Questões sobre Gestão de Pessoas

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Assinale a alternativa que NÃO contém uma definição apropriada correspondente às funções gerenciais clássicas.

  • A. A atividade de supervisionar pressupõe a manutenção das equipes de trabalho sob estrito controle.
  • B.

    Planejar é tomar decisões que permitem iniciar o projeto e conduzir suas fases de maneira segura, esclarecendo as incertezas a serem enfrentadas.

  • C.

    Organizar é dividir tarefas, responsabilidades e a autoridade para tomar decisões.

  • D.

    O processo de execução compreende a realização das atividades previstas nos planos, para que o objetivo possa ser atingido.

  • E.

    O processo administrativo de controlar abrange a comparação dos resultados com os objetivos.

Considere a situação abaixo.

Diante dessa situação é possivel afirmar que

  • A.

    o chefe está apressando o Auxiliar que deve cumprir a tarefa que lhe foi confiada.

  • B.

    todo o funcionário tem o dever de zelar pela conservação dos equipamentos do Tribunal.

  • C.

    o Auxiliar deveria ter ignorado a recomendação do superior e continuado normalmente seu trabalho.

  • D.

    a recomendação do chefe pode ter um aspecto muito negativo para o desempenho do Auxiliar.

  • E.

    em situações de trabalho o chefe não pode chamar a atenção do Auxiliar que executa uma tarefa.

As funções próprias da gestão de pessoas nas organizações de direito público e de direito privado são reguladas por instrumentos jurídicos diferenciados – estatutos de servidores públicos e contratos de trabalho. Algumas dessas funções, no entanto, seguem procedimentos equivalentes em ambos os tipos de instituições. Identifique, dentre as alternativas, qual dessas funções enquadra-se nessa última categoria.

  • A.

    Política de remuneração.

  • B.

    Recrutamento e seleção.

  • C.

    Plano de carreira.

  • D.

    Políticas e programas de treinamento e desenvolvimento.

  • E.

    Condições para desligamento.

Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.

  • A.

    Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.

  • B.

    Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.

  • C.

    Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.

  • D.

    Falar com imponência para mostrar conhecimento.

  • E.

    Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.

Trabalhando com dois tipos de "autoridade" nas organizações, Philip Kotler estabelece um paralelismo entre o gerente, que recebe formalmente a autoridade, e o líder, que a conquista. Aponte a alternativa que corresponde a uma afirmação verdadeira a respeito dessa visão de Kotler.

  • A.

    O líder define os objetivos de seu empreendimento, cria uma organização e preenche as funções com o pessoal qualificado, difunde o plano, distribui tarefas e controla o trabalho.

  • B.

    O líder alinha pessoas, isto é, aponta a nova direção àqueles capazes de criar coalizões, aos que entendem a visão e estão comprometidos com sua obtenção.

  • C.

    O líder assegura o cumprimento de seu plano pelo controle da execução e resolução de problemas e conflitos.

  • D.

    Para o gerente, alcançar a visão requer motivação e inspiração – movimentando a equipe na direção certa, a despeito dos obstáculos à mudança, e fazendo apelo para as necessidades, os valores e emoções básicas humanas.

  • E.

    O gerente aponta uma direção, uma visão de futuro e a estratégia para conseguir a mudança.

Assinale a atitude de um Auxiliar Judiciário que pode comprometer a qualidade do trabalho.

  • A.

    Ficar muito tempo no telefone tratando de assuntos pessoais.

  • B.

    Cumprir as tarefas de forma lenta mas correta.

  • C.

    Solicitar compra de materiais necessários ao trabalho.

  • D.

    Falar o necessário durante o expediente.

  • E.

    Providenciar a reposição de materiais de consumo nas seções.

Em seus estudos sobre estilos gerenciais, Blake e Mouton produziram um gráfico, a "grade gerencial" que levou seus nomes, baseada na combinação de atuações do gerente em uma ou em outra direção em que se mostram cinco características gerenciais predominantes. Aponte a alternativa cujos resultados esperados não guardam correspondência potencial com o respectivo estilo.

  • A.

