Questões sobre Geral

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Herbert Simon contrapôs a idéia do homos economicus, que considerava ser uma concepção passiva, com o que denominou "homem administrativo". Com esse conceito procurava mostrar que

  • A.

    o comportamento humano na organização não é pautado apenas pelos aspectos materiais e recompensas financeiras.

  • B.

    o indivíduo administra suas emoções dentro da organização de forma diferente do que faz em sua vida privada.

  • C.

    as decisões do indivíduo na organização são tão mais programadas quanto maior é o nível hierárquico.

  • D.

    a emoção e a intuição são mais importantes que a racionalização no processo decisório empresarial.

  • E.

    no processo de tomada de decisão na organização não são consideradas todas as alternativas possíveis, buscando-se apenas uma decisão satisfatória.

O princípio de tributação pelo qual o indivíduo deve contribuir com uma quantia proporcional à satisfação auferida pelo consumo dos bens públicos é o:

  • A.

    da capacidade de pagamento;

  • B.

    da neutralidade;

  • C.

    da justiça tributária;

  • D.

    da progressividade;

  • E.

    do benefício.

Qual das opções abaixo representa o comportamento organizacional do indivíduo na Teoria da Burocracia?

  • A. ser isolado que reage como indivíduo
  • B.

    ser social que reage como membro de grupo social

  • C.

    ser racional e social voltado para o alcance de objetivos individuais e organizacionais

  • D.

    ser isolado que reage como ocupante de cargo e posição

  • E.

    ser racional tomador de decisões relacionadas ao seu trabalho

A motivação é um tema que perpassa as diferentes escolas da administração, cada uma encontrando uma explicação e/ou prescrevendo uma forma de motivar o empregado a produzir mais.

Na coluna da direita se identificam diferentes escolas da administração e na da esquerda os pressupostos destas sobre motivação.

A) Ênfase em recompensas sociais.

B) Ênfase em recompensas financeiras.

C) Crença na satisfação de uma hierarquia de necessidades.

D) Crença na definição de objetivos para conjugar interesses organizacionais e individuais.

I) Escola Clássica

II) Escola Comportamental

III) Escola das Relações Humanas

IV) Escola Neoclássica

Assinale a opção que apresenta a correlação correta entre as colunas.

  • A. A – II; B – I; C – IV; D – III
  • B. A – I; B – III; C – II; D – IV
  • C. A – III; B – I; C – II; D – IV
  • D. A – III; B – IV; C – II; D – I
  • E. A – IV; B – I; C – II; D – III

Assinale a opção que indica corretamente as contribuições da Teoria de Sistemas para o estudo das organizações.

  • A.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas fechados que interagem unilateralmente com o ambiente. Por outro lado, são visualizadas como compostas por partes interdependentes.

  • B.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas abertos que interagem com o ambiente intercambiando matéria-energia-informação. Por outro lado, são visualizadas como compostas por partes especializadas e estanques.

  • C.

    As organizações passam a ser vistas como cérebros que interagem entre si intercambiando matéria-energia-informação. Por outro lado, são visualizadas como um sistema técnico.

  • D.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas fechados que interagem unilateralmente com o ambiente. Por outro lado, são visualizadas como um sistema técnico.

  • E.

    As organizações passam a ser vistas como sistemas abertos que interagem com o ambiente intercambiando matéria-energia-informação. Por outro lado, são visualizadas como compostas por partes interdependentes.

O livro de Frederick Taylor, Princípios de Administração Científica, inicia-se com a seguinte frase: "O principal objetivo da administração deve ser assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado". Tendo como base esta afirmação, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O pensamento de Taylor era o de lograr maior eficiência de modo a produzir mais com menor custo, possibilitando dividendos ao empregador e ganhos salariais adicionais ao empregado em função de sua produção.

  • B.

    A maioria acredita que os interesses de empregados e empregadores são antagônicos; ao contrário, a administração científica tem como fundamento que o interesse de ambos é único: prosperidade para o empregador e para o empregado.

  • C.

    O pensamento de Taylor apontava no sentido de aumentar a produção e diminuir o custo de modo a vender mais, possibilitando que o empregador obtivesse mais lucro que seu concorrente e pagasse mais a seu empregado.

  • D.

    O princípio preconizado por Taylor concretizou-se no aumento de produtividade, o que representou ganhos proporcionalmente iguais para o empregador e para os empregados.

  • E.

