Questões sobre Gestão do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O conhecimento depende de aprendizagem. A aprendizagem organizacional é feita a partir de cinco disciplinas capazes de fazer com que pessoas e grupos possam conduzir as organizações para a mudança e a renovação contínuas. Assinale abaixo a alternativa que não contém uma dessas disciplinas.

  • A. Domínio Pessoal
  • B. Modelos Mentais
  • C. Pensamento sistêmico
  • D. Visão defasada
  • E. Aprendizagem de equipes

Atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto à gestão do conhecimento.

( ) Tem relação com habilidades de identificação, retenção e multiplicação de saberes.

( ) O processo eficaz de gerir conhecimento conduz a vantagem competitiva da organização.

( ) Na gestão do conhecimento reter e captar talentos são ações imprescindíveis.

( ) Gestão do conhecimento é sinônimo de gestão de informação.

( ) A gestão do conhecimento colabora para o desenvolvimento sustentável da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  • A. V, V, F, F, V
  • B. F, F, F, V, F
  • C. V, V, V, V, V
  • D. V, V, V, F, V
  • E. F, F, V, F, F

A gestão de conhecimento é um subsistema da Área de Recursos Humanos. Sobre este, assinale a alternativa incorreta:

  • A. Atrela-se à implantação de processos e procedimentos que utilizam base de dados e/ou de informações
  • B. Há geração de serviços e produtos por meio do capital intelectual da organização de modo a contribuir para o aumento da competitividade
  • C. Que os saberes relevantes são os identificados como práticos e/ou vivenciais
  • D. Saberes teóricos e práticos são igualmente relevantes
  • E. Alguns conhecimentos terão estruturas cognitivas e outros, estruturas formais

No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue os itens que se seguem. Conhecimento é a demonstração do talento particular na prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a competências no âmbito das organizações, julgue os itens que se seguem. No âmbito das competências gerenciais, a competência é conceituada como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que justifiquem um alto desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise os itens abaixo, referentes às condições para a aprendizagem e para o desempenho considerado competente:

I Modos de entrega da instrução

II Qualidade das mídias e recurso de ensino

III Suporte Gerencial e psicossocial

IV Motivação para aprender

V Valor instrumental do treinamento

São condições externas à aprendizagem induzidas por TD&E os itens

  • A. I e II, somente.
  • B. II e III, somente.
  • C. II, III e IV.
  • D. III, IV e V.
  • E. II, III e V.

Denominam-se trilhas de aprendizagem os caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo em uma organização (Freitas, 2002). Para que uma trilha de aprendizagem atinja o seu objetivo é necessário que

  • A. o indivíduo defina um curso de ação para o seu crescimento profissional, sempre alinhado com as estratégias organizacionais.
  • B. as trilhas utilizem meios oriundos da produção acadêmico-científica da área como material preferencial.
  • C. os objetivos definidos não estejam vinculados à formação de competências administrativas e gerenciais.
  • D. os objetivos definidos priorizem as competências pessoais, pois é focando as competências individuais que o todo processo de treinamento se fundamenta.
  • E. as trilhas possuam orientação de obrigatoriedade, assim como as grades de treinamento, apesar da natureza metodológica diferente de ambas.

No ambiente escolar, a manutenção da memória organizacional auxilia na gestão e possibilita o resgate de experiências de sucesso. No que se refere a essa prática, assinale a opção correta.

  • A. A memória organizacional é um processo não estruturado, pois são valorizadas as interações informais.
  • B. Story telling não é utilizada para facilitar e manter a memória organizacional, uma vez que ela é considerada uma ação não estruturada.
  • C. A linguagem diferenciada entre os indivíduos da organização potencializa a troca e a geração de conhecimento.
  • D. Memória organizacional é tida como um processo fluido, não só pela seleção e retenção, mas também pela disponibilização do conhecimento organizacional.
  • E. A memória organizacional é entendida unicamente como armazenamento dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos na organização.

A respeito das práticas em gestão do conhecimento, assinale a opção correta.

  • A. A gestão de competências, como prática em gestão do conhecimento, auxilia o gestor a definir os conhecimentos e as habilidades necessários para a organização.
  • B. O banco de boas práticas é um repositório de informações acerca da localização de conhecimentos na organização, incluindo fontes de consulta e pessoas ou equipes detentoras de determinado conhecimento.
  • C. Os portais são grupos informais, interdisciplinares, de pessoas unidas por um interesse comum.
  • D. Mentoring é uma prática relacionada à busca sistemática das melhores referências internas ou externas para comparação de processos, produtos e serviços da organização, para aumentar a sua efetividade.
  • E. No coaching existem dois atores importantes: o coach e o coache. Tutorado pelo coache, o coach recebe informações e é auxiliado para alcançar seu desenvolvimento profissional.

O modelo de espiral do conhecimento explica como ocorre a geração do conhecimento por meio de conversões entre tácito e explícito. Considerando esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Conhecimento explícito refere-se às crenças e suposições que são usadas para entender e descrever a realidade.
  • B. Internalização é o processo de transformar conhecimento explícito em conhecimento cultural.
  • C. Não é possível socializar conhecimento tácito, pois isso implicaria compartilhar experiências pessoais para a solução de problemas.
  • D. Na organização, é impossível gerar novos conhecimentos a partir do processo de combinação de conhecimentos explícitos.
  • E. Transformar o conhecimento tácito em explícito envolve uma ação de externalização, que significa tornar o conhecimento tácito em conceitos explícitos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...