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A respeito de motivação, liderança e desempenho, assinale a opção incorreta.
A liderança orientada para a tarefa, na qual o poder decisório se concentra no líder, de perfil autocrático, é considerado o estilo de liderança mais adequado de forma geral.
Necessidades não atendidas resultam em frustração. Apatia, depressão, agressão, procura de outro local para trabalhar são comportamentos resultantes do estado de frustração.
A motivação para o trabalho depende de estímulos do ambiente e das necessidades, interesses e valores das pessoas.
A liderança situacional depende do comportamento do líder, das características dos funcionários, da natureza das tarefas e das pressões presentes na organização.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Analise as afirmativas:
I. O relacionamento interpessoal desenvolve-se em decorrência do processo de interação.
II. Flexibilidade de comportamento significa ter uma reação uniforme para todo e qualquer comportamento.
III. Competência interpessoal é um talento inato que não pode ser desenvolvido.
IV. As Relações Humanas estudam também o comportamento intrapessoal.
É correto afirmar que:
Marque a alternativa correta:
Um dos aspectos mais importantes do método experimental reside na possibilidade de exercer absoluto controle sobre as variáveis que circundam o elemento que está sendo estudado.
Dentro do campo de estudo das ciências comportamentais, aplicada às organizações, a experiência de Elton Mayo com as operadoras da fábrica de telefone pode ser perfeitamente encaixada dentro do modelo experimental.
Pessoas com níveis muito altos de inteligência suportam mal, tarefas muito rotineiras.
Restringir todo e qualquer estudo ao método experimental é forçar demais a compreensão do homem.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
A prática de administrar pessoas está sendo discutida em todo o mundo e em todas as esferas do ambiente empresarial. A Administração de Recursos Humanos está sendo substituída pelo termo Gestão de Pessoas que quer dizer:
Um conjunto de políticas e práticas que permitam a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
Um conjunto de esforços para melhorar o desempenho das empresas no seu ambiente de atuação, levando-se em conta práticas de controle de custos mediante processo de downsizing.
Um conjunto de objetivos e metas que permitem às pessoas atingirem seus objetivos pessoais e, posteriormente, os objetivos organizacionais.
Um conjunto de normas e regras que delimitam a atuação das pessoas e não as coloca como agentes de mudança no processo de competitividade.
Um conjunto de políticas, práticas e estratégias para direcionar as ações das pessoas da empresa no seu ambiente externo, principalmente no mercado de trabalho e no mercado de recursos humanos.
"As empresas gastam mais tempo preocupando-se com os produtos do que com as pessoas. Os presidentes do futuro entenderão que os empregados são o cerne da questão. As pessoas trarão bons resultados se a visão, os valores e o sistema de gestão permitirem que dêem suas contribuições". (Edgar Bronfman Jr., presidente da Seagram Company Ltda., EUA) Vários executivos apresentam discurso semelhante e enfatizam as vantagens da gestão participativa. De fato, embora haja vários benefícios em se ter a participação no local de trabalho, há também, diversas barreiras que precisam ser vencidas. Assinale a opção que NÃO constitui barreira a ser vencida:
Grande nível de interdependência entre os cargos diferentes.
Medo dos gerentes de perder o poder e o controle.
Filosofias autoritárias.
Limitações de tarefa e de tempo.
Falta de vontade de participar.
Indique a opção correta.
Por processamento entende-se a integração de insumos orientados para os clientes e as variáveis externas.
Feedback é a capacidade do sistema de produzir informação para realimentar e manter o desempenho do sistema.
Homeostase é a tendência que tem os organismos a se deteriorar, na natureza à desagregação.
Sinergia é a capacidade do sistema de produzir informações para realimentar e manter o desempenho do sistema.
Fluxos são os resultados obtidos do processamento do sistema encaminhados para o ambiente.
A função gerencial clássica de organizar compreende as seguintes atividades:
a reestruturação das equipes de trabalho, com vistas a amenizar conflitos entre servidores.
a definição do arranjo físico (lay out) ideal para uma dada unidade da administração, com a correspondente distribuição racional dos postos de trabalho.
a definição de locais apropriados para disposição dos materiais e equipamentos de trabalho, de modo a racionalizar as operações e o fluxo das atividades.
a reunião e a distribuição do conjunto dos recursos, humanos, materiais, patrimoniais, técnicos e financeiros, necessários à execução das atividades planejadas.
a elaboração do organograma de uma unidade da administração, definindo funções, responsabilidades, atividades e fluxos das operações administrativas.
Considere as seguintes afirmações sobre um ambiente de trabalho saudável (ou estimulante):
I. Quando o trabalho envolve várias pessoas, é necessário que haja espírito de cooperação.
II. A competitividade é a maneira ideal de garantir estabilidade no emprego.
III. Quando as pessoas se sentem seguras elas têm maior produtividade.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Assinale a alternativa que define, com maior propriedade, o significado da função gerencial de controle.
Supervisionar a equipe de trabalho, para assegurar o cumprimento das tarefas atribuídas.
Monitorar permanentemente as atividades em curso na unidade da administração, visando a assegurar o cumprimento do que foi planejado e introduzindo eventuais ajustes.
Verificar periodicamente os estoques disponíveis de materiais, para a execução das atividades do conjunto dos servidores.
Manter informações atualizadas a respeito das condições operacionais do conjunto dos recursos patrimoniais das unidades da administração
Manter sistemas de informação com base em relatórios periódicos das atividades desenvolvidas em cada unidade da administração.
Durante o expediente no Tribunal um Auxiliar ouve colegas apresentando os seguintes motivos para não terem realizado as tarefas que lhes foram designadas:
- Tinha outras coisas para fazer.
- Não sabia que era tão urgente.
- Só posso fazer uma coisa de cada vez.
Diante dessa situação é possível afirmar que
a falta de empenho compromete a qualidade do trabalho.
a produtividade no trabalho é uma exigência burocrática.
as tarefas mais difíceis devem ser dadas aos mais capazes.
justificar os atrasos é um direito dos funcionários.
o trabalho no Tribunal é muito difícil de ser executado.
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