Questões sobre Gestão de Pessoas

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Os recursos humanos, materiais e financeiros que fluem dentro da organização referem-se ao controle

  • a.

    contingencial.

  • b.

    preventivo.

  • c.

    corretivo.

  • d.

    simultâneo.

  • e.

    automático.

As três dimensões da "cadeia de valor" representadas pela arquitetura de RH são:

  • A.

    a função, o sistema e o comportamento dos empregados.

  • B.

    o ambiente externo, o sistema e o comportamento dos dirigentes.

  • C.

    a função, o sistema político e o treinamento dos empregados.

  • D.

    a decisão, o modelo gerencial e o comprometimento dos empregados.

  • E.

    a metodologia, o scorecard e o comprometimento dos empregados.

A motivação não é comportamento em si, nem é desempenho, mas, refere-se à ação e às forças internas e externas que influenciam a escolha de um indivíduo. As teorias de motivação

  • a.

    são indefinidas na relação comportamental.

  • b.

    são definidas como um fenômeno social.

  • c.

    predizem comportamentos.

  • d.

    são descritas como não-intencionais.

  • e.

    não são multifacetadas.

A Gerência de RH compreende:

  • A.

    planejamento da organização do projeto, aquisição de pessoal, desenvolvimento da equipe e dissolução da equipe.

  • B.

    planejamento da orientação do projeto, aquisição de software de administração de RH, desenvolvimento dos sistemas e disseminação dos resultados.

  • C.

    projeto de competências e oportunidades, treinamento de pessoal, desenvolvimento de procedimentos e realimentação do processo.

  • D.

    organização do projeto hierárquico, alocação de pessoal, movimentação da equipe e desenvolvimento da equipe.

  • E.

    planejamento da organização do projeto, designação do pessoal de decisão, disposição da equipe de patrocinadores e reorientação da equipe de decisão.

O aprendizado na organização deve

  • a.

    ser transferível para o cargo.

  • b.

    atender necessidades pessoais.

  • c.

    ser aberto, adaptando objetivos enquanto ocorre.

  • d.

    ser em sala de aula.

  • e.

    vir do quadro hierárquico inferior.

As organizações formais são burocracias e como tais tendem a apresentar disfunções. A disfunção que estimula competições por vantagens é denominada:

  • A.

    valorização dos regulamentos;

  • B.

    mecanicismo;

  • C.

    defesa de interesses pessoais;

  • D.

    valorização da hierarquia;

  • E.

    individualismo.

Desenvolvimento de equipes é o processo de aprimorar as competências dos integrantes de um grupo. É correto afirmar que:

  • A.

    grupos de interesse são grupos informais definidos por afinidades ou preferências pessoais;

  • B.

    grupos de administração são grupos formais designados para cumprir uma tarefa e se extinguir depois disso;

  • C.

    grupos temporários são grupos informais definidos por afinidades ou preferências pessoais;

  • D.

    comissões e comitês são grupos formais designados para cumprir uma tarefa e se extinguir depois disso;

  • E.

    grupos funcionais permanentes são grupos formais constituídos por equipes de departamentos estáveis.

No que se refere à análise da administração de recursos humanos (RH) em um contexto global, julgue os itens abaixo.

As políticas de RH não são apenas procedimentos descritivos do modo de funcionamento da organização, mas são o fundamento de uma produção ideológica. Os dispositivos operacionais e a ideologia estão estreitamente relacionados, tendo como função fazer que sejam interiorizadas certas condutas e os princípios que as legitimam.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à análise da administração de RH em um contexto global, julgue os seguintes itens.

Uma das principais críticas à administração de RH é o fato de permitir que as pessoas sejam vistas como custos e tratadas como recursos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um intenso processo de mediação caracteriza as novas políticas de RH das empresas hipermodernas. Julgue os itens que se seguem, acerca dessas políticas.

Caracterizam-se pela existência do controle pela adesão e interiorização das regras, em vez da imposição concreta de ordens e proibições.

  • C. Certo
  • E. Errado
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