Questões sobre Gestão do Conhecimento

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Uma espiral do conhecimento pode ser ampliada a partir da transferência do conhecimento do nível individual para o de grupos e equipes, e desse para o nível da organização. A cada estágio desse processo de transferência, uma combinação diferente das entidades de criação do conhecimento se faz pertinente. Acerca do assunto, pode-se afirmar que:

  • A. O compartilhamento e a criação de conhecimento tácito a partir da experiência direta representa o modo como o conhecimento flui de indivíduos para indivíduos.
  • B. A transferência de conhecimentos dos indivíduos para a organização pode ser exemplificada a partir da elaboração de manuais de processos e procedimentos de trabalho.
  • C. A transferência de conhecimentos dos indivíduos para a organização pode ser exemplificada a partir da elaboração de manuais de processos e procedimentos de trabalho.
  • D. A aprendizagem e a aquisição de novos conhecimentos tácitos a partir da vivência de práticas promove a transferência do conhecimento dos grupos e equipes de trabalho para a organização.
  • E. A sistematização e a aplicação do conhecimento explícito e de informações constituem vias pelas quais o conhecimento é transferido dos indivíduos para os grupos e equipes de trabalho.

A criação do conhecimento organizacional tem em seu cerne o processo contínuo e dinâmico de síntese, de administração de paradoxos, de reconciliação de opostos, enfim. Nesse sentido, o melhor caminho para a gestão do conhecimento organizacional depende do exercício do raciocínio dialético sobre uma série de aspectos. A esse respeito, pode-se afirmar que:

  • A. O design organizacional apropriado à criação do conhecimento não deve conter elementos de estruturas hierárquicas em razão da disfuncionalidade que apresentam diante de demandas de iniciativa pessoal e de mudança organizacional.
  • B. A gestão do conhecimento estrutura-se em uma perspectiva bottom-up (de baixo para cima) de administração à medida que reconhece um fluxo de conhecimentos que se origina no nível individual e alcança, finalmente, toda a organização.
  • C. Atribui-se ao indivíduo a responsabilidade pela criação do conhecimento, enquanto aos grupos e à própria organização competem, respectivamente, a síntese e a amplificação do conhecimento.
  • D. A criação de novos conhecimentos resulta de um processo que amplifica os conhecimentos explícitos adquiridos pelos indivíduos por meio do estímulo à sua transferência para os grupos e equipes de trabalho, até que sejam tacitamente integrados aos padrões de comportamento e produção da organização.
  • E. A maioria dos modos de conversão do conhecimento propostos pelos autores mencionados aponta para a prevalência das experiências formais e sistemáticas de aprendizagem sobre aquelas de natureza informal.

A gestão do conhecimento deve amparar os administradores a tratarem os conhecimentos, de modo prático, como recursos. Nesse sentido, uma série de processos essenciais devem ser realizados com a intenção de tornar aplicável as ideias propagadas pelas principais referências da área: identificação; retenção; utilização; distribuição; desenvolvimento; e aquisição de conhecimento. Considerando o exposto, pode-se afirmar que:

  • A. A armazenagem do conhecimento então criado torna-se mais irrelevante na medida em que o estágio de internalização, relativo à aprendizagem e à aquisição de novos conhecimentos tácitos a partir da prática, é alcançado na organização.
  • B. Os processos de identificação e distribuição do conhecimento constituem uma garantia de que os conhecimentos serão utilizados nas atividades da organização.
  • C. A gestão do conhecimento, à medida que diz respeito aos fluxos entre conhecimentos tácitos e explícitos e níveis diversos de análise, deve basear-se utilização de fontes internas para aquisição de conhecimentos.
  • D. O processo de compartilhamento e distribuição fundamenta-se na premissa de que diferenças nas demandas individuais e coletivas por conhecimento são relevantes, de forma que é preciso determinar o nível de acesso ao conhecimento disponível na organização.
  • E. desenvolvimento do conhecimento pressupõe a criação de novos conhecimentos organizacionais, de modo que investimentos em pesquisa e desenvolvimento tornam-se mais relevantes do que o exame dos processos produtivos da organização.

