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Em relação à administração de conflitos, assinale a alternativa correta.
Combinação de assertividade e cooperação fazem parte do estilo de acomodação.
O estilo de compromisso é caracterizado pela combinação de assertividade e cooperação.
Estilo de acomodação tem como pauta tanto a cooperação como a assertividade.
Alto grau de assertividade é característico do estilo de compromisso.
Tendo como base os diferentes resultados que os estilos de administração de conflitos podem provocar, assinale a alternativa correta.
Quando uma parte aceita soluções razoáveis para outra, caracteriza-se o estilo de compromisso.
O estilo de acomodação tem como consequência a negação da existência do conflito.
A negociação para se estabelecer ganhos e perdas para cada parte é consequente do estilo competitivo.
Quando não há solução para ambas as partes envolvidas, é caracterizado o estilo de colaboração.
A respeito do tema Gerenciamento de Conflitos, analise os itens a seguir e marque com V se a assertiva for verdadeira e com F se for falsa. Ao fi nal, assinale a opção correspondente.
( ) A maneira como um confl ito é gerenciado pode gerar efeitos construtivos ou destrutivos. Na primeira se verifi ca o que ele pode trazer de benéfi co, na segunda, é algo prejudicial devendo ser evitado. ( ) Os resultados dos confl itos diferem em razão de seu gerenciamento, podendo ocasionar um ciclo de frustrações em função de má interpretação ou incompreensão dos interesses ou necessidades das partes. ( ) As diferenças de personalidade corroboram para um ambiente mais equilibrado, com poucos confl itos e com constante troca de informações, sendo a preocupação com o gerenciamento de confl itos desnecessária. ( ) No gerenciamento de confl itos, o conhecimento das partes, das questões postas e da origem do confl ito determinam o andamento das negociações e interferem nos resultados. ( ) As situações de confl ito são terminais, uma vez que seu gerenciamento determina a finalização e a parte que irá obter ganho no sentido de resultado.F, V, F, V, V
V, F, F, V, V
V, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, F, V, F, F
Em uma determinada empresa de temperos, observa-se a existência de conflito afetivo entre o gerente do setor de produção e os funcionários que comanda. Apesar de não haver verbalização ou confrontos diretos, sabe-se que o gerente tem baixo comprometimento com a organização e, apesar de não apresentar um comportamento totalmente transparente, faz cobranças constantes à equipe por resultados com qualidade técnica, produtividade e tempo de realização das tarefas. Com base no texto, o nível de gravidade do conflito apresentado classifica-se como conflito
aberto, pois é exposto externamente, de forma clara e sem apresentar qualquer tipo de dissimulação.
experimentado, pois as partes nutrem sentimentos de hostilidade, mas não se manifestam de forma clara.
inexistente, pois sem que exista manifestação, as únicas divergências que existem são rotineiras.
manifestado, pois sua forma é apresentada por meio de uma postura transparente das partes.
percebido, pois não possibilita a interferência ou bloqueio dos objetivos por parte dos participantes.
Um conflito interpessoal causado por mudanças organizacionais pode ser solucionado por técnicas diferentes, que incluem a
reformulação de conceitos e opiniões dos empregados envolvidos.
evitação e a aplicação da heurística de viabilidade ao conflito.
mediação e a atuação de um ombudsman para por fim ao conflito.
atribuição de tarefas cumulativas e a criação de grupos nominais.
heurística da disponibilidade e a integração da percepção dos envolvidos no conflito.
É a técnica de administrar conflitos organizacionais que enfatiza alcançar a harmonia entre os contendores, inclui tratamento superficial do problema, rejeição de sua importância para a organização ou até mesmo de sua existência:
afastamento.
abrandamento.
confronto.
dominação.
intervenção do poder.
Para um relacionamento eficaz com os colegas de trabalho, é necessário:
Cultivar o diálogo.
Respeitar o próximo e suas peculiaridades.
Manter a seriedade.
Preocupar-se com o desenvolvimento da equipe.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
A respeito da gestão de conflitos nas organizações, julgue os itens a seguir.
Um dos motivos que induzem o conflito a se instalar em organizações diz respeito à manutenção de relações equilibradas de poder entre distintos atores.
A respeito da gestão de conflitos nas organizações, julgue os itens a seguir.
Todo conflito constitui aberração organizacional, devendo ser sempre evitado.
A respeito da gestão de conflitos nas organizações, julgue os itens a seguir.
É de suma importância buscar gerenciar adequadamente os conflitos ainda que sejam latentes.
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