Questões sobre Geral

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No que se refere às relações interpessoais dos profissionais de secretariado, o secretário

  • A. pode ser, em função de seu espírito de solidariedade profissional, ser conivente com erros leves de outros colegas.
  • B. deve tratar indistintamente bem as pessoas, sejam elas internas ou externas à equipe de trabalho.
  • C. pode usar de amizades ou influências no exercício de sua função para conseguir facilidades para si e para a corporação em que trabalha.
  • D. deve estabelecer uma rotina e uma jornada de trabalho diferenciada em relação aos demais por apresentar uma necessidades específicas oriundas de sua proximidade com o superior imediato.

No processo administrativo, as funções controle, planejamento, organização e direção, desempenhadas pelo administrador, são tipicamente executadas de forma:

  • A. interrelacionada;
  • B. sequencial;
  • C. aleatória;
  • D. departamentalizada;
  • E. hierárquica.

Em julho de 2013, o Sindicato dos Administradores no Estado de São Paulo – SAESP publicou o seguinte texto sobre Postura Profissional.

Nesse contexto, a Etiqueta Corporativa

  • A. é um instrumento de adequação que as organizações utilizam para obrigar os funcionários a trabalhar.
  • B. é uma forma de limitar comportamentos e maneiras adequadas na interação entre funcionários relacionados ao ambiente profissional.
  • C. objetiva estabelecer regras de comportamento e maneiras adequadas que facilitem uma melhor interação entre funcionários, clientes e pessoas relacionadas ao ambiente profissional.
  • D. objetiva promover a imagem da corporação empresarial por meio de ações de comunicação e marketing entre funcionários, clientes e pessoas relacionadas ao ambiente profissional.

Os desafios de eficiência e escala impostos pela consolidação do processo de industrialização ao final do século XIX tiveram como resposta a sistematização de um conjunto de técnicas e procedimentos de gestão, posteriormente denominado pelos historiadores econômicos como escola clássica de administração. Em sua corrente da administração científica, teve como característica:

  • A. estudar os movimentos necessários para a execução de uma tarefa com o intuito de simplificá-los e reduzi-los ao mínimo;
  • B. enxergar o trabalhador como um ser humano e buscar motivá-lo com incentivos fisiológicos;
  • C. incentivar maior participação dos funcionários no processo decisório da empresa;
  • D. controlar as atividades da empresa de modo que os erros fossem previstos e as ações corretivas tomadas, evitando o desperdício;
  • E. promover uma sinergia entre atividades da empresa e o ambiente externo.

Leia o texto a seguir.

O fragmento do texto acima, retirado da revista Gestão Escolar, destaca com clareza o que pode acontecer nas reuniões quando não são bem conduzidas. A sequência correta para melhor organização e condução das reuniões é

  • A. Definir a Pauta – Proceder a Convocação – Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Sistematizar Encaminhamentos.
  • B. Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Proceder a Convocação – Sistematizar Encaminhamentos – Definir a Pauta.
  • C. Proceder a Convocação – Definir a Pauta – Administrar o Tempo de Início – Coordenar as Discussões – Sistematizar Encaminhamentos.
  • D. Definir a Pauta – Administrar o Tempo de Início – Sistematizar Encaminhamentos – Proceder a Convocação – Coordenar as Discussões.

A empresa que usa uma estratégia de diferenciação deve ter como principal fator crítico de sucesso:

  • A. a minimização dos custos operacionais;
  • B. o fortalecimento das relações com os fornecedores;
  • C. a padronização de seus processos e produtos;
  • D. um alto valor agregado percebido pelo consumidor;
  • E. uma abrangência de mercado de larga escala.

A administração do tempo é, em uma instituição pública,

  • A. dispensável, porque as horas diárias de efetivo trabalho são suficientes para se executar todas as tarefas, independente da complexidade.
  • B. oportuna, porque aumenta a produtividade, eficácia e eficiência
  • C. útil, porque viabiliza o lazer e qualidade de vida no trabalho, garantindo a saída antecipada dos profissionais.
  • D. essencial, embora inviabilize uma rotina administrativa positiva no ambiente de trabalho.

Entre as diversas ferramentas utilizadas para compreender a atratividade de uma indústria, certamente uma das mais difundidas é a denominada análise das cinco forças, proposta por Michael Porter, por considerar cinco dimensões analíticas para compreender essa atratividade. Tendo como referência essas dimensões, caso um país decida proteger a saúde de sua população e estabeleça rigorosas regras fitossanitárias para a importação de carne, essa ação política deveria ser compreendida na seguinte perspectiva da análise da indústria:

  • A. aumento do poder de barganha dos fornecedores;
  • B. aumento do poder de barganha dos clientes;
  • C. redução da ameaça de novos entrantes;
  • D. redução na ameaça de produtos substitutos;
  • E. aumento na rivalidade entre as empresas atuais instaladas no país.

Em relação ao conceito, conhecido como cadeia de valor, proposto por Porter em seu livro Vantagem Competitiva, analise as afirmativas a seguir:

I- Representa todas as atividades que uma organização realiza desde a concepção de um produto ou serviço até a sua distribuição para o consumidor.

II-É elaborada com base na definição das atividades primárias e atividades de apoio de uma organização.

III- Abrange também o conceito de rede de valor.

Está correto o que se afirma em:

  • A. todas as afirmativas estão correta;
  • B. apenas I e II estão corretas;
  • C. apenas I e III estão corretas;
  • D. apenas II e III estão corretas;
  • E. apenas a I está correta.

Na década de 1980, a visão econômica liberal clássica, segundo a qual apenas os interesses dos proprietários de uma organização devem ser determinantes para a definição da estratégia de uma empresa, foi questionada por uma nova perspectiva teórica que propunha que todos os atores que influenciam ou são influenciados pelas ações de determinada empresa deveriam ser considerados, tais como os empregados, clientes, governos e sociedade. Trata-se de teoria:

  • A. das interrelações;
  • B. dos stakeholders;
  • C. do utilitarismo;
  • D. do bem comum;
  • E. da ação coletiva.
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