A fim de gerenciarem seus próprios conhecimentos, as organizações adotam uma série de iniciativas convergentes com os modos de conversão entre conhecimentos tácitos e explícitos e os fluxos organizacionais da aprendizagem organizacional. Nesse sentido, formas de criação de conhecimento organizacional podem ser elencadas: aquisição; recursos dirigidos; fusão; adaptação; e redes de conhecimento. Em relação ao tópico, pode-se afirmar que:

  • A. A estruturação de universidades corporativas relaciona-se à adaptação, forma pela qual os conhecimentos organizacionais são resultantes de uma busca permanente pela criação de novos produtos e serviços.
  • B. Recursos dirigidos são instanciados por meio da estruturação de unidades com a finalidade de criação do conhecimento, como no caso das bibliotecas corporativas.
  • C. Simulações de previsão de tendências ilustram a formação de redes, forma pela qual novos conhecimentos são absorvidos e integrados à base de conhecimentos à disposição na organização.
  • D. A criação de comunidades de práticas das quais participem os funcionários da empresa, e também os demais participantes da cadeia de valor da organização, representa uma estratégia de criação do conhecimento do tipo aquisição.
  • E. Compras de outras organizações podem ser considerados exemplos de fusão, uma forma de a organização obter conhecimento de fontes externas por tempo determinado ou permanentemente.

Uma empresa iniciou seu processo de gestão do conhecimento. Uma das primeiras iniciativas foi levantar, junto aos operadores de máquinas de produção, os procedimentos adotados em caso de pane do maquinário – pois não havia padrões definidos e as soluções para essas situações eram criadas “na hora do problema” pelos operadores mais antigos, muito experientes. A partir desse levantamento, foram elaborados manuais com os procedimentos que seriam, posteriormente, transmitidos em treinamentos para novos operadores. Esse processo representou:

  • A. geração de conhecimento tácito e de conhecimento explícito;
  • B. transmissão de conhecimento explícito;
  • C. geração de conhecimento tácito;
  • D. transformação de conhecimento explícito em conhecimento tácito;
  • E. transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito.

O processo de gestão do conhecimento envolve quatro modos de conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, a saber: socialização, externalização, combinação e internalização.

Na externalização, utiliza(m)-se a(s) seguinte(s) ferramenta( s) criativa(s):

  • A. capacitação a distância
  • B. treinamentos e simulações
  • C. metáfora, analogia e modelo
  • D. interação, observação e imitação
  • E. sistemas de comunicação e banco de dados

A gestão do conhecimento apoia-se em um conjunto de processos relativos à geração, organização, desenvolvimento e distribuição de conteúdos relevantes a serem disponibilizados. Um dos principais problemas enfrentados, que o processo de desenvolvimento de conteúdos objetiva solucionar, é:

  • A. a falta de infraestrutura tecnológica;
  • B. o excesso de material disponível;
  • C. a resistência psicológica em compartilhar conhecimento;
  • D. a falta de registro de conteúdos confidenciais;
  • E. a geração de conhecimento tácito.

No que se refere ao conceito e à prática do e learning, assinale a alternativa correta.

  • A. Compreende um modelo de ensino que faz uso de tecnologias na busca por oportunizar momentos de formação não presencial.
  • B. Exige obrigatoriamente a presença do gestor na elaboração e tomada de decisões acerca do que é pertinente ser ensinado nos processos formativos.
  • C. Trata-se de um modelo que prescinde da utilização da tecnologia nos processos desenvolvidos.
  • D. Atua de maneira descontextualizada da cena contemporânea da educação corporativa e, por isso, caiu no ostracismo, nos últimos anos, no âmbito empresarial.
  • E. Defende que as situações de aprendizagem devem ocorrer exclusivamente a distância.

Com relação à gestão por competência e à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem. No processo de aprendizagem incidental, validado como estratégia de aprendizagem efetiva, enfatiza-se a reflexão da experiência como a única possibilidade de promoção da mudança de comportamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos aspectos relacionados à gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. O conhecimento explícito é altamente pessoal, subjetivo, informal e experimental.
  • B. As organizações são as grandes interessadas em obter vantagem competitiva, logo não existem barreiras organizacionais à criação do conhecimento, e sim individuais.
  • C. O capital intelectual representa o inventário de conhecimentos gerados pela organização, e que não podem ser expressos como tecnologia.
  • D. Os administradores precisam controlar a criação do conhecimento, o que se chama promoção do conhecimento, ou seja, o conjunto geral de atividades organizacionais que afetam positivamente o controle do conhecimento em seus cinco subprocessos.
  • E. Quando o conhecimento para de evoluir, transformase em uma opinião ou dogma.
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