Questões sobre Gestão de Pessoas

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A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A moderna gestão de pessoas rege-se pelo pressuposto de que a força de trabalho altamente habilidosa e altamente motivada é fonte de vantagem competitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Angariar informações de vários subsistemas de recursos humanos e orientá-las segundo uma visão sobre o rumo da organização constitui um dos princípios relacionados ao modelo burocrático de gestão de pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se manter competitiva, uma organização deve ter controle rigoroso de seus custos e conhecer o seu mercado, de forma a poder atender às necessidades de seus consumidores. Os produtos que a organização desenvolve e vende são importantes, mas também é muito importante a maneira como ela organiza a prestação de serviços em suas lojas. Essa é a responsabilidade da administração da produção. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A função recursos humanos, uma das funções principais da organização, não está ligada diretamente à função produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

O chefe, ao falar sobre o trabalho desempenhado, deve focar-se na personalidade do subordinado, tendo em vista que tal atitude possibilita um comportamento receptivo à crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

Em uma relação de trabalho, ao se procurar saber os motivos do outro, pode-se privilegiar a compreensão no lugar do julgamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

As características positivas das pessoas devem ser ressaltadas em uma situação de aperfeiçoamento do serviço prestado, o que evitaria sentimentos de desqualificação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

Colegas de trabalho devem evitar dar retorno negativo sobre os respectivos comportamentos, evitando-se problemas de ordem pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ambiente profissional, as pessoas exercem diferentes papéis: chefe, subordinado, colega. É importante, em cada um dos papéis citados, saber se relacionar, destacando-se a habilidade de dar retorno sobre o comportamento do outro. À luz dessa premissa, julgue os itens a seguir.

As críticas em contextos de erros no exercício das funções, mesmo quando feitas de maneira inapropriada, não comprometem a produtividade no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca de educação nas empresas.

Um servidor público que faz curso de capacitação, buscando sua preparação para a carreira, recebe uma forma de treinamento com o foco em resultados de médio e longo prazos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma economia cada vez mais baseada em serviços, o conhecimento é fator decisivo para a sobrevivência organizacional, sendo encarado como uma vantagem estratégica de alto valor presente em sistemas de informação, bases de dados, compartilhamento de idéias e na transmissão interpessoal. Nesse ambiente, a gestão das pessoas representa aspecto essencial à bem sucedida concretização dos objetivos e metas da instituição, constituindo- se em

  • A. repertório inesgotável de novas idéias e projetos, que possibilitem à organização atingir uma posição de destaque entre seus concorrentes imediatos.
  • B. ativo financeiro essencial à sobrevivência da organização, tendo em vista a garantia de consecução de seus objetivos.
  • C. atividade priorizada pela maioria das organizações, que abandonaram os modelos arcaicos de administração de recursos humanos.
  • D. responsabilidade central dos administradores, visando harmonizar os recursos institucionais com o seu capital intelectual e obtendo o máximo de produtividade de suas aplicações.
  • E. função decorrente da motivação intrínseca a cada colaborador, bem como de seu compromisso em relação aos objetivos institucionais.
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