Questões sobre Gestão do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação à aprendizagem nas organizações contemporâneas, julgue os itens a seguir.

As ações organizacionais que objetivam o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para suprir lacunas de desempenho humano correspondem às tecnologias instrucionais presentes nas organizações contemporâneas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à aprendizagem nas organizações contemporâneas, julgue os itens a seguir.

Constituem ações de treinamento e desenvolvimento as oportunidades oferecidas pela organização a seus funcionários para que desenvolvam competências relacionadas a posições profissionais a serem ocupadas futuramente na estrutura organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as atividades inerentes a treinamento, desenvolvimento e educação em organizações, julgue os itens que se seguem.

Os resultados de aprendizagem do domínio psicomotor e afetivo representam a capacidade de realização de atividades motoras organizadas em diferentes níveis de automatização, envolvendo internalização de valores, atitudes e comportamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao “conhecimento tácito” pode-se afirmar que

I – o marco inicial do conceito foi elaborado por Michael Polany e publicado em 1966.

II - o conhecimento tácito é adequado para atividades de rotina, pois inibe a criatividade.

III - o conhecimento tácito envolve uma relação de duas coisas: a) um conhecimento específico (“distal”); e b) “proximal”.

As alternativas corretas são:

  • A. somente I e II.
  • B. somente I e III.
  • C. somente II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. somente I.

A gestão do conhecimento passou a ser um dos principais desafios das organizações. Os processos de formação continuada nas empresas, focando as aprendizagens, enfrentam alguns desafios, como garantir a apreensão, a aplicação e os resultados. A função do multiplicador, nesse processo, em uma perspectiva dialética e inovadora, é

  • A. nos encontros formativos, apresentar, sistematicamente, uma série de situações-problema, para que esse processo se produza. Seu ponto de partida deve ser o que o educando sabe sobre o assunto e sobre sua própria prática. Por meio da observação e da reflexão, o multiplicador apresenta situações-problema e desencadeia a busca sistemática de respostas, soluções. Ele também está envolvido em um processo de aprendizagem permanente.
  • B. coordenar os encontros formativos, garantindo a transmissão de conhecimentos necessários ao desempenho profissional, de acordo com as diretrizes da organização; o estudo isolado dos problemas e processos concretos do contexto social em que se dão, e a aprendizagem por acumulação de informações obtidas em livros ou processadas por outros.
  • C. planejar o que ensinar e como ensinar para provocar mudanças. Em uma concepção crítica, não adotar a metodologia expositiva que visa a inculcar no aprendiz alguns conhecimentos selecionados. Sua metodologia de ensino deve ser dialógica, focando os conteúdos a serem assimilados pelo aprendente. É importante avaliar se o ensinado foi assimilado e é capaz de provocar a mudança desejada.
  • D. executar encontro de trocas de experiências nas atividades profissionais, adotando a metodologia dialogal, pois o educando já não é mais visto como um objeto, mas considerado com a riqueza de suas experiências. Tal procedimento não exige uma reflexão teórica sólida sobre esse processo e sua correspondente sistematização.
  • E. organizar encontros formativos, preocupando-se em como ensinar, isto é, como mostrar melhor para garantir uma assimilação melhor. Incluir no processo didático formas modernas que adotam um leque de meios técnicos audiovisuais. O processo seria expor – informar – assimilar e o aprendiz deve conseguir reproduzir, mais ou menos fielmente, o que lhe é ensinado.

Julgue os itens a seguir, relativos a noções de administração geral e pública. A implementação da gestão do conhecimento em uma organização demanda que ocorram as seguintes etapas, não necessariamente consecutivas ou mesmo ordenadas: geração do conhecimento; codificação do conhecimento e transferência do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A exigência atual de uma busca permanente de conhecimento intrínseca à nossa sociedade impulsionou o questionamento sobre as formas tradicionais de estratégias organizacionais.

Em resposta a isso, se formalizou a ideia de organizações que aprendem, caracterizadas por

  • A.

    competição predatória e processos autocráticos de gestão

  • B.

    construção de visão organizacional padronizada e pensamento linear

  • C.

    comprometimento com a visão organizacional padronizada e competição predatória

  • D.

    construção de visões compartilhadas e aprendizagem generativa

  • E.

    processos autocráticos de gestão e comprometimento com o pensamento sistêmico

As ações que representam qualquer tentativa de melhorar o desempenho dos diversos gestores por meio da divulgação de conhecimentos, mudanças de atitudes e ou aumento de habilidades, compreendem o complexo denominado :

  • A.

    educação continuada

  • B.

    valorização integrativa.

  • C.

    acompanhamento motivacional.

  • D.

    desenvolvimento gerencial.

  • E.

    promoção educacional.

No processo de gestão do futuro da organização, é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados com o objetivo de identificação do conteúdo empresarial existente, organização das informações obtidas, refinamento e agregação de valor ao conteúdo e sua socialização/distribuição pela organização:

  • A.

    Teletrabalho.

  • B.

    Feed-back.

  • C.

    Gestão da qualidade de conteúdo.

  • D.

    Gestão do conhecimento.

  • E.

    Gestão de enfoque.

Empresas com capacidade de traçar objetivos consistentes, criar cenários inovadores, adquirir e transferir conhecimentos, bem como ter capacidade para modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e discernimentos denominam-se organizações

  • A.

    globalizadas.

  • B.

    matriciais.

  • C.

    que aprendem.

  • D.

    high-tech.

  • E.

    de informação distribuída.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...