Questões sobre Gestão de Conflitos

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O conflito entre os objetivos que as organizações procuram atingir e os objetivos que, individualmente, cada colaborador quer alcançar é tema recorrente de estudos do comportamento humano nas organizações. Acerca deste assunto, julgue os itens a seguir.

I - É possível a integração das necessidades individuais com os requisitos de produção de uma organização.

II - As organizações que apresentam alto grau de integração entre objetivos individuais e organizacionais são mais produtivas do que as demais.

III - A responsabilidade pela integração entre os objetivos da organização e dos indivíduos é da administração.

IV - Em vez de reprimir o desenvolvimento e o potencial do indivíduo, as organizações podem contribuir para a sua melhoria e aplicação.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

Conflito é um fenômeno integrante da existência humana, essencial para o processo evolutivo da humanidade e para a transformação social. Levando em consideração o tema de gestão de conflitos, julgue os itens a seguir em relação ao fato de apresentarem estratégias de solução de conflitos em uma organização.

I - Estabelecer diálogo entre as partes.

II - Procurar a solução “ganha-perde” para o conflito.

III - Ter humildade para reconhecer erros.

IV - Ser construtivo nas críticas.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

Acerca de planejamento estratégico de gestão de pessoas, estratégias de negociação organizacional, conflitos e relações de poder nas organizações, julgue os itens a seguir.

A identificação com a cultura organizacional e o comprometimento afetivo são determinantes no processo de negociação de conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma organização vem enfrentando uma situação de conflito trabalhista nas últimas semanas. Seu diretor executivo tem adotado uma postura nem assertiva, nem cooperativa, buscando outras saídas para que o conflito se torne menos intenso e para que se obtenham informações adicionais com o tempo.

Tal postura deixa claro que o diretor executivo assumiu um estilo de administração de conflitos de

  • A.

    compromisso

  • B.

    acomodação

  • C.

    colaboração

  • D.

    competição

  • E.

    evitação

Em alguns tipos de conflitos, as pessoas necessitam de coerência e senso lógico para atingir uma sensação de bem-estar e harmonia umas com as outras. Quando um conflito se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas, denomina-se conflito

  • A.

    latente.

  • B.

    percebido.

  • C.

    manifestado.

  • D.

    experienciado.

  • E.

    velado.

Julgue os próximos itens, acerca da gestão de desempenho e do gerenciamento de conflitos. De acordo com a abordagem estrutural, o conflito decorrente das percepções oriundas das condições de diferenças, de recursos limitados, da escassez e de interdependência é facilmente resolvido por meio da redução das diferenças entre os grupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca da gestão de desempenho e do gerenciamento de conflitos. Redução da diferenciação dos grupos, interferência nos recursos compartilhados e redução da interdependência dos grupos constituem as ações centrais da abordagem de processo para a administração de conflitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, referentes a trabalho em equipe.

De acordo com a visão interacionista, nem todos os conflitos são prejudiciais a uma organização, havendo aqueles que proporcionam a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando o indivíduo está em conflito com outra pessoa, na empresa ou em outro contexto, cujos interesses não compartilham e são manifestos antagonismos pessoais ou diferenças de personalidade decorrentes de relações de interdependência entre esses indivíduos no trabalho, é correto afirmar que há

  • A.

    conflito organizacional.

  • B.

    conflito intrapessoal.

  • C.

    dissonância cognitiva.

  • D.

    conflito interpessoal.

  • E.

    conflito social.

Márcia era chefe de um departamento de uma empresa. Participando de uma reunião para definir a alocação de recursos no seu departamento, ela percebeu que havia um conflito entre a sua preocupação com os interesses próprios e a preocupação com os interesses da organização.

Para a resolução desse conflito, ela optou por uma estratégia de baixo grau de assertividade e alto grau de cooperação, isto é, uma estratégia de

  • A.

    acomodação

  • B.

    colaboração

  • C.

    competição

  • D.

    compromisso

  • E.

    evitamento

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