    O máximo de prosperidade somente pode existir como resultado do máximo de produção, obtida da aplicação do método científico de administração.

Fayol, em sua obra, identifica seis funções inerentes à operação de uma empresa, seja ela simples ou complexa, grande ou pequena. Assinale a opção que descreve corretamente uma dessas funções denominada de função administrativa.

  • A. Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
  • B. Governar, Remunerar, Coordenar, Controlar e Fiscalizar.
  • C. Planejar, Comunicar, Liderar, Coordenar e Avaliar.
  • D. Prever, Estruturar, Liderar, Negociar e Fiscalizar.
  • E. Organizar, Negociar, Comandar, Coordenar e Avaliar.

A Teoria Clássica da Administração deu ênfase à organização formal enquanto a Teoria de Relações Humanas introduziu o conceito de organização informal. Assinale a opção que caracteriza corretamente tanto a organização formal como a organização informal.

  • A.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho definida por equipe, com pessoal multiespecializado, normas claras e hierarquia de autoridade bem definida. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

  • B.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da liderança e da comunicação.

  • C.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal multiespecializado, normas e pronunciada hierarquia de autoridade. Já a organização informal acentua os elementos racionais e planejados do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas de autoridade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação vertical.

  • D.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho claramente definida, com pessoal especializado, normas flexíveis e autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações hierárquicas, as unidades formais dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação.

  • E.

    A organização formal caracteriza-se por uma divisão de trabalho em equipe, com pessoal especializado, normas claras e hierarquia de autoridade fluida. Já a organização informal acentua os elementos emocionais, não planejados e irracionais do comportamento na organização, estuda as relações de amizade, o agrupamento social dos trabalhadores e a importância da chefia e da comunicação de cima para baixo.

A Teoria Clássica da Administração deu ênfase ao estudo dos processos, buscando qual a melhor forma de produzir. A partir dos estruturalistas, o foco passa a ser os objetivos da organização. Indique a opção que caracteriza corretamente este foco.

  • A.

    É uma técnica participativa de planejamento e avaliação, através da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários e estabelecem objetivos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a correções.

  • B.

    É uma técnica participativa de comando e liderança, através da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos prioritários e estabelecem procedimentos administrativos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando os respectivos níveis de subordinação e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a correções.

  • C.

    É uma técnica participativa de estruturação organizacional e avaliação, através da qual os superiores definem aspectos prioritários e comandam os processos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições e procedendo a recompensas e punições.

  • D.

    É uma técnica participativa de estruturação organizacional e controle, através da qual superiores definem aspectos prioritários e comandam os processos a serem alcançados, num determinado espaço de tempo e em termos quantitativos, dimensionando os respectivos níveis de subordinação e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a correções.

  • E.

    É uma técnica participativa de comando e coordenação, através da qual subordinados definem procedimentos administrativos prioritários a serem alcançados, num determinado espaço de tempo, dimensionando as respectivas responsabilidades e acompanham sistematicamente o desempenho procedendo a recompensas e punições.

A organização é o agrupamento de pessoas, fer-ramentas e informação necessários à contínua transformação de insumos em produtos e/ou serviços que constituem a finalidade organizacional. Encontrar a melhor forma de estruturar esses elementos de modo a garantir a sobrevivência da organização tem sido o desafio da administração. Frente à dinâmica do ambiente, as organizações são impulsionadas a mudar e seus dirigentes se vêem diante de problemas para os quais não há uma solução estruturada. Para fazer face a este desafio e obter o máximo de desempenho, os dirigentes e as organizações devem aprender a aprender. Assinale qual o agrupamento de opções que expressa corretamente as idéias de learning organizations.

I. Aprendizado organizacional é o aprendizado cumulativo individual que pressupõe inovações pontuais e não compartilhadas.

II. O desenvolvimento de habilidades individuais não se constitui em aprendizado organizacional se não for traduzido em práticas organizacionais.

III. O aprendizado organizacional ocorre quando a organização é capaz de alterar seus padrões de desempenho, inovar e compartilhar as experiências.

IV. O aprendizado organizacional pressupõe, entre outros, autoconhecimento, visão compartilhada e aprendizagem em equipe.

V. O aprendizado organizacional pressupõe, entre outros, conhecimento do ambiente, visão especializada da organização e inovações pontuais.

  • A. I, II e III
  • B. II, III e V
  • C. II, III e IV
  • D. I, III e V
  • E. I, II e IV
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