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De uma forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. Essas são necessárias para ocupar um cargo de gerente e dependem do nível hierárquico do cargo, das tarefas a serem desenvolvidas pelo gerente e do tipo de organização entre outros fatores.
Quanto mais alto o nível hierárquico do cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.
Habilidades humanas são requeridas mais intensamente dos gerentes que ocupam os cargos de gerência tática e intermediária.
Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades conceituais serão requeridas.
Habilidades conceituais são requeridas na mesma proporção nos três níveis hierárquicos.
Quanto mais operacional o cargo a ser ocupado, mais habilidades técnicas serão requeridas.
Com referência à administração de recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.
Os fatores que interferem no planejamento de RH incluem o absenteísmo, a rotatividade causada por desligamento de iniciativa do empregado e a demissão.
Considere os dados abaixo: Número de funcionários = 1.200 Dias trabalhados no mês = 20 Número de faltas = 480 O absenteísmo é
0,2%
0,4%
1,0%
2,0%
40,0%
Com referência à administração de recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.
Dos estilos de administração identificados por McGregor, a teoria X tem uma abordagem moderna, pois envolve convicções positivas e atitudes democráticas e consultivas dos gerentes.
Considere os dados abaixo: Número médio de funcionários durante o ano = 1.200 Número de saídas totais durante o ano = 48 Número de saídas não controladas = 20 A rotatividade de pessoal é:
0,04%
1,67%
4,0%
4,17%
5,67%
Com relação à administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
Uma das principais atividades do órgão de recursos humanos de uma empresa, especialmente em um ambiente de flexibilização e de transformações organizacionais ou em processo de reengenharia, é o de zelar pelas carreiras de seus empregados.
Com relação à administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
A área de recursos humanos de uma empresa tem como algumas de suas atribuições as de atrair, reter, motivar e treinar os empregados da empresa, buscando alcançar aumento continuado de produtividade e vantagem competitiva no ambiente externo.
Com relação à administração de recursos humanos, julgue os itens subseqüentes.
Nas empresas atuais, especialmente as de grande porte, não cabe à área de recursos humanos estabelecer as políticas de remuneração da empresa, responsabilidade essa que cabe aos gerentes de cada área da empresa, sem interferência do setor de recursos humanos.
Considere que o diretor de desenvolvimento científico e tecnológico do CNPq tenha estabelecido um plano de trabalho para o exercício atual, definindo tarefas a serem implementadas pelos funcionários a ele subordinados. Acerca de possíveis dificuldades que o diretor poderá enfrentar com o grupo para alcançar os objetivos traçados, julgue os itens subseqüentes.
Cada indivíduo envolvido em uma atividade de grupo vê-se como um agente em cada situação em que se encontra. Assim, na interação intragrupo, caso o diretor desconheça as qualidades dos membros do grupo que dirige, ele poderá ter dificuldade para otimizar as ações que deseja realizar.
As áreas de atuação dos profissionais de organização e métodos incluem
a seleção de recursos humanos.
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