Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Considerando a empresa essencialmente como um espaço educativo, estruturado como uma associação de pessoas em torno de uma atividade com objetivos específicos e, portanto, como um espaço também aprendente, cabe à pedagogia buscar estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informações e conhecimentos. Acerca dessa afirmativa e das atividades de um pedagogo na empresa, analise.
I. Promove a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomia emocional e cognitiva.
II. Ocupa-se basicamente com os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes diagnosticadas como indispensáveis/necessárias à melhoria da produtividade.
III. Qualifica o pessoal da organização, cada um em sua área, seja a administrativa, a operacional, buscando a dedicação exclusiva a uma só atividade.
IV. Implementa programas de qualificação, difundindo o conhecimento, traçando estratégias e metodologias que asseguram uma melhor aprendizagem dos funcionários.
Estão corretas as afirmativas
Administração - Gestão do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Para desenvolver suas atividades em uma empresa, o pedagogo precisa de um entendimento profundo do comportamento humano no contexto organizacional. Considerando esta premissa, o pedagogo deverá, EXCETO:
Administração - Gestão do Conhecimento - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
O pedagogo, dentro da empresa, tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento comportamental e psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros, aprendendo a respeitar e a valorizar as ideias de cada um. Acerca desse pressuposto, analise.
I. O desenvolvimento desse trabalho representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, assim como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.
II. Possibilita mudanças no desempenho profissional e motivacional do ser humano, gerando competividade, aumento do desequilíbrio harmonioso e, consequentemente, uma boa lucratividade.
III. Deve-se trabalhar continuamente a autoestima do grupo, pois é fundamental para que todos estejam em harmonia, assim os trabalhos fluem com mais facilidade; se um funcionário está com a autoestima baixa, seu rendimento não será tão satisfatório quanto poderia ser.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Segundo os autores, Nonaka e Takeuchi (1995), para a criação do conhecimento organizacional são necessárias ações que integrem o conhecimento tácito e o conhecimento explícito e devem ser iniciadas com a prática de
Partindo do pressuposto de que as pessoas são o grande diferencial das empresas, as ações de treinamento e desenvolvimento têm papel importante, sendo peça-chave no processo de desenvolvimento organizacional, uma vez que alinham os profissionais com as estratégias da empresa. Diante disso, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Treinamento.
2. Desenvolvimento.
( ) É a aquisição sistemática de atitudes, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho.
( ) Refere-se a um conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual do profissional.
( ) É um processo educacional de curto prazo e que envolve ações que visam ampliar a capacidade das pessoas para o exercício de determinada função ou para a execução de uma tarefa específica.
( ) Refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem, não necessariamente relacionadas ao cargo que o profissional ocupa atualmente, mas que proporcionam oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional.
( ) É um processo educacional de médio ou longo prazo, visando proporcionar à pessoa os conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual, preparando-a para assumir funções mais complexas.
A sequência está correta em
Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo na empresa, analise.
I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto da empresa.
II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.
III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da empresa de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas ao público com o qual vai lidar, com olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela empresa quanto ao aprendizado dos funcionários, visto ser o diferencial no mercado.
IV. Capacitar os funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções e favorecendo a empresa que gerar maior produtividade e, consequentemente, bons lucros.
Estão corretas as afirmativas
A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu que o planejamento passasse a ser diferente. A percepção da visão e missão da organização, bem como dos seus objetivos estratégicos, aliados ao conhecimento e às tendências do setor de atividade, passam a definir as linhas de aprendizagem que devem ser levadas em consideração. Considerando o exposto, sobre uma nova lógica de aprendizagem organizacional que se apresenta para desenvolver novas aprendizagens, analise.
I. O planejamento de pessoas passou de uma lógica qualitativa que ganha sentido na expressão que pessoas são necessárias? ou que competências são necessárias? para uma lógica quantitativa, simbolizada na expressão quantas pessoas são precisas?
II. Uma nova lógica de aprendizagem organizacional se apresenta para promover o desenvolvimento de aprendizagens no domínio cognitivo do saber-saber; no domínio prático do saber-fazer, em que se avalia a capacidade para executar um conjunto de processos; no domínio comportamental do saber-ser ou saber-estar e, por último, o domínio da evolução, da inovação e da aprendizagem que passamos a designar por saber-evoluir.
III. O planejamento de aprendizagem na organização envolve um processo de diagnóstico que busca a necessidades de formação e que deve ser entendido como o detectar de lacunas existentes, quer a nível individual como do coletivo, relativo a conhecimentos, competências, capacidades, habilidades e, a partir dessas necessidades, conceber-se-á um plano de formação que permita a diminuição ou, até mesmo, o fim desses estados de carência.
Estão corretas as afirmativas
O(A) _______________ organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho, criando certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. O(A) _______________ organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades. O(A) _______________ é o modelo dos pressupostos básicos que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
O conhecimento de uma organização não é simplesmente a soma de todos os conhecimentos acumulados pelos indivíduos, mas sim o resultado de uma combinação sinérgica entre esses conhecimentos que se modifica continuamente por meio da interação entre os membros de uma organização. A respeito da criação do conhecimento nas organizações, é correto afirmar que:
A fim de que a gestão do conhecimento seja factível, as organizações devem dispor de uma série de aspectos contextuais que facilitem a aprendizagem individual e coletiva, bem como a transferência entre um e outro nível de análise. Sobre as características desse contexto favorável à criação do conhecimento organizacional, é correto afirmar que:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...