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Na metodologia de gestão do conhecimento, o processo se inicia com a fase da definição da
O ciclo contínuo de atividades que incluem o sensoriamento do ambiente, o desenvolvimento de percepções e a criação de significados por intermédio de interpretação, utilizando a memória sobre as experiências passadas e escolhendo ações baseadas nas interpretações desenvolvidas denomina-se
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações, julgue os itens subsequentes.
O papel do ocupante do cargo de secretário restringe-se à difusão, de forma ágil e com qualidade, das informações que lhe são confiadas.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca de gestão do conhecimento, assinale a opção correta.
O modelo de gestão do conhecimento objetiva gerar e multiplicar resultados a partir do capital intelectual e do saber da organização.
Disseminar informação para o mercado externo é um modelo antigo de gestão do conhecimento.
O quadro de acompanhamento dos projetos, apesar de ser uma ferramenta versátil, não pode ser utilizado como ferramenta da gestão do conhecimento.
O conhecimento tácito é aquele que se aprende ao ler um manual, ou quando se estuda o fluxo de processos da organização.
A gestão do conhecimento é um modelo de controle organizacional que atribui responsabilidade por determinadas atividades.
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A teoria de Nonaka e Takeuchi trata do processo de criação do conhecimento e preconiza a existência do conhecimento tácito e explícito. Acerca da criação do conhecimento e do processo de conversão do conhecimento, assinale a opção correta.
No processo de conversão do conhecimento, a internalização corresponde à transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
A socialização pode ser entendida como a conversão do conhecimento tácito em novo conhecimento tácito.
A externalização corresponde à articulação do conhecimento tácito em conceitos implícitos.
Programas de treinamento formal não podem ser considerados ferramentas de combinação do processo de conversão do conhecimento.
O método de ensino denominado aprender fazendo provoca o processo de criação do conhecimento conhecido como socialização.
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A capacidade de notar diferentes estados de ânimo, intenções, motivações, mudanças de humor, ou até mesmo reconhecer qual é o melhor momento para tratar de determinado assunto refere-se a determinado tipo de inteligência. De acordo com a teoria das múltiplas inteligências, essa descrição corresponde à inteligência do tipo
intrapessoal.
linguística.
interpessoal.
espacial.
corporal-cinestésica.
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A respeito da sociedade da informação e da sociedade do conhecimento, assinale a opção correta.
A informação é resultado do conhecimento que o colaborador adquire com suas experiências profissionais.
Atualmente, em função da era da informação, o conhecimento não é mais o responsável pelas vantagens competitivas de uma organização.
Os modelos de gestão mais atuais preconizam o uso da informação e do conhecimento como diferencial para as organizações e essenciais para o desenvolvimento de vantagens competitivas.
A gestão do conhecimento e de competências é uma ferramenta de gestão operacional.
A sociedade da informação surgiu com o advento da Internet.
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A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.
A gestão de processos inclui-se na visão sistêmica de administração pública, na qual predomina o foco na estrutura da organização.
Assinale a alternativa que apresenta dois tipos de aprendizagem nas organizações.
formal e disforme
espontânea e forçada
arbitrária e participativa
transcendental e mundana
natural e induzida
Assinale a alternativa que apresenta uma teoria de aprendizagem que tem as seguintes características:
- o aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados;
- o aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões; aprendiz é participante ativo no processo de aquisição de conhecimento; e
- a instrução é relacionada a contextos e a experiências pessoais.
Teoria construtivista de Bruner
Epistemologia genética de Piaget
Teoria sociocultural de Vygotsky
Teoria da flexibilidade cognitiva
Teoria da inclusão
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