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A respeito da administração de recursos humanos, classifique as alternativas a seguir em (E) para aquelas que se referem ao nível estratégico e (O) para aquelas que se referem ao nível operacional.
( ) grau de identificação do empregado com a organização;
( ) regras de gestão e política salariais;
( ) técnicas de recrutamento, seleção e treinamento;
( ) procedimentos para o registro e controle de administração de recursos humanos;
( ) decisões que visam melhorar o grau de relacionamento entre empregado e organização.
Indique a opção correta.
E – E – O – O – E
O – O – E – O – E
E – E – O – E – O
E – O – E – O – E
O – E – O – E – O
A respeito do planejamento de recursos humanos, classifique as alternativas em (V) Verdadeiras e (F) Falsas e assinale a opção certa.
( ) O planejamento de recursos humanos deve refletir a importância que a gestão estratégica da organização atribui às pessoas.
( ) O planejamento de recursos humanos deve oferecer condições organizacionais propícias ao desenvolvimento dos recursos humanos.
( ) O planejamento de recursos humanos deve conter mecanismos para alcançar níveis de produtividade compatíveis com as melhores organizações da área.
( ) O planejamento de recursos humanos deve manter uma abordagem estrutural, dependendo do ambiente interno.
( ) O planejamento de recursos humanos deve considerar a análise das estratégias como um processo de apoio para a construção da missão da organização.
V – F – F – F – V
F – F – V – V – V
V– F – V – F – V
F – V – F – F – F
V –V – V – F – F
Escolha a opção incorreta.
O desempenho na realização de qualquer tipo de trabalho é influenciado por forças chamadas motivos.
Por motivação se entende o esforço intelectual ou físico aplicado por uma pessoa para obtenção de um resultado.
O desempenho depende de motivos internos, tais como necessidades, aptidões, interesses, valores, habilidades, frustações.
As tarefas a serem realizadas, o clima organizacional e as recompensas recebidas são identificadas como fatores externos de motivação.
O enriquecimento de cargos, autogestão e programa de incentivos estão relacionados a formas usadas para obter melhor desempenho.
Segundo Stephen P. Robbins, a administração pode transformar os indivíduos em participantes efetivos de uma equipe mediante a seleção de pessoas com uma orientação coletivista, o treinamento em equipe e a reformulação do sistema de premiação para incentivar os esforços de cooperação. O autor está falando de um assunto relativo à seguinte área funcional da administração:
Fatores que mais contribuem atualmente para a compreensão do conceito de gestão orientada para resultados estão apresentados a seguir, exceto:
adoção de indicadores de desempenho e estratégias de mensuração de performance.
adoção de novas tecnologias e inovação em produtos.
aprendizagem organizacional e gestão por competências.
definição de core competencies.
definição de papéis, cargos, subordinação e respeito às normas presentes na estrutura organizacional.
É correto apontar entre as motivações para o movimento de Reforma do Estado, levado a efeito na esfera federal pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado,
Em administração, o conceito de capital intelectual está ligado
aos funcionários.
aos documentos.
aos suportes eletrônicos.
aos clientes.
ao marketing.
No processo de Inteligência Competitiva faz-se necessário contar, de forma contínua e sistemática com:
informações publicadas relevantes; informações de empregados de outras empresas; informações de fontes industriais, financeiras e econômicas, sínteses e análises produzidas por especialistas e analistas e relatórios gerenciais.
informações publicadas em geral; informações captadas em metrôs/ônibus; informações de políticos em época de campanha eleitoral; informações da Wikipédia; informações que saem dos concorrentes em mídia paga.
qualquer informação que seja localizada no Google; informações de fontes industriais, financeiras e econômicas; relatórios especializados.
informações do pessoal de vendas; dados encontrados em relatórios do governo; dados da ONU; informações publicadas relevantes.
informações encontradas em livros; informações encontradas em jornais; qualquer informação encontrada em ferramentas de busca da Internet; informações dos nossos empregados; informações de empregados de outras empresas; informações da Wikipédia.
Uma organização do setor farmacêutico está situada em uma grande capital brasileira. Joana, vendedora recémcontratada, decidiu exercer as atividades inerentes ao seu cargo no atendimento a clientes, em horário de grande movimento de venda na loja. A dificuldade de Joana acerca do uso do sistema informatizado de venda ao consumidor, para o qual ela não havia sido ainda treinada, irritou um cliente devido à demora em registrar o seu pedido e emitir o cupom fiscal. Carla, vendedora da organização há mais de 5 anos, ao presenciar a situação, decidiu dar suporte a Joana na resolução do problema.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, acerca da dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos.
Sob a ótica de um sistema social, pode-se considerar que a atitude de Carla expressa o princípio da interação, necessário às organizações, segundo o qual há um envolvimento mútuo à medida que uma atitude vai impactando outra atitude.
Em determinada época da história da administração, a Teoria Y foi considerada extremamente importante como modelo de gestão. De acordo com as características dessa teoria, julgue os itens a seguir.
De acordo com a Teoria Y, as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, pois para elas o trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar.
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