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Assinale a alternativa que NÃO contém uma definição apropriada correspondente às funções gerenciais clássicas.
Planejar é tomar decisões que permitem iniciar o projeto e conduzir suas fases de maneira segura, esclarecendo as incertezas a serem enfrentadas.
Organizar é dividir tarefas, responsabilidades e a autoridade para tomar decisões.
O processo de execução compreende a realização das atividades previstas nos planos, para que o objetivo possa ser atingido.
O processo administrativo de controlar abrange a comparação dos resultados com os objetivos.
Considere a situação abaixo.
Diante dessa situação é possivel afirmar que
o chefe está apressando o Auxiliar que deve cumprir a tarefa que lhe foi confiada.
todo o funcionário tem o dever de zelar pela conservação dos equipamentos do Tribunal.
o Auxiliar deveria ter ignorado a recomendação do superior e continuado normalmente seu trabalho.
a recomendação do chefe pode ter um aspecto muito negativo para o desempenho do Auxiliar.
em situações de trabalho o chefe não pode chamar a atenção do Auxiliar que executa uma tarefa.
As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados – estatutos de servidores públicos e contratos de trabalho. Algumas dessas funções, no entanto, seguem procedimentos equivalentes em ambos os tipos de instituições. Identifique, dentre as alternativas, qual dessas funções enquadra-se nessa última categoria.
Política de remuneração.
Recrutamento e seleção.
Plano de carreira.
Políticas e programas de treinamento e desenvolvimento.
Condições para desligamento.
Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.
Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.
Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.
Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.
Falar com imponência para mostrar conhecimento.
Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.
Trabalhando com dois tipos de "autoridade" nas organizações, Philip Kotler estabelece um paralelismo entre o gerente, que recebe formalmente a autoridade, e o líder, que a conquista. Aponte a alternativa que corresponde a uma afirmação verdadeira a respeito dessa visão de Kotler.
O líder define os objetivos de seu empreendimento, cria uma organização e preenche as funções com o pessoal qualificado, difunde o plano, distribui tarefas e controla o trabalho.
O líder alinha pessoas, isto é, aponta a nova direção àqueles capazes de criar coalizões, aos que entendem a visão e estão comprometidos com sua obtenção.
O líder assegura o cumprimento de seu plano pelo controle da execução e resolução de problemas e conflitos.
Para o gerente, alcançar a visão requer motivação e inspiração – movimentando a equipe na direção certa, a despeito dos obstáculos à mudança, e fazendo apelo para as necessidades, os valores e emoções básicas humanas.
O gerente aponta uma direção, uma visão de futuro e a estratégia para conseguir a mudança.
Assinale a atitude de um Auxiliar Judiciário que pode comprometer a qualidade do trabalho.
Ficar muito tempo no telefone tratando de assuntos pessoais.
Cumprir as tarefas de forma lenta mas correta.
Solicitar compra de materiais necessários ao trabalho.
Falar o necessário durante o expediente.
Providenciar a reposição de materiais de consumo nas seções.
Em seus estudos sobre estilos gerenciais, Blake e Mouton produziram um gráfico, a "grade gerencial" que levou seus nomes, baseada na combinação de atuações do gerente em uma ou em outra direção em que se mostram cinco características gerenciais predominantes. Aponte a alternativa cujos resultados esperados não guardam correspondência potencial com o respectivo estilo.
Estilo 9.9: alto interesse pelas operações e pelas pessoas. O resultado é um ambiente construtivo, com discussão franca dos problemas e ampla comunicação entre todos.
Estilo 1.1: baixo interesse do gerente com as operações e com as pessoas. O esforço feito é o suficiente para conseguir algum resultado, apenas para manter a posição do gerente e dos membros da equipe.
Estilo 1.9: baixo interesse com as operações e alto interesse com as pessoas. Os erros e a ineficiência são relevados, resultando em uma produção mínima e custo/benefício desfavorável para a organização.
Estilo 9.1: alto interesse pelas operações e baixo interesse pelas pessoas. O resultado é a alta motivação da equipe, grande criatividade e trabalho cooperativo.
A delegação de poderes ou de autoridade ocorre até nas menores organizações. Quando o gerente da mercearia contrata um ajudante, inicialmente, delega-lhe uma série de tarefas de rotina, explicando-lhe, pormenorizadamente, o que deseja. À medida que aumenta o movimento da mercearia, repete-se este processo de delegação. No entanto, uma das principais dificuldades relacionadas com a autoridade é o não-reconhecimento das limitações, quer expressas ou subentendidas, que cercam quase toda delegação de poderes. Na maioria das vezes, o administrador simplesmente autoriza a realização de determinadas atividades, sem as definir com precisão ou sem se deter seriamente sobre a questão. Embora as idéias básicas sobre delegação sejam aparentemente simples, tem ocorrido com muita freqüência uma série de dificuldades, tais como: Por que delegar? A quem delegar, se não confio no meu pessoal? Como delegar, se continuo sendo o responsável em última instância? Assim sendo, a delegação de poderes refere-se ao processo pelo qual os gerentes:
I. Fixam metas a cumprir, lembrando que metas e objetivos precisam ser quantificáveis, caso contrário não passam de simples desejos.
II. Atribuem poderes aos seus subordinados, considerando que a cada autoridade delegada deve obrigatoriamente equivaler uma igual responsabilidade.
III. Explicitam objetivos não atingidos e apresentam um novo plano de ação, tendo em vista que o planejamento é sempre um instrumento reversível em função das contingências administrativas.
IV. Desempenham as tarefas de acordo com as conveniências que se apresentarem mais favoráveis, já que é mais razoável e seguro perguntar ao superior hierárquico.
V. Atribuem tarefas, autoridade e responsabilidade aos subordinados, lembrando que nunca se delega responsabilidade, uma vez que a toda autoridade equivale igual responsabilidade.
somente a proposição II.
somente a proposição IV.
somente as proposições II e V.
somente as proposições II e IV.
somente as proposições I, III.
Se a "alma" de uma organização é o gerente, o seu "corpo" é a equipe de servidores. Para que uma equipe de trabalho seja considerada eficaz no alcance de seus objetivos é necessário que a mesma possua algumas características fundamentais. Aponte qual das características abaixo é pouco apropriada a uma equipe de uma unidade organizacional genérica.
Os integrantes da equipe devem ser capazes de trabalhar coletivamente.
A equipe deve possuir um claro sentido da missão da organização.
A equipe deve possuir um claro sentido de seu enquadramento e subordinação na hierarquia organizacional.
Encontre a alternativa que relaciona corretamente as funções com as correspondentes atividades em organizações de direito privado.
A-IV; B-III; C-I; D-II
A-IV; B-III; C-II; D-I
A-I; B-II; C-III; D-IV
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