades, e essas unidades em unidades de ordem mais alta.

As inovações no âmbito de uma organização não são aleatórias, ocorrendo em relação às condições passadas e presentes da organização. A respeito das formas de inovação, considere as seguintes afirmativas:

1. Inovações programadas são planejadas por meio de pesquisa e desenvolvimento do produto ou serviço.

2. Inovações não programadas ocorrem quando existe sobrecarga de trabalho na organização, isto é, encontram-se disponíveis menos recursos do que é presentemente necessário.

3. A inovação é problemática quando imposta à organização, como quando uma crise é percebida e novas ações são implementadas.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
  • B. Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
  • C. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • D. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

O incremento da diversidade na força de trabalho tem levado as organizações a aumentarem a flexibilidade na oferta de benefícios. Sobre os programas de benefícios flexíveis, assinale a alternativa correta.

  • A. Os planos modulares são formados por um corpo de benefícios comuns a todos os funcionários, a serem acrescidos de pacotes ou módulos definidos de acordo com as características sociodemográficas do trabalhador.
  • B. Os planos de crédito flexíveis são aqueles a partir dos quais o funcionário tem a liberdade de escolher qual benefício oferecido pela empresa ele deseja, até um máximo monetário estabelecido.
  • C. Os planos nucleares possuem um núcleo fixo de benefícios essenciais e uma quantia de recurso financeiro disponibilizada para o funcionário contratar diretamente o serviço de que necessita.
  • D. Os planos modulares são formados por um corpo de benefícios comuns a todos os funcionários, a serem acrescidos de pacotes ou módulos, sendo que o trabalhador contrata diretamente o serviço de que necessita.
  • E. Os planos nucleares possuem um núcleo fixo de benefícios essenciais e um cardápio de opções que podem ser escolhidas pelo funcionário até um máximo monetário estabelecido.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) deve ser considerado como um modelo de referência em gestão organizacional, buscando, principalmente, ser um modelo integrador. Ressalta-se que o MEG é subsidiado por um conjunto de princípios e valores, denominados fundamentos da excelência.

Assinale a alternativa em que o fundamento de excelência está corretamente descrito.

  • A. Geração de valor é considerado o alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos capazes de potencializar, em níveis de excelência, o atendimento às necessidades das partes envolvidas no processo de gestão.
  • B. Agilidade é tida como a projeção e a compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.
  • C. Pensamento sistêmico é a promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias para um desenvolvimento sustentável.
  • D. Responsabilidade social é considerada a manutenção de condições positivas e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho.

No atual mundo globalizado, não há espaços para organizações fracas e locais, uma vez que, a cada dia que passa, mais empresas entram no mesmo mercado e tornam o mercado ainda mais acirrado. Uma ótima maneira para a sobrevivência e fortalecimento da organização é fazer parcerias e associações com outras empresas. Mas, essas parcerias não podem ser feitas por um simples desejo dos diretores das organizações. A associação das organizações deve estar no plano estratégico de ambas as empresas; caso contrário, a rede criada entre as empresas corre um grande risco de não ter o desempenho desejado e acabar sendo desfeita.

Existem dois tipos de tipos de redes de empresas:

  • A. Redes Topdown e as Redes Horizontais.
  • B. Redes mistas e Redes dinâmicas.
  • C. Redes Neurais e Redes Verticais
  • D. Redes de conhecimento e redes de produto
  • E. Redes de mercado e Redes Neurais.

Com relação à Visão Baseada em Recursos (VBR), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) As estruturas baseadas em recursos tipicamente imitáveis caracterizam a Vantagem Competitiva da VBR na empresa.

( ) A fonte primária da Vantagem Competitiva na VBR é o conjunto de recursos e competências que administram.

( ) A VBR e a Teoria das Cinco Forças concordam ao adotar as competências essenciais como fonte de vantagem competitiva.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. F – V – V.
  • C. V – F – F.
  • D. V – V – F.
  • E. V – F – V.

As expetativas do prestador de serviços e do seu tomador podem apresentar discrepâncias capazes de gerar conflito. Por isso demandam esforços institucionais para que seja gerada uma relação satisfatória entre eles. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Momentos da verdade são descritos como todos aqueles em que o prestador e o tomador interagem.

II. As expectativas são elaboradas no nível cognitivo e geram uma frustração quando não atendidas.

III. A satisfação é gerada no nível afetivo, sendo capaz de superar e minimizar expectativas frustradas.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. I e II, somente.
  • E. I, II e III.

Qual é o processo de transferência de autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia?

  • A. Fluxogramação
  • B. Retroação
  • C. Delegação
  • D. Automação

A capacidade do indivíduo de usar corretamente uma informação genérica em uma situação nova e específica, entre as categorias de taxonomia cognitiva propostas por Bloom, é chamada de

  • A. generalização.
  • B. aplicação.
  • C. complexidade.
  • D. compreensão.
  • E. transferência.
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