Questões sobre Gestão de Conflitos

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Em relação à administração de conflitos, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Combinação de assertividade e cooperação fazem parte do estilo de acomodação.

  • B.

    O estilo de compromisso é caracterizado pela combinação de assertividade e cooperação.

  • C.

    Estilo de acomodação tem como pauta tanto a cooperação como a assertividade.

  • D.

    Alto grau de assertividade é característico do estilo de compromisso.

Tendo como base os diferentes resultados que os estilos de administração de conflitos podem provocar, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Quando uma parte aceita soluções razoáveis para outra, caracteriza-se o estilo de compromisso.

  • B.

    O estilo de acomodação tem como consequência a negação da existência do conflito.

  • C.

    A negociação para se estabelecer ganhos e perdas para cada parte é consequente do estilo competitivo.

  • D.

    Quando não há solução para ambas as partes envolvidas, é caracterizado o estilo de colaboração.

A respeito do tema Gerenciamento de Conflitos, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.

( ) A maneira como um confl ito é gerenciado pode gerar efeitos construtivos ou destrutivos. Na primeira se verifi ca o que ele pode trazer de benéfi co, na segunda, é algo prejudicial devendo ser evitado.

( ) Os resultados dos confl itos diferem em razão de seu gerenciamento, podendo ocasionar um ciclo de frustrações em função de má interpretação ou incompreensão dos interesses ou necessidades das partes.

( ) As diferenças de personalidade corroboram para um ambiente mais equilibrado, com poucos confl itos e com constante troca de informações, sendo a preocupação com o gerenciamento de confl itos desnecessária.

( ) No gerenciamento de confl itos, o conhecimento das partes, das questões postas e da origem do confl ito determinam o andamento das negociações e interferem nos resultados.

( ) As situações de confl ito são terminais, uma vez que seu gerenciamento determina a finalização e a parte que irá obter ganho no sentido de resultado.

  • A.

    F, V, F, V, V

  • B.

    V, F, F, V, V

  • C.

    V, V, F, V, F

  • D.

    V, V, F, V, V

  • E.

    V, F, V, F, F

“Em uma determinada empresa de temperos, observa-se a existência de conflito afetivo entre o gerente do setor de produção e os funcionários que comanda. Apesar de não haver verbalização ou confrontos diretos, sabe-se que o gerente tem baixo comprometimento com a organização e, apesar de não apresentar um comportamento totalmente transparente, faz cobranças constantes à equipe por resultados com qualidade técnica, produtividade e tempo de realização das tarefas.” Com base no texto, o nível de gravidade do conflito apresentado classifica-se como conflito

  • A.

    aberto, pois é exposto externamente, de forma clara e sem apresentar qualquer tipo de dissimulação.

  • B.

    experimentado, pois as partes nutrem sentimentos de hostilidade, mas não se manifestam de forma clara.

  • C.

    inexistente, pois sem que exista manifestação, as únicas divergências que existem são rotineiras.

  • D.

    manifestado, pois sua forma é apresentada por meio de uma postura transparente das partes.

  • E.

    percebido, pois não possibilita a interferência ou bloqueio dos objetivos por parte dos participantes.

Um conflito interpessoal causado por mudanças organizacionais pode ser solucionado por técnicas diferentes, que incluem a

  • A.

    reformulação de conceitos e opiniões dos empregados envolvidos.

  • B.

    evitação e a aplicação da heurística de viabilidade ao conflito.

  • C.

    mediação e a atuação de um ombudsman para por fim ao conflito.

  • D.

    atribuição de tarefas cumulativas e a criação de grupos nominais.

  • E.

    heurística da disponibilidade e a integração da percepção dos envolvidos no conflito.

É a técnica de administrar conflitos organizacionais que enfatiza alcançar a harmonia entre os contendores, inclui tratamento superficial do problema, rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência:

  • A.

    afastamento.

  • B.

    abrandamento.

  • C.

    confronto.

  • D.

    dominação.

  • E.

    intervenção do poder.

Para um relacionamento eficaz com os colegas de trabalho, é necessário:

  • A.

    Cultivar o diálogo.

  • B.

    Respeitar o próximo e suas peculiaridades.

  • C.

    Manter a seriedade.

  • D.

    Preocupar-se com o desenvolvimento da equipe.

  • E.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A respeito da gestão de conflitos nas organizações, julgue os itens a seguir.

Um dos motivos que induzem o conflito a se instalar em organizações diz respeito à manutenção de relações equilibradas de poder entre distintos atores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de conflitos nas organizações, julgue os itens a seguir.

Todo conflito constitui aberração organizacional, devendo ser sempre evitado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão de conflitos nas organizações, julgue os itens a seguir.

É de suma importância buscar gerenciar adequadamente os conflitos ainda que sejam latentes.

  • C. Certo
  • E. Errado
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