    Estilo 9.9: alto interesse pelas operações e pelas pessoas. O resultado é um ambiente construtivo, com discussão franca dos problemas e ampla comunicação entre todos.

  • B.

    Estilo 1.1: baixo interesse do gerente com as operações e com as pessoas. O esforço feito é o suficiente para conseguir algum resultado, apenas para manter a posição do gerente e dos membros da equipe.

  • C.

    Estilo 1.9: baixo interesse com as operações e alto interesse com as pessoas. Os erros e a ineficiência são relevados, resultando em uma produção mínima e custo/benefício desfavorável para a organização.

  • D.

    Estilo 9.1: alto interesse pelas operações e baixo interesse pelas pessoas. O resultado é a alta motivação da equipe, grande criatividade e trabalho cooperativo.

  • E. Estilo 5.5: Este estilo é o do meio termo. O resultado é um ambiente de ajuste, com transigência e acomodação, ainda que com vistas a conseguir resultados para a equipe e para a organização.

A delegação de poderes ou de autoridade ocorre até nas menores organizações. Quando o gerente da mercearia contrata um ajudante, inicialmente, delega-lhe uma série de tarefas de rotina, explicando-lhe, pormenorizadamente, o que deseja. À medida que aumenta o movimento da mercearia, repete-se este processo de delegação. No entanto, uma das principais dificuldades relacionadas com a autoridade é o não-reconhecimento das limitações, quer expressas ou subentendidas, que cercam quase toda delegação de poderes. Na maioria das vezes, o administrador simplesmente autoriza a realização de determinadas atividades, sem as definir com precisão ou sem se deter seriamente sobre a questão. Embora as idéias básicas sobre delegação sejam aparentemente simples, tem ocorrido com muita freqüência uma série de dificuldades, tais como: Por que delegar? A quem delegar, se não confio no meu pessoal? Como delegar, se continuo sendo o responsável em última instância? Assim sendo, a delegação de poderes refere-se ao processo pelo qual os gerentes:

I. Fixam metas a cumprir, lembrando que metas e objetivos precisam ser quantificáveis, caso contrário não passam de simples desejos.

II. Atribuem poderes aos seus subordinados, considerando que a cada autoridade delegada deve obrigatoriamente equivaler uma igual responsabilidade.

III. Explicitam objetivos não atingidos e apresentam um novo plano de ação, tendo em vista que o planejamento é sempre um instrumento reversível em função das contingências administrativas.

IV. Desempenham as tarefas de acordo com as conveniências que se apresentarem mais favoráveis, já que é mais razoável e seguro perguntar ao superior hierárquico.

V. Atribuem tarefas, autoridade e responsabilidade aos subordinados, lembrando que nunca se delega responsabilidade, uma vez que a toda autoridade equivale igual responsabilidade.

  • A.

    somente a proposição II.

  • B.

    somente a proposição IV.

  • C.

    somente as proposições II e V.

  • D.

    somente as proposições II e IV.

  • E.

    somente as proposições I, III.

Se a "alma" de uma organização é o gerente, o seu "corpo" é a equipe de servidores. Para que uma equipe de trabalho seja considerada eficaz no alcance de seus objetivos é necessário que a mesma possua algumas características fundamentais. Aponte qual das características abaixo é pouco apropriada a uma equipe de uma unidade organizacional genérica.

  • A. Os membros da equipe devem ter uma clara compreensão da interdependência resultante da multidisciplinaridade.
  • B.

    Os integrantes da equipe devem ser capazes de trabalhar coletivamente.

  • C.

    A equipe deve possuir um claro sentido da missão da organização.

  • D. Os membros da equipe devem ser capazes de conviver em ambientes turbulentos.
  • E.

    A equipe deve possuir um claro sentido de seu enquadramento e subordinação na hierarquia organizacional.

Encontre a alternativa que relaciona corretamente as funções com as correspondentes atividades em organizações de direito privado.

  • A.

    A-IV; B-III; C-I; D-II

  • B. A-III; B-IV; C-II; D-I
  • C. A-III; B-IV; C-I; D-II
  • D.

    A-IV; B-III; C-II; D-I

  • E.

    A-I; B-II; C-III; D-IV

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