Questões sobre Gestão da Mudança

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Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.

A estratégia e a tecnologia são as principais forças determinantes de uma estrutura organizacional e de departamentalização, uma vez que o ambiente é uma variável dinâmica, em permanente mudança, que não permite uma relação de dependência com a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    manter a comunicação de modo contínuo e pessoal.

  • B.

    criar benefícios quantificáveis com correspondência com os avanços obtidos.

  • C.

    integrar as mudanças de comportamento necessárias.

  • D.

    realizar análise ambiental a fim de identificar o potencial de utilização de novas tecnologias produtivas.

  • E.

    vincular a mudança à estratégia corporativa.

Sobre a gestão de processos de mudança, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Nos anos 60 do século XX, teorias das organizações, sobretudo as desenvolvidas nos Estados Unidos, calcadas no paradigma explicativo da estrutura e funcionamento organizacional, preconizavam a estabilidade.

  • B.

    O paradigma da transformação pressupõe que uma organização deve se voltar para o aperfeiçoamento contínuo, e não para a estabilidade de normas e regras.

  • C.

    O gestor deve desempenhar o papel de facilitador de condições e recursos que propiciam desenvolvimento permanente.

  • D.

    O papel mais importante do gestor é o controle, para assegurar que procedimentos sejam realizados sempre conforme a rotina-padrão.

  • E.

    Os avanços tecnológicos, notadamente aqueles associados à chamada “revolução informacional” contribuem para o desenvolvimento de abordagens teóricas calcadas no paradigma da transformação.

Uma empresa muito reconhecida pelos computadores de mesa que fabrica se vê ameaçada pela emergência do mercado de computadores portáteis. Para garantir sua sobrevivência, ela precisa modificar ou substituir seu produto.

Para que isso seja possível, em termos de análise e desenvolvimento organizacional, é necessário

  • A.

    detectar e superar os pontos de resistência à mudança, incentivar e fortalecer as fontes de apoio, planejar, implementar e estabilizar a mudança organizacional no longo prazo.

  • B.

    evitar perda de tempo com informações desnecessárias, barganhas ou oferta de suporte pessoal, uma vez que o desenvolvimento organizacional transforma a estrutura organizacional e não a estrutura psicológica individual.

  • C.

    restringir aos estratos mais altos da hierarquia corporativa a participação nas decisões sobre as mudanças para garantir a anuência dos funcionários às mudanças propostas.

  • D.

    focar as metas imediatas e palpáveis, pois, em situações de crise, o desenvolvimento organizacional precisa visar ao curto prazo e aos resultados imediatos.

  • E.

    fortalecer a cultura da organização, pois uma cultura forte favorece a organização em momentos de crise e mudança.

O presidente de uma empresa de marketing, em certo congresso tomou conhecimento de um novo software, que poderia ajudar a sua equipe na elaboração das propagandas com mais rapidez e facilidade. Ao levar o assunto ao gerente de marketing da empresa, o presidente sentiu certa resistência sobre o novo produto, pois o gerente estava acostumado com o atual software e levaria muito tempo para a equipe dele se acostumar com o novo software. Nesse caso hipotético, para que o presidente consiga convencer o gerente, de forma pacífica e sem custos com pessoal, de que a nova ferramenta irá acrescentar e não atrapalhar, qual é a estratégia de mudança que o presidente da empresa deverá utilizar?

  • A. Coerção, ou seja, forçar a mudança de qualquer jeito ou o gerente de marketing será dispensado da empresa.
  • B. Dispensar o gerente de marketing por incompetência e por resistência às mudanças.
  • C. Coerção, pois quem manda na empresa é o presidente.
  • D. Apoio da alta administração, ou seja, de toda a presidência da empresa, pois sozinho o presidente não conseguirá convencer seu gerente de marketing.
  • E. Participação, pois ouvindo o gerente de marketing e a equipe dele poderá integrá-los na sua decisão e convencê-los de que o novo software irá melhorar a rotina de todos na empresa.

As empresas precisam estar atentas à velocidade das mudanças, para que possam permanecer no mercado competitivamente. Considerando que essas mudanças podem interferir diretamente no comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresenta exemplos de fontes de resistência que interferem diretamente na gestão de mudanças.

