Questões sobre Gestão de Pessoas

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A respeito da administração de recursos humanos, classifique as alternativas a seguir em (E) para aquelas que se referem ao nível estratégico e (O) para aquelas que se referem ao nível operacional.

( ) grau de identificação do empregado com a organização;

( ) regras de gestão e política salariais;

( ) técnicas de recrutamento, seleção e treinamento;

( ) procedimentos para o registro e controle de administração de recursos humanos;

( ) decisões que visam melhorar o grau de relacionamento entre empregado e organização.

Indique a opção correta.

  • A.

    E – E – O – O – E

  • B.

    O – O – E – O – E

  • C.

    E – E – O – E – O

  • D.

    E – O – E – O – E

  • E.

    O – E – O – E – O

A respeito do planejamento de recursos humanos, classifique as alternativas em (V) Verdadeiras e (F) Falsas e assinale a opção certa.

( ) O planejamento de recursos humanos deve refletir a importância que a gestão estratégica da organização atribui às pessoas.

( ) O planejamento de recursos humanos deve oferecer condições organizacionais propícias ao desenvolvimento dos recursos humanos.

( ) O planejamento de recursos humanos deve conter mecanismos para alcançar níveis de produtividade compatíveis com as melhores organizações da área.

( ) O planejamento de recursos humanos deve manter uma abordagem estrutural, dependendo do ambiente interno.

( ) O planejamento de recursos humanos deve considerar a análise das estratégias como um processo de apoio para a construção da missão da organização.

  • A.

    V – F – F – F – V

  • B.

    F – F – V – V – V

  • C.

    V– F – V – F – V

  • D.

    F – V – F – F – F

  • E.

    V –V – V – F – F

Escolha a opção incorreta.

  • A.

    O desempenho na realização de qualquer tipo de trabalho é influenciado por forças chamadas motivos.

  • B.

    Por motivação se entende o esforço intelectual ou físico aplicado por uma pessoa para obtenção de um resultado.

  • C.

    O desempenho depende de motivos internos, tais como necessidades, aptidões, interesses, valores, habilidades, frustações.

  • D.

    As tarefas a serem realizadas, o clima organizacional e as recompensas recebidas são identificadas como fatores externos de motivação.

  • E.

    O enriquecimento de cargos, autogestão e programa de incentivos estão relacionados a formas usadas para obter melhor desempenho.

Segundo Stephen P. Robbins, a administração pode transformar os indivíduos em participantes efetivos de uma equipe mediante a seleção de pessoas com uma orientação coletivista, o treinamento em equipe e a reformulação do sistema de premiação para incentivar os esforços de cooperação. O autor está falando de um assunto relativo à seguinte área funcional da administração:

  • A. Operações e/ou Logística.
  • B. Finanças.
  • C. Marketing.
  • D. Gestão de Pessoas.
  • E. Organização & Métodos (O&M).

Fatores que mais contribuem atualmente para a compreensão do conceito de gestão orientada para resultados estão apresentados a seguir, exceto:

  • A.

    adoção de indicadores de desempenho e estratégias de mensuração de performance.

  • B.

    adoção de novas tecnologias e inovação em produtos.

  • C.

    aprendizagem organizacional e gestão por competências.

  • D.

    definição de core competencies.

  • E.

    definição de papéis, cargos, subordinação e respeito às normas presentes na estrutura organizacional.

É correto apontar entre as motivações para o movimento de Reforma do Estado, levado a efeito na esfera federal pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado,

  • A. o ideário neoliberal, que propõe a retirada do Estado de diversos setores da sociedade, reduzindo-se seu papel de prestador direto de serviços públicos e de agente de fomento da atividade econômica.
  • B. a intenção de ampliar a intervenção do Estado no domínio econômico, dada a crescente demanda da sociedade por bens e serviços públicos, do que resultou a profissionalização e a ampliação do Aparelho do Estado.
  • C. a crise fiscal, caracterizada pela crescente perda de crédito por parte do Estado e pelo esgotamento da poupança pública, o que ensejou a privatização em larga escala de empresas estatais exploradoras de atividade econômica e prestadoras de serviço público.
  • D. o esgotamento do modelo de Estado prestador direto de serviços públicos, enfatizando-se a privatização de empresas estatais, desonerando o Estado da responsabilidade pela disponibilização de tais serviços aos usuários.
  • E. a necessidade de implementação de uma política de ajuste fiscal, como conseqüência do cumprimento de obrigações com organismos internacionais, implicando redução do Aparelho do Estado, bem como do setor público não-estatal, em função do esgotamento das fontes de financiamento.

Em administração, o conceito de capital intelectual está ligado

  • A.

    aos funcionários.

  • B.

    aos documentos.

  • C.

    aos suportes eletrônicos.

  • D.

    aos clientes.

  • E.

    ao marketing.

No processo de Inteligência Competitiva faz-se necessário contar, de forma contínua e sistemática com:

  • A.

    informações publicadas relevantes; informações de empregados de outras empresas; informações de fontes industriais, financeiras e econômicas, sínteses e análises produzidas por especialistas e analistas e relatórios gerenciais.

  • B.

    informações publicadas em geral; informações captadas em metrôs/ônibus; informações de políticos em época de campanha eleitoral; informações da Wikipédia; informações que saem dos concorrentes em mídia paga.

  • C.

    qualquer informação que seja localizada no Google; informações de fontes industriais, financeiras e econômicas; relatórios especializados.

  • D.

    informações do pessoal de vendas; dados encontrados em relatórios do governo; dados da ONU; informações publicadas relevantes.

  • E.

    informações encontradas em livros; informações encontradas em jornais; qualquer informação encontrada em ferramentas de busca da Internet; informações dos nossos empregados; informações de empregados de outras empresas; informações da Wikipédia.

Uma organização do setor farmacêutico está situada em uma grande capital brasileira. Joana, vendedora recémcontratada, decidiu exercer as atividades inerentes ao seu cargo no atendimento a clientes, em horário de grande movimento de venda na loja. A dificuldade de Joana acerca do uso do sistema informatizado de venda ao consumidor, para o qual ela não havia sido ainda treinada, irritou um cliente devido à demora em registrar o seu pedido e emitir o cupom fiscal. Carla, vendedora da organização há mais de 5 anos, ao presenciar a situação, decidiu dar suporte a Joana na resolução do problema.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, acerca da dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos.

Sob a ótica de um sistema social, pode-se considerar que a atitude de Carla expressa o princípio da interação, necessário às organizações, segundo o qual há um envolvimento mútuo à medida que uma atitude vai impactando outra atitude.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em determinada época da história da administração, a Teoria Y foi considerada extremamente importante como modelo de gestão. De acordo com as características dessa teoria, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Teoria Y, as pessoas procuram e aceitam responsabilidades e desafios, pois para elas o trabalho é uma atividade tão natural quanto brincar ou descansar.

  • C. Certo
  • E. Errado
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