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Em relação aos diversos aspectos do patrimônio, julgue os itens seguintes.
Se um empregado de determinada empresa foi transferido para trabalhar em outra filial da mesma empresa, na mesma cidade, a decisão dessa transferência, mesmo quando tomada pelos administradores principais da entidade, não pode ser considerada evento econômico.
A administração de recursos humanos passou a ser chamada de administração de pessoal e, posteriormente de gestão de pessoas. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Se uma organização que tenha uma cultura organizacional adequada a suas estratégias competitivas, busque motivar seu quadro de pessoal e necessite recrutar pessoas para determinado posto de trabalho, então o recrutamento externo é o mais adequado para atender aos seus objetivos.
Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.
Nas organizações em que a administração de recursos humanos é um órgão de assessoria da presidência, a ela diretamente vinculado, prestando-lhe consultoria e serviços de estafe, as políticas e procedimentos concebidos e desenvolvidos pelo órgão não dependem do aval e da comunicação da presidência para a sua implementação, e sua aplicação é obrigatória por todas as diretorias.
Acerca de processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os seguintes itens
Mapas de carreiras e sistemas de informação que apóiam o planejamento de carreira são organizadores avançados que indicam possíveis direções, trilhas, caminhos e oportunidades de carreira disponíveis na organização.
Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.
As normas de conduta constituem um dos componentes da organização informal. São geralmente escritas e previamente estabelecidas, moldando o comportamento dos indivíduos aos objetivos finalísticos da empresa ou entidade de que fazem parte.
Acerca de processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os seguintes itens
Até o final da década de 70 do século XX, havia um predomínio de advogados na função de chefes de departamentos de pessoal, devido à natureza cartorial e administrativa das funções de RH nas empresas brasileiras.
Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.
Nos tempos atuais, a ênfase na gestão de pessoas se deslocou do controle, da padronização, da rotinização, para o estímulo ao envolvimento e ao desenvolvimento dessas pessoas. A falta de atenção às práticas da gestão de pessoas é um grande problema para implementação da gestão pela qualidade.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A gestão de pessoas pode ser definida como o sistema de gestão constituído pelo conjunto integrado de políticas, diretrizes, procedimentos e instrumentos gerenciais que viabilizam a ação administrativa e técnica sobre os recursos humanos no espaço organizacional.
Com base nos conceitos gerais e aplicações específicas, e à luz da doutrina e da legislação relativas à administração de recursos humanos, julgue os itens de 104 a 118.
As avaliações de desempenho possibilitam a aferição da eficácia das funções do setor de pessoal de uma organização. Permitem aos administradores avaliar, entre outros aspectos, a adequação das políticas de recrutamento e seleção, a validade das atividades de treinamento e aperfeiçoamento, e a justeza das decisões sobre promoções e transferências.
A gestão de pessoas pode envolver diversos níveis organizacionais: individual, cargo, seção, departamento, organização, mercado de trabalho, sociedade. Além disso, pode assumir caráter centralizado, descentralizado, assessoria, nível intermediário ou institucional. Considerando as tendências da moderna gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
A análise dos elementos contextualizados das características organizacionais e de seu ambiente externo acarreta uma gestão de pessoas carregada de modismos e de ações que possuem o foco tradicional, foco em práticas que auxiliam a organização a atingir seus objetivos.
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