  • A. Falta de tolerância a mudanças e interesse pessoal.
  • B. Motivação e falta de confiança.
  • C. Criatividade e satisfação dos clientes.
  • D. Lucro e investimentos.
  • E. Incerteza e capacitação dos colaboradores.

O brainstorming (tempestade de ideias) é baseado em regras como estas:

  • A.

    pensamento livre, prevenção de absurdos, seleção das ideias, combinação e seleção.

  • B.

    incentivo às ideias, criatividade, julgamento das ideias, imparcialidade.

  • C.

    rejeição às críticas, criatividade, quantidade de ideias, análise das ideias.

  • D.

    criatividade, imparcialidade, julgamento imediato das ideias, quanto mais ideias melhor.

  • E.

    priorização das boas ideias, incentivo à crítica para testar as ideias, exclusão das ideias ruins, combinação das ideias.

Para expandir seus negócios, a indústria metalúrgica Alpha adquiriu a indústria Zeta. Logo em seguida, adquiriu a indústria Ômega, passando à condição de empresa de grande porte - AZO S/A. De forma a garantir eficiência, eficácia e efetividade nesse processo de crescimento e expansão, a empresa AZO S/A adotou três práticas administrativas distintas, mas interdependentes. Primeiro, assumiu práticas gerenciais para adaptação à nova realidade do negócio, implementando procedimentos e técnicas para acompanhar o desenvolvimento da organização, minimizando os riscos e maximizando as oportunidades relacionadas ao processo de transformação do negócio. Em seguida, avaliou a percepção compartilhada dos membros da empresa em relação às experiências no trabalho, de forma a promover a adaptação dos comportamentos individuais às demandas organizacionais. E, por último, buscou promover a integração interna e a adaptação externa da nova empresa ao ambiente, desenvolvendo crenças, valores e hábitos comuns à organização.

Dessa forma, quais foram, respectivamente, as práticas administrativas adotadas pela empresa, descritas no texto?

  • A.

    Gestão da mudança, administração do clima organizacional e administração da cultura organizacional.

  • B.

    Gestão da mudança, administração do comportamento organizacional e administração da cultura organizacional.

  • C.

    Administração do comprometimento organizacional, administração do processo decisório e administração do clima organizacional.

  • D.

    Administração do clima organizacional, administração do comportamento organizacional e administração do processo decisório.

  • E.

    Administração do processo decisório, administração do comprometimento organizacional e administração da cultura organizacional.

No intuito de criar uma cultura favorável ao aprendizado e comprometida com a mudança na organização, como um processo educacional aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos, visando a mudanças, envolve

  • A. a transmissão dos saberes acadêmicos já elaborados historicamente, procedimentos a serem adotados no exercício de uma tarefa e exposição das expectativas desejadas. A metodologia deve ser expositiva, alicerçada em texto que apresente um conhecimento significativo.
  • B. exposição de experiências exitosas no exercício profissional, mesmo sem contextualizá-las, destaque das atitudes exitosas e reflexão sobre os procedimentos adotados. O planejamento do treinamento não parte do diagnóstico das necessidades, mas sim das metas da empresa já definidas pelos seus gestores.
  • C. a transmissão de conhecimentos referentes ao trabalho, atitudes frente a aspectos da tarefa e do ambiente e desenvolvimento de habilidades. Por seu caráter formativo, exige uma metodologia reflexiva que parte da prática e de sua análise. Constrói conceitos e proposições de intervenções e volta para a prática, transformando-a.
  • D. conhecimentos visando a produzir resultados, agregar valores. Tem como finalidade adequar a pessoa ao seu cargo. Deve estar orientado para o presente, focalizar o cargo atual e buscar melhorar habilidades e capacidades relacionadas diretamente com o cargo. A exposição verbal é uma metodologia adequada, devendo apoiar-se em meios das multimídias.
  • E. informação sobre a organização e seus produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos. A principal estratégia de formação é a exposição de projeções fixas e sonoras, vídeos da diretoria e divulgação dos processos produtivos e dos produtos.

No que se refere aos processos de mudança nas organizações, julgue os itens subsequentes. O conceito de descongelamento está associado a dois aspectos essenciais: o apoio, suporte realizado a partir de recompensas, que mantém a mudança, e o reforço positivo, prática proveitosa que torna a mudança bem-sucedida.

  • C. Certo
  • E. Errado
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