Questões sobre Gestão de Pessoas

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Um intenso processo de mediação caracteriza as novas políticas de RH das empresas hipermodernas. Julgue os itens que se seguem, acerca dessas políticas.

As empresas hipermodernas não praticam uma política de gestão dos afetos que favoreça o investimento inconsciente massivo da organização e a dominação desta sobre o aparelho psíquico de seus empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Novos papéis na função de Recursos Humanos:

  • A.

    de foco no negócio, para foco na função.

  • B.

    de foco nos resultados fins, para foco interno e introvertido .

  • C.

    de consultivo, para administrativo.

  • D.

    de longo prazo para curto prazo, e imediatismo.

  • E.

    de operacional e burocrático, para estratégico.

As 3 (três) etapas distintas pelas quais a área de Recursos Humanos passou ao longo do século XX foram: relações industriais, recursos humanos e ____________________.

  • A. gestão de processos.
  • B. gestão de tecnologia.
  • C. gestão de empowerment.
  • D. gestão de pessoas.
  • E. gestão de objetivos.

A importância do programa de integração de novos funcionários é tecnicamente ressaltada no assunto:

  • A. socialização organizacional.
  • B. personalização.
  • C. artefatos invisíveis da cultura.
  • D. estilos gerenciais.
  • E. liturgia do poder.

A execução da estratégia, a construção de uma infra estrutura eficiente, aumento do envolvimento e capacidade dos funcionários e criação de uma organização renovada são os resultados da definição de papéis de:

  • A. recursos humanos.
  • B. administração de salários.
  • C. área de informação.
  • D. órgão público.
  • E. Prefeitura Municipal.

A análise do ambiente e do mercado de trabalho, do ponto de vista da gestão estratégica de recursos humanos, pode ser estruturada e desenvolvida, levando em conta algumas variáveis fundamentais, que não incluem as variáveis

  • A.

    políticas.

  • B.

    econômicas.

  • C.

    sociais.

  • D.

    religiosas.

  • E.

    de mercado de trabalho.

Nas frases descritas a seguir, indique C para certo e E para errado; a seguir marque a opção que representa a seqüência correta.

( ) Existem pelo menos quatro modos de geração do conhecimento: o que se traduz por meio do compartilhamento do saber individual; o que permite relacionar idéias e conceitos para gerar novas formas de como realizar as coisas; o que é produzido por meio de treinamento técnico; e o que pode ser armazenado em um banco de dados. 
( ) Um processo de gestão do conhecimento envolve um processo de descoberta. Equivale dizer: encontrar caminhos empresariais alternativos e estar apto a gerar vantagens competitivas; encontrar novas respostas por meio da revisão das premissas de análise; entender a situação, os meios e procurar respostas adequadas. 
( ) As competências organizacionais e individuais são fundamentais para o processo de gestão do conhecimento. São elas as maduras, as emergentes e as de transição, ou seja, as que terão relevância no futuro, as que podem ter importância em um determinado momento e as que já fazem parte do capital intelectual da organização, respectivamente. 
( ) A inteligência competitiva é o resultado da análise de informações coletadas no ambiente competitivo das organizações. É um processo investigativo que lida com informações de domínio público e obedece a limites éticos e legais.

  • A.

    C-C-E-E

  • B.

    C-E-E-C

  • C.

    E-E-C-C

  • D.

    E-C-C-E

  • E.

    C-C-E-C

No modelo participativo de gestão, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho. Nesse sentido, o estilo de liderança mais integrado com esse modelo é a:

  • A. tirania;
  • B. autocracia;
  • C. democracia;
  • D. demagogia;
  • E. teocracia.

A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas, compreendendo suas necessidades, interesses e atitudes, é uma habilidade:

  • A. técnica;
  • B. conceitual;
  • C. de liderança;
  • D. de resolução de conflitos;
  • E. interpessoal.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de pessoas